O que precisa para tirar o visto de estudante

Se você pretende estudar nos Estados Unidos , vai precisar de um visto de estudante para lá. E aí surge a questão: como tirar visto de estudante para os EUA?

Trata-se de um procedimento um pouco demorado, que exige uma série de formulários, documentos e etapas online e offline. E se você visitar o site da embaixada dos EUA no Brasil, pode acabar se assustando. Afinal, são muitas modalidades diferentes de visto!

Mas não precisa se preocupar! Abaixo, mostramos como tirar visto de estudante para os EUA em sete passos relativamente simples. Seguindo essas instruções, a solicitação pode até levar algum tempo, mas você garante que está fazendo tudo certinho. E quando o seu visto for aprovado, o seu sonho de estudar fora estará ainda mais perto da realidade! Confira:

1. Programe-se

Tirar um visto de estudante para os EUA é um processo que leva tempo. Justamente por isso, o ideal é que você se prepare o quanto antes! Se você ainda está esperando o resultado da sua application, pode ser uma boa ideia conversar com pessoas que já passaram por esse processo. Assim, elas podem dar dicas de como realizá-lo da melhor maneira possível.

Pode ser necessário, por exemplo, agendar uma entrevista durante o processo. Nesse caso, o governo dos EUA disponibiliza uma ferramenta online que informa quanto tempo esse agendamento pode levar. É uma boa ideia ficar de olho nessa estimativa, para garantir que você terá tempo de fazer todas as etapas do processo mesmo que algo atrase.

Veja também

2. Seja aceito por alguma instituição de ensino

Se você quer tirar um visto de estudante para os Estados Unidos, vai precisar, primeiro, ser aceito em uma instituição de ensino. Isso porque, ao longo do processo de solicitação de visto, você precisará comprovar que já tem tudo organizado para estudar lá. Além disso, o tipo de curso que você vai fazer também determina o tipo de visto que você deve pedir.

De acordo com o site da embaixada dos EUA no Brasil, se você for fazer um curso acadêmico, como uma graduação, precisará solicitar um visto F-1. Se o curso for vinculado a uma instituição não-acadêmica (como uma empresa), então você precisará do visto M-1. Finalmente, para o caso de cursos cursos, intercâmbio de trabalho de curta duração ou cursos de pós-graduação, é necessário solicitar o visto J-1.

Veja também

3. Preencha os formulários

Durante o processo de solicitação de visto de estudante, você precisará preencher e apresentar alguns formulários. Um deles é o DS-160, que precisa ser preenchido por qualquer pessoa que queira solicitar um visto para os EUA. O documento pode ser encontrado (e preenchido) neste link. Durante o preenchimento, anote o Application ID de seu formulário; assim, se você tiver algum problema, pode continuar preenchendo de onde parou. Ao completar o formulário, tire um print (ou, se possível, imprima) a página de confirmação.

Além dele, para o visto de estudante, você vai precisar preencher também um formulário chamado I-20. Esse formulário será enviado para você pela instituição de ensino na qual você foi aceito até 4 semanas depois da sua aprovação. Assim que você o receber, confira se o seu nome e outros dados pessoais estão corretos — se não, entre em contato com a instituição imediatamente para evitar problemas.

Em alguns casos, a instituição pode enviar um formulário DS-2019 em vez de um I-20. Isso varia conforme o tipo de curso a ser realizado. De qualquer maneira, o formulario também precisa ser preenchido e apresentado ao longo do processo de solicitação.

4. Pague a taxa SEVIS

A instituição de ensino na qual você vai estudar também é responsável por cadastrar você no sistema SEVIS, o sistema de estudantes e intercambistas dos EUA. Como parte desse cadastro, é necessário pagar uma taxa SEVIS de US$ 180 ou US$ 200 (dependendo, de novo, do tipo de curso a ser realizado).

O pagamento dessa taxa deve ser feito por meio deste link. Perceba que para realizar o pagamento você precisará informar a sua SEVIS ID, que aparece no formulário I-20 ou DS-2019 que a sua instituição de ensino lhe enviou. Após realizar o pagamento, certifique-se de printar ou imprimir a página de confirmação!

Veja também

5. Inscreva-se no site

Depois de realizar todos esses procedimentos, você estará pronto para cadastrar-se para solicitar um visto. Para fazer isso, acesse o site de solicitação de vistos da embaixada dos EUA no Brasil e clique na opção “Apply”. Na página seguinte, escolha a segunda opção (“I have completed the U.S. Nonimmigrant Visa application (DS-160) form and I need to apply for a visa”).

Você precisará criar um cadastro no site para dar continuidade ao processo. Isso também permite que você acompanhe a sua solicitação de visto no site. Siga os passos indicados, informando números de documentos conforme necessário e respondendo com sinceridade às perguntas.

6. Realize a entrevista

Em alguns casos, pode ser necessário agendar uma entrevista para obter o visto de estudante. A entrevista acontecerá, nesses casos, no local que você marcou no formulário DS-160. O agendamento pode levar algum tempo, por isso a importância de fazer todo o processo com antecedência.

No dia da entrevista, lembre-se de se vestir bem e trazer documentos que comprovem os seus planos de estudar nos EUA, a sua condição de se sustentar financeiramente por lá durante o período de estudos e a sua intenção de voltar após a conclusão do curso. Esteja preparado para responder a perguntas como: “por que você pretende estudar nessa faculdade, e não em outras?” ou “onde você vai morar durante a sua estadia?”.

Veja também

7. Acompanhe o procedimento

Depois de realizadas todas essas etapas, você conseguirá acompanhar o seu processo de solicitação de visto de estudante usando as informações com a qual se cadastrou no site da embaixada dos EUA no Brasil. Em geral, as comunicações entre a embaixada e os solicitantes de visto acontecem também por e-mail. Por isso, fique de olho na sua caixa de entrada para ver se o e-mail de confirmação chegou!

Esperamos que esse texto ajude a esclarecer suas dúvidas sobre como tirar visto de estudante para os EUA. No caso de vistos de estudante, a taxa de rejeição é relativamente baixa. Isso porque a instituição de ensino já tem contato com as embaixadas e consulados, o que facilita a troca de informações sobre os alunos. Assim, é só realizar os procedimentos e esperar!

*Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar

Estudar nos Estados Unidos é o sonho de muita gente. Seja para fazer um curso de idiomas e aprimorar o inglês, ou até mesmo um MBA. Para quem quer estudar nos Estados Unidos, é preciso tirar o visto de estudante. E tirar o visto de estudante para os Estados Unidos não é tão complicado assim, pois a sua escola será a sua aliada nesse processo. Aqui listamos o passo a passo sobre como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos:

1. Encontre uma escola

O primeiro passo para tirar o visto de estudante para os Estados Unidos é entrar em contato com a instituição em que você pretende estudar. Você não pode simplesmente decidir estudar nos EUA e tirar um visto para isso. Você deve ir já aceito por uma instituição cadastrada e autorizada para o procedimento de vistos. Quando estiver por lá, você poderá estender o seu pedido, fazer outro curso ou mudar de escola. Mas é importante ter em mente que para iniciar um processo, você precisa do aceite de uma escola antes.

2. Prepare os documentos para a sua escola

Após entrar em contato com a escola e se inscrever no curso desejado, ela irá dizer se você está apto ou não para realizá-lo. O processo de escolas de idiomas e universidades é um pouco diferente e cada uma tem o seu procedimento específico. O que é comum entre todas é que você deverá informar a eles provas de meios financeiros para se sustentar nos EUA no período do seu curso. A escola irá então analisar os seus documentos e mandar uma carta de aceite, que será a base do seu processo do visto de estudante para os Estados Unidos. Você só poderá dar entrada no seu visto com essa documentação enviada pela escola para você.

Todo esse processo de encontrar a escola e aplicar para o curso pode ser feito diretamente por você, ou com o suporte de uma agência de intercâmbio. Hoje em dia são várias as agências que auxiliam nesse processo de escolha de escolas e tramitação de documentação. A vantagem de fazer o processo com uma agência é que eles já te colocam à disposição uma gama de escolas e cursos disponíveis e te ajudam também na busca de estadia. Você paga um pouco a mais pela comodidade, mas evita possíveis dores de cabeça.

3. Solicite o visto de estudante para os Estados Unidos

Existem alguns tipos de visto de estudante que podem variar de acordo com o tipo de curso que você fará no país. Geralmente o visto de estudante não te dá direito a trabalhar e você é obrigado a cumprir uma carga horária de 20 horas semanais de estudos, no mínimo. Porém, alguns cursos (geralmente acadêmicos), te dão a opção de fazer um estágio.

Para solicitar o visto de estudante, você deve fazer todo o procedimento online antes de ir ao consulado. Apenas após preencher todos os dados que eles pedem, você deve agendar – também online – a entrevista no consulado, quando você saberá imediatamente se seu visto foi concedido ou negado.

Visto de estudante para os Estados Unidos: o processo online

Entrando no site do departamento de imigração, você deverá preencher todas as informações solicitadas antes de agendar a sua entrevista e biometria. A biometria consiste na coleta de impressões digitais e a foto que eles tiram de você para o visto. É um processo rápido e simples, que tem hora marcada.

O questionário é um pouco longo de se preencher, são várias perguntas sobre salário, situação empregatícia e financeira, que países visitados anteriormente, quantas vezes já foi aos EUA e etc.

Muita gente contrata um despachante para fazer isso, mas no meu caso eu fiz tudo sozinha e não tive nenhum problema. Só é necessário ter paciência, pois são muitos os detalhes. Por isso recomendo fazê-lo com calma e sem pressa. Eles vão te perguntar se você quer receber o visto em casa ou retirar no local. Se você tem pressa, retirar no local é a melhor opção.

Visto de estudante para os Estados Unidos: agendando a entrevista

Após preenchido tudo, você deverá pagar a taxa solicitada e agendar a entrevista. Essa é a parte que as pessoas têm mais medo: serem recusadas. Para o visto de estudante a recusa não é tão comum, uma vez que as escolas já fizeram uma pré-seleção antes e já estão em contato com o departamento de imigração.

Documentos importantes para a entrevista

Os Estados Unidos não querem receber pessoas que possam correr o risco de ficar como ilegais por lá. Por isso eles são bem restritos nas aprovações de vistos para brasileiros. Por isso, se possível, leve contigo todos os documentos que comprovem renda e vínculo com o Brasil. Alguns deles:

  • Todos os documentos da escola em que você pretende estudar;
  • Carta do seu empregador, falando que você tem emprego fixo;
  • Carteira de trabalho;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Documento do veículo ou imóvel, caso tenha algum em seu nome;
  • Certidão de casamento ou união estável, caso tenha uma;
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • Extratos do cartão de crédito dos últimos 3 meses
  • Passaportes antigos com vistos antigos dos EUA, se for o caso.

4. Faça a entrevista no consulado americano

A entrevista costuma ser rápida e pode ser em inglês ou português, como você se sentir mais à vontade. Você chegará no consulado e entrará numa fila de acordo com os horários agendados. Você não pode entrar no consulado com nenhum pertence, incluindo celular. Então, já se prepare para ir só com os documentos necessários.

Você irá passar por uma revista antes de entrar na are das entrevistas. É uma coisa meio exagerada, confesso. Tudo para evitar terroristas. Uma vez na sala de entrevistas, você formará uma fila com os outros agendados no mesmo horário que você. Em seguida, um a um será chamado pelos funcionários. A ordem é aleatória e não pense que você entrará numa salinha fechada para um bate papo. O negócio é feito em pé mesmo mas pelo menos é rápido.

O cônsul te fará perguntas básicas sobre você, a sua vida e suas razões para ir aos EUA. Seja sincero, responda no idioma em que se sentir mais confortável – inglês ou português – e a decisão será dada ali mesmo, na hora. Ele já dirá quando você deverá buscar o visto, caso aprovado, ou se não foi aprovado.

Preparando-se para a entrevista

Prepare-se para responder perguntas do tipo:

  • qual é o seu trabalho/estudo
  • se você é casado ou não
  • que curso quer fazer nos EUA
  • quanto tempo você pretende ficar por lá
  • por que escolheu determinada cidade
  • se você conhece alguém por lá e quem
  • se você já viajou para outros países
  • por que você quer ir para os EUA

Talvez ele nem te peça todos os documentos, mas é importante levar tudo o que puder para não ter nenhum questionamento. Caso seja perguntado, você os terá em mãos para provar que não está mentindo. Quanto mais vínculos você tiver com o Brasil, mas fácil será para o seu visto ser aprovado.

5. Receba o visto

Como os brasileiros têm ido cada vez mais estudar nos EUA, acho muito difícil um visto de estudante ser recusado. Mas acontece, então é importante se precaver.

Após a entrevista e o visto aprovado, você deverá fazer a parte da biometria. Também muito rápida. Essa fase consiste em coletar as suas digitais e fazer uma foto. Bem simples. Após isso, é só aguardar para receber o seu passaporte com o visto em casa ou ir buscá-lo no dia e horário agendados.

Duração do visto de estudante para os Estados Unidos

O visto de estudante nos Estados Unidos tem validade variável. Geralmente ele é válido pelo período do seu curso, mas você pode receber um visto com validade maior também. De todo modo, você pode solicitar a extensão da sua estadia quando estiver nos EUA. Essa extensão não muda o seu visto. Isso significa apenas que você pode ficar por mais tempo no país. Geralmente por até 5 anos. Mas, se você decidir sair do pais nesse período e o visto do seu passaporte estiver vencido, você deve solicitar um visto novamente para entrar no país.

Última postagem

Tag