O que é anorexia nervosa

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que afeta, com maior frequência, o sexo feminino. A pessoa com esse problema de saúde apresenta uma acentuada perda de peso, associada a comportamentos extremos em relação à nutrição. Além disso, é comum haver também um medo exagerado de engordar e uma visão distorcida do próprio corpo.

O que é a anorexia nervosa?

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que se caracteriza por alterações extremas no hábito alimentar do indivíduo, associadas a comportamentos que visam à perda de peso. Na anorexia nervosa, o indivíduo alimenta-se mal, geralmente fazendo dietas restritivas extremas e ficando grande períodos em jejum. Pode também fazer uso de medicamentos laxativos (que estimulam a eliminação das fezes) e inibidores de apetite, bem como provocar vômitos e praticar exercícios de forma exagerada.

Na anorexia nervosa, o indivíduo apresenta uma versão distorcida do seu corpo.

Vale destacar que pessoas com anorexia nervosa recusam-se a manter o peso dentro dos limites considerados normais para idade e para a altura. A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) considera as pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) inferior ou igual a 17,5 kg/m2 como sugestivas de estarem com anorexia. Nessas pessoas, não há perda de apetite, mas sim um controle totalmente voluntário a respeito da quantidade de alimento que deve ser ingerida. Esse distúrbio afeta, principalmente, adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.

Leia também: Limitações do IMC

Tipos de anorexia nervosa

  • Tipo restritivo: o paciente apresenta, principalmente, comportamentos exagerados com relação ao controle da alimentação e à prática de exercícios a fim de obter o emagrecimento. No que diz respeito à alimentação, o indivíduo realiza, por exemplo, dietas muito restritivas, alimenta-se poucas vezes ao dia e permanece longos períodos sem se alimentar.

Na anorexia nervosa, o indivíduo possui práticas de alimentação inadequadas a fim de garantir a perda de peso.
  • Tipo compulsão periódica/purgativa: o indivíduo apresenta comportamentos não apenas relacionados com a redução da alimentação e prática constante de exercícios, mas também realiza uso abusivo de laxantes e de inibidores de apetite, além de induzir vômitos.

Quadro clínico da anorexia nervosa

Pessoas com anorexia nervosa apresentam, geralmente, uma distorção da sua imagem corporal, achando-se gordas, mesmo quando estão magras. Além disso, verifica-se um medo exagerado de engordar.

Uma visão distorcida do corpo pode causar inúmeros problemas ao indivíduo.

As mulheres com anorexia podem apresentar ainda a amenorreia, ou seja, a ausência de menstruação. Nessas pacientes, é comum que a menstruação não ocorra por pelo menos três ciclos menstruais seguidos. Além disso, a pessoa pode apresentar edema nos membros inferiores, constipação intestinal, baixa temperatura do corpo e cianose (coloração azul-arroxeada da pele ou mucosas).

Veja a seguir alguns dos sinais clínicos e sintomas que podem ser observados em uma pessoa com anorexia nervosa:

Sinais e sintomas relacionados com a anorexia nervosa

Ausência de menstruação (amenorreia)

Baixa temperatura corporal

Bradicardia (batimentos cardíacos lentos)

Cianose do leito ungueal (parte debaixo das unhas)

Complicações decorrentes da realização excessiva de exercícios

Depressão

Dificuldade de concentração

Dores de cabeça

Edema (inchaço) nos membros inferiores

Hiperatividade

Hipotensão (pressão baixa)

Osteoporose em pessoas jovens

Perda de cabelo

Perda de peso sem causa conhecida


Leia também: Depressão

Complicações da anorexia nervosa

A anorexia nervosa pode desencadear consequências graves, uma vez que o organismo passa a receber nutrientes de maneira insuficiente para suprir suas necessidades. São exemplos de problemas de saúde que podem ser ocasionados: anemia, desequilíbrio eletrolítico, constipação, redução do nível de alguns hormônios e aumento de outros, edema, hipoglicemia, atraso no desenvolvimento puberal, alterações na função hepática, osteoporose, hipocalemia (baixa quantidade de potássio), convulsão, falência cardíaca, arritmia, entre outros. Vale destacar que a anorexia, se não tratada, pode até mesmo levar à morte.

Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável

Tratamento da anorexia nervosa

O tratamento da anorexia nervosa visa, principalmente, a restabelecer os padrões adequados de alimentação e fazer com que o paciente perceba-se como ele realmente é. Geralmente pacientes com anorexia nervosa necessitam de internação, uma vez que restabelecer a alimentação de maneira correta pode ser complicado em alguns casos, e o paciente pode estar muito debilitado. O uso de medicamentos para tratar quadros psiquiátricos associados ao problema pode ser recomendado.

É importante deixar claro que o tratamento da anorexia nervosa é complexo e requer uma equipe formada por vários profissionais, tais como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. Além disso, é fundamental a orientação dos familiares, para que eles possam compreender melhor o processo e dar suporte ao paciente.

Anorexia x bulimia

A bulimia nervosa, assim como a anorexia nervosa, é um transtorno alimentar em que a pessoa busca perder peso. Na bulimia, há uma compulsão na ingestão de alimentos e posterior utilização de métodos para evitar o ganho de peso, como uso de laxantes e indução de vômitos. É comum também haver um sentimento de culpa no indivíduo por não ser capaz de controlar seus impulsos.
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A anorexia, também chamada de anorexia nervosa, é um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza.

Quando um paciente possui anorexia, ele para de comer e não consegue ver que seu corpo, aos poucos, está definhando com a falta de nutrição adequada. O indivíduo anoréxico pode até mesmo deixar de sentir fome por completo.

Na anorexia, as costelas e os ossos das costas começam a ficar aparentes e a pessoa anoréxica passa a desenvolver doenças e condições complementares, como a alopecia, que é a queda de cabelo, causadas pela falta de nutrientes no corpo.

Mesmo com uma aparência clara de magreza excessiva, esse transtorno alimentar é capaz de fazer com que o indivíduo anoréxico se veja com sobrepeso e continue na busca pela magreza ideal. Muitos médicos indicam que a anorexia é, acima de tudo, um distúrbio de imagem corporal.

Além de não comer, a pessoa que tem anorexia pode acabar exagerando nos exercícios físicos e no uso de medicamentos laxantes e diuréticos, sempre com a intenção de perder peso.

Essa condição não é a única relacionada à autoimagem, sendo que a anorexia e a bulimia são duas doenças do tipo. Na bulimia, o paciente se alimenta e sente fome. Às vezes, ele come até mesmo mais do que o normalmente comeria, para depois vomita constantemente, até que o estômago esteja esvaziado.

Apesar de similares, a anorexia e bulimia possuem evoluções diferentes e uma pessoa com anorexia também pode ter a bulimia.

Quais são os sintomas de anorexia?

Entre os principais sintomas de anorexia, podemos destacar:

– Perda excessiva do peso; – Emagrecimento que acontece abruptamente; – Ansiedade em relação às calorias presentes nos alimentos; – Quantidade de atividade física exagerada; – Comentários depreciativos sobre o próprio corpo; – Depressão; – Pele e lábios constantemente secos; – Lanugo (pelos finos e alongados que crescem em certas partes do corpo); – Cansaço e fadiga constantes; – Falta de menstruação (para mulheres); – Disfunção erétil e diminuição da libido (nos homens) – Desmaios; – Tontura; – Pressão arterial baixa e

– Isolamento social.

Anorexia nervosa, also known as just anorexia, is an eating disorder. This disorder makes you obsess about your weight and food. If you have this problem, you may have a warped body image. You may see yourself as fat even though you have a very low body weight.

With anorexia, you may use unusual eating habits to cope with stress, anxiety, and low self-esteem. Limiting food may give you a sense of control over your life.

This problem affects more women than men. It often starts during the teenage years. The number of young women between the ages of 15 to 19 who have anorexia nervosa has increased every 10 years since 1930.

Experts don’t know what causes anorexia. It often begins as regular dieting. Over time it can lead to extreme and unhealthy weight loss. You may use extreme dieting and food limiting tricks due to fear of getting fat.

Anorexia has two subtypes:

  • Restrictor type. People with this type of anorexia severely limit how much food they eat. This usually includes foods high in carbohydrates and fats.
  • Bulimic (binging and purging) type. People with bulimia eat too much food and then make themselves throw up. They may take large amounts of laxatives or other methods to clear their bowels.

What are the risk factors for anorexia nervosa?

A person with anorexia is more likely to come from a family with a history of certain health problems. These include weight problems, physical illness, and mental health problems. Mental health problems may include depression and substance abuse.

Other things that may play a role in anorexia are:

  • Social attitudes
  • Family influences
  • Genetics
  • Brain chemical imbalances
  • Developmental issues

You may also be at risk if you take part in certain sports and activities that focus on body shape and size. These include:

  • Ballet
  • Bodybuilding
  • Cheerleading
  • Figure skating
  • Gymnastics
  • Jockeying
  • Modeling
  • Wrestling

What are the symptoms of anorexia nervosa?

Anorexia can cause a variety of symptoms. They may be related to food or weight. They may be physical or emotional.

Food or weight-related symptoms can include:

  • Altered body image
  • Low body weight
  • Extreme fear of becoming fat
  • Excessive physical activity
  • Denial of hunger
  • Fixation with food preparation
  • Unusual eating behaviors

Physical symptoms can include:

  • Poor nutritional status
  • Dehydration
  • Being very thin
  • Stomach pain or bloating
  • Constipation
  • Lethargy or fatigue
  • Unable to handle cold temperatures
  • Fine, downy body hair (called lanugo)
  • Dry or yellowish skin
  • Thinning hair
  • Brittle nails

Emotional symptoms can include:

  • Withdrawal from social situations
  • Loss of interest in sex
  • Irritability
  • Mood changes
  • Depression

How is anorexia nervosa diagnosed?

When you have anorexia, you may try to hide your problem from others. Over time, family members, teachers, and coaches may start to worry about your weight and behavior. Early treatment can help prevent serious health problems. Your healthcare provider will ask you about your medical history. He or she will give you a physical exam. Your healthcare provider may advise psychological testing. Talking with family members and other concerned adults can also help.

How is anorexia nervosa treated?

Treatment for anorexia can depend on your age, overall health, medical history, symptoms, and other factors. Urgent medical care may be needed for physical problems. Nutrition counseling can help you learn how to make healthy food choices. It can also help bring you back to a healthy weight.

Therapy can help you learn how to deal with emotions. It can also help you improve your coping skills and adopt healthy habits. Therapy can be done one-on-one, with your family, or with a group. Some medicines can also help to treat mental health problems such as depression and anxiety.

What are the complications of anorexia nervosa?

Anorexia is very harmful on the body, and can lead to serious problems such as:

  • Anemia
  • Heart problems (arrhythmias, slow heart rate, heart failure, and mitral valve prolapse)
  • Low blood pressure
  • Kidney problems
  • Electrolyte imbalance
  • Lack of menstruation in women
  • Low testosterone in men
  • Bone loss
  • Death

Can anorexia nervosa be prevented?

Experts don't know how to prevent anorexia nervosa. It may help if family members have healthy attitudes and actions around weight, food, exercise, and appearance. Adults can help children and teens build self-esteem in various ways. This includes academics, hobbies, and volunteer work. Focus on activities that aren't related to the way a person looks.

Living with anorexia nervosa

If you have anorexia, talk with your healthcare provider. You can recover from anorexia and get back your health. To do this you will need to follow a full treatment plan. During recovery, you will need to not weigh yourself all the time. You will also need to not spend a lot of time alone. It's also important to learn and avoid things that that lead to your anorexic behaviors. Dietary supplements will help make sure you get enough nourishment. Relaxation methods, such as yoga, may also help ease symptoms.

Key points about anorexia nervosa

  • Anorexia nervosa is an eating disorder that causes a severe and strong fear of gaining weight. You may have an altered view of being fat even when you are dangerously thin.
  • You may use extreme exercise, calorie and food limitations, or binging and purging to control your weight. It may give you a sense of control in your life.
  • This problem is dangerous because it can cause organ damage and can be fatal.
  • Treatment can include nutrition aids, therapy, and medicines.
  • A stay in a hospital may be needed. This is to help make sure the person is eating enough and not exercising too much.
  • This problem is more common in women than men. It may be more common for those who take part in sports and activities that focus on body shape and size. This can include modeling, dancing, and other athletic areas.
  • Both individual and group therapy can help in treating this disorder.

Next steps

Tips to help you get the most from a visit to your healthcare provider:

  • Know the reason for your visit and what you want to happen.
  • Before your visit, write down questions you want answered.
  • Bring someone with you to help you ask questions and remember what your provider tells you.
  • At the visit, write down the name of a new diagnosis, and any new medicines, treatments, or tests. Also write down any new instructions your provider gives you.
  • Know why a new medicine or treatment is prescribed, and how it will help you. Also know what the side effects are.
  • Ask if your condition can be treated in other ways.
  • Know why a test or procedure is recommended and what the results could mean.
  • Know what to expect if you do not take the medicine or have the test or procedure.
  • If you have a follow-up appointment, write down the date, time, and purpose for that visit.
  • Know how you can contact your provider if you have questions.

Última postagem

Tag