Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.

Veja agora no resumo de escala cartográfica como esta ferramenta é utilizada para estudar e perceber a relação entre as dimensões dos elementos contidos no mapa e a realidade do terreno.

A cartografia é uma ciência que auxilia a geografia, pois, através do estudo das representações feitas a partir dos mapas, pode obter maiores detalhes de um local.

Mas, o que é a escala cartográfica? – A escala é a relação entre a realidade e o que está sendo representado no papel.

Quando se representa a superfície, utiliza-se uma linguagem própria, a linguagem cartográfica, portanto podemos fazer uma leitura de fenômenos, distâncias, e tirar nossas conclusões.

Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.
Mas, para isso, precisamos entender os códigos que os mapas trazem e decifrar a legenda.

Veja no exemplo  da imagem acima que no mapa do Brasil a escala indicada é uma. Mas, na expansão destacada para mostrar o Estado do Rio de Janeiro a escala cartográfica já é outra. Mostra muito mais detalhes.

Resumo de Escala Cartográfica

Confira aula gratuita do professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, com os fundamentos para você acertar questões de Leitura e Interpretação de Mapas no Enem.

https://youtu.be/ZI2GIWgxiG4

Muito bom este resumo do professor Carrieri. Agora, vamos continuar.

A escala cartográfica

Veja as duas maneira de se expressar a Escala Cartográfica: 1 – Escala Numérica; e, 2 – Escala Gráfica.

Escala Numérica: expressa a redução da distância da superfície real. É representada por uma fração. Exemplo: 1:100 000 (lê-se, escala um por cem mil ou um para cem mil). Portanto significa que essa escala foi reduzida 100 mil vezes.

Escala Gráfica: É representada por uma linha em forma de um gráfico, indicando a distância real com as distâncias do mapa. Exemplo:

Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.
Os mapas da escala numérica trazem como unidade o centímetro ( cm ), e as distâncias reais são medidas em quilômetros ( Km ).

Acompanhe o raciocínio para entender:  No exemplo acima da escala numérica, 1 cm no mapa corresponde a 1 km na realidade.

  • Calculando a distância no mapa:
  • Para se calcular a distância entre dois pontos no mapa temos a seguinte fórmula:
  • D= E.d
  • Onde:
  • D= distância real
    E= Escala
    d= Distância no mapa
  • Exemplo:  Um mapa de escala 1:200 000 possui entre dois pontos 20 cm de distância. Calcular a distância real.
  • É só aplicar na fórmula:
  • D= 200 000 . 20 = 4000 000 cm ou 40 km.

Agora uma importante dica:

A escala é inversamente proporcional , ou seja: quanto maior o denominador , menor a área representada no mapa. Representando menor riquezas de detalhes. Veja na imagem:

Mapa 1 – Com uma escala de 1:79 000 000 (1 para 79 milhões), escala onde se visualiza o Brasil inteiro, porém com menor detalhes.

Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.
Figura 2 – E, quanto menor o denominador, maior a área representada, apresentando maior riqueza de detalhes.

Veja no Mapa 2 para entender por que quanto menor o denominador da escala, “maior” fica a imagem em relação aos detalhes apresentados. Na prática, você enxerga melhor numa  escala onde o denominador é menor.

Mapa 2- Com uma escala de 1:29 000 000 ( um para 29 milhões), escala onde se visualiza com maior riqueza de detalhes alguns estados brasileiros.

Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.
Dica importante: Quanto maior a escala, menor a área representada no mapa (poucos detalhes). Quanto menor a escala, maior a área representada no mapa (maiores detalhes). Se liga!

Veja agora os Quatro Pontos Cardeais

Confira no resumo Enem Gratuito como você pode identificar nos mapas onde estão o Norte, Sul, Leste e o Oeste. Aprender isso é super importante para acertar questões de Leitura e Interpretação de Mapas.

https://youtu.be/0mD_JxjEm3U

Excelente este resumo do professor Carrieri. Confira agora o Simulado de Escala Cartográfica!

Exercícios de Escala cartográfica

Agora vamos pensar um pouco? Leia atentamente e resolva a questão proposta!

(UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.

Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes. a) 1: 1.000.000 b) 1: 100.000 c) 1: 600.000 d) 1: 500.000

e) 1: 250.000.

Você está em Material de apoio > Cartografia

Em um mapa, chamamos de escala cartográfica a relação entre as dimensões apresentadas no mapa e o objeto real por ele representado.

Estas dimensões devem ser sempre tomadas na mesma unidade.

A forma de representação é a seguinte:

Escala = medida no mapa : medida no objeto real

ou

Escala = medida no mapa / medida no objeto real

Por exemplo, se um mapa apresenta a escala 1:50, significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na área real.

Se quisermos indicar que cada centímetro de um mapa representa 1 metro na área real, utilizamos a escala 1:100 ou ainda 1/100. Repare que convertemos 1 metro para centímetros (100 centímetros), pois ambas as medidas precisam estar na mesma unidade.

A indicação da escala geralmente consta no mapa ou desenho apresentado. Por exemplo:

Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.

A escala também pode ser representada da forma gráfica, que é feita unidade por unidade, onde cada segmento mostra a relação entre a longitude da representação e da área real. Por exemplo, observe a seguinte escala gráfica.

Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.

Essa representação está indicando que cada segmento da escala gráfica apresentada equivale a 400 quilômetros de área real.

Quanto ao tamanho da representação, podemos usar a seguinte classificação:

  • Escala natural: representada numericamente como 1:1 ou 1/1. Ocorre quando o tamanho físico do objeto representado no plano coincide com a realidade.
     

  • Escala reduzida: quando o tamanho real é maior do que a área representada. Costuma ser usada em mapas de territórios ou plantas de habitações. Exemplos: 1:2, 1:5, 1:10, 1:20, 1:50, 1:100, 1:500, 1:1000, 1:5000, 1:20000.
     

  • Escala ampliada: quando o tamanho gráfico é maior do que o real. É usada para mostrar detalhes mínimos de determinada área, principalmente de espaços de tamanhos reduzidos. Exemplos: 50:1, 100:1, 400:1, 1000:1.

Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.
   
Informe quantos e quais são os tipos de escala cartográfica.

Como referenciar: "Escalas cartográficas" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 26/08/2022 às 06:20. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Cartografia/content4.php

Existem três principais tipos de escalas cartográficas:

  • Escala natural (quando o tamanho real é igual ao representado no plano gráfico.
  • Escala reduzida (quando o tamanho real é maior do que a area representada.
  • Escala ampliada (quando o tamanho gráfico é maior do que o real.

Quais os tipos de escala numérica?

Existem dois tipos de escalas cartográficas: numérica e gráfica. A escala numérica expressa o valor em números, enquanto a gráfica utiliza tanto números como uma linha horizontal….Escala numérica

  • o número 1.
  • dois pontos.
  • um número variante cuja medida está sempre em centímetros.

Quanto maior a escala cartográfica?

A escala cartográfica representa a relação entre os territórios e as suas representações gráficas. A escala representa o nível de aproximação da visualização do mapa representado, de forma que, quanto maior ela for, menor será a área representada e maior será o nível de detalhamento.

Qual o melhor conceito de escala cartográfica?

Uma escala cartográfica é a medição que indica a proporção equivalente entre uma área real e a sua representação cartográfica. É o quanto uma determinada localidade da superfície foi “reduzida” para caber em um mapa.

Quanto maior o denominador menor é a escala?

Na escala numérica, o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida real. Convém deixar o numerador sempre como 1, para saber quanto cada unidade do mapa equivale no objeto real. Quanto menor o denominador, maior será a escala e, portanto, mais detalhes poderão ser representados.

Qual é a função da escala cartográfica *?

Escala Cartográfica: Indica a relação entre o desenho do mapa e a medida geográfica real. Essa indicação pode ser feita de duas formas. Mapas topográficos com a representação do terreno Mapas temáticos que representam qualquer tema.

Qual a diferença entre as escalas numéricas e gráficas?

Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Escala numérica: exposta no mapa em forma fracionária, sendo que o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida da superfície real.

Quais são as escalas?

Na área de cartografia, existem duas maneiras de classificar escalas: De acordo com a relação entre o objeto representado e seu desenho, existem três tipos de escala: a escala natural, a escala de redução e a escala de ampliação.

Como são aplicadas as penas?

As penas são de caráter preventivo, ou seja, serve de exemplo para que outros não realizem aquele comportamento. As penas são específicas ao tipo que se refere à lei e não pode ser aplicada, por exemplo, a pena de estelionato a quem pratica um roubo.

Quais são as escalas nos planos?

As escalas nos planos são geralmente representadas por duas magnitudes separadas por dois pontos (:), onde a primeira representa a dimensão no plano e a segunda representa a dimensão real. Por exemplo, uma escala de 1: 1000 significa que cada centímetro (1) no desenho representa mil centímetros (1000) na vida real.

Quais são as penas?

As penas são de caráter preventivo, ou seja, serve de exemplo para que outros não realizem aquele comportamento. As penas são específicas ao tipo que se refere à lei e não pode ser aplicada, por exemplo, a pena de estelionato a quem pratica um roubo. O Código Penal não possui todas as condutas ilícitas nele inseridas,