Guia Alimentar para a população Brasileira resumo

Guia Alimentar para a população Brasileira resumo

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento oficial do Ministério da Saúde, que apresenta informações e recomendações sobre uma alimentação adequada e saudável. Foi publicado em 2014 e constitui-se como um instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS (Sistema Único de Saúde) e em outros setores. Contudo, não é voltado apenas para agentes de saúde, mas sim para a população brasileira no todo.

O guia traz, em 5 capítulos, (1) princípios que orientaram a sua elaboração, que consideram não só aspectos nutricionais, como também sociais, culturais e ambientais nas práticas alimentares; (2) recomendações gerais sobre a escolha dos alimentos, conceituando e diferenciando alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados; (3) orientações sobre como combinar os alimentos nas refeições, valorizando as culturas culinárias das diferentes regiões do Brasil; (4) orientações sobre o ato de comer e a comensalidade, em que se deve levar em consideração o tempo, o espaço e a companhia; e (5) fatores que podem ser obstáculos para a adesão das pessoas às recomendações dadas. Além disso, ele traz as recomendações sintetizadas em “Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável”.

Guia Alimentar para a população Brasileira resumo
Capa da versão resumida do guia alimentar

Contudo, como é um material extenso, o guia acaba não sendo acessível ao dia a dia da população. Devido a isso, o Ministério da Saúde elaborou uma versão de bolso para o guia, que sintetiza o conteúdo do material original. Essa versão resumida é uma alternativa prática e dinâmica para a comunidade brasileira em geral.

Em âmbito internacional, o guia alimentar brasileiro tem sido considerado referência. Esse reconhecimento é devido às valorizações que ele traz, como ao ato de comer em companhia e à diversidade cultural, e por ter um foco maior na qualidade dos alimentos do que na quantidade, tendo como orientação-chave fazer de alimentos in natura e minimamente processados a base da alimentação. Essa abordagem, que deixa de lado a pirâmide nutricional e a determinação de porções diárias de alimentos e que inclui aspectos sociais, ambientais e culturais, é o que o destaca.

Acesse aqui o Guia Alimentar para a População Brasileira em pdf.

Acesse aqui a versão resumida do guia em pdf.