Por Ulisses Martins Pós-graduado em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes No final da Idade Média a estrutura feudal, desgastada, começou a dar lugar a uma nova ordem social, econômica, política e cultural. Todas essas transformações trouxeram mudanças no modo de pensar de muitas pessoas, principalmente as mais ricas que residiam nas grandes cidades. Nesse contexto desenvolveram-se movimentos de caráter intelectual, científico e artístico, veremos três deles a seguir. HumanismoO humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo). Assim, consideravam o homem não só uma criatura espectadora da obra de Deus, mas, dotado de razão, era autor de grandes realizações. Essa visão contrariava a Igreja que via o homem marcado pelo pecado e dependente da fé para a salvação da alma. Entretanto, os humanistas buscavam o equilíbrio entre os autores pagãos da Antiguidade e os ensinamentos cristãos da Bíblia. Inspirados pelos humanistas, artistas italianos iniciaram um movimento cultural conhecido como Renascimento. O grande interesse dos renascentistas era recuperar elementos da cultura greco-romana para os seus dias. RenascimentoO Renascimento teve seu início na Itália, pois lá se encontrava uma série de condições favoráveis, como: a ação mecenas (pessoas com boas condições financeiras que patrocinavam os artistas); a presença de vários intelectuais bizantinos que fugiram para a Itália após a queda de Constantinopla em 1453; inúmeros elementos preservados da Antiguidade; o acúmulo de riquezas de algumas cidades que foi utilizado nas artes. Com o Renascimento houve também um aumento na qualidade e quantidade das obras produzidas, contribuíram para essa expansão o desenvolvimento da imprensa por Johann Gutenberg e a ação dos mecenas. Mas, mesmo com o grande número de obras produzidas, o Renascimento apresentou características comuns como a diversificação dos temas das obras (antes monopolizados pela Igreja) e o desenvolvimento de novas técnicas como a pintura a óleo e a perspectiva, que permitia a percepção de volume e profundidade. Destacaram-se artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Shakespeare, Luís de Camões, Miguel de Cervantes, entre outros. Revolução científicaO humanismo e o renascimento também influenciaram as mentes de cientistas e pesquisadores da época, dando início ao chamado Renascimento Científico. Este movimento surgiu para questionar as conclusões prontas, desenvolvidas por sábios da Antiguidade e absorvidas por teólogos cristãos. Os novos cientistas, valorizando a razão, apresentavam uma atitude crítica que os fazia observar os fenômenos naturais, realizar experiências, formular hipóteses e buscar sua comprovação. Claro que essa nova mentalidade científica enfrentou resistências principalmente da Igreja, presa às tradições medievais. Alguns eventos merecem destaque, como o trabalho de Miguel de Servet, médico e teólogo espanhol que descobriu o funcionamento da circulação sanguínea dissecando cadáveres. Mas essa prática foi condenada pelos cristãos e Servet acabou morto na fogueira, na Suíça, pelo governo de Calvino. Nicolau Copérnico, sacerdote católico e astrônomo, desenvolveu uma das mais importantes teorias científicas da sua época, o heliocentrismo (diz que a Terra e os demais planetas se movimentam ao redor do Sol), que se contrapôs à teoria geocêntrica (afirmava que o Sol e os planetas se movimentavam ao redor da Terra). Despertou severas críticas, principalmente de religiosos. Vários cientistas foram igualmente importantes como Galileu Galilei, astrônomo italiano que aprofundou os estudos de Copérnico; Johannes Kepler, discorrendo sobre os eclipses lunar e solar; Francis Bacon, criador do “método científico”; René Descartes, “pai do racionalismo”; Isaac Newton, “pai da física e da mecânica modernas”. O humanismo, o renascimento e a revolução científica do século XVII mudaram o mundo para sempre, desenvolvendo uma nova mentalidade, crítica, racional e ativa diante da passividade e tradicionalismo remanescentes do medievalismo. A partir desse momento, as transformações no mundo começariam a se acelerar e as estruturas político-sociais a sofrer forte abalo. Caiu no Enem(Enem 2011) Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984. O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre a) fé e misticismo. b) ciência e arte. c) cultura e comércio. d) política e economia. e) astronomia e religião.Gabarito: A resposta correta é a letra B. A expressão “renascentista” nos remete a um momento em que uma nova mentalidade desenvolvia-se em paralelo com a expansão da burguesia e do comércio. Ao resgatar valores greco-romanos, artistas, intelectuais e cientistas, se contrapunham com a visão medieval ainda predominante na sociedade, estimulando a reflexão e o senso crítico, com novas descobertas científicas, assim como uma nova arte, que refletia não apenas a adoção de novas técnicas, mas a valorização do ser humano e de sua vida cotidiana.
Saiba mais sobre o Renascimento Cultural Renascimento Cultural from Edenilson Orientação de estudos: O Renascimento Cultural 1. (UFJF 2012) As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realidade que se estruturou entre os séculos XVI e XVIII.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, responda ao que se pede: a) Que processo histórico pode ser identificado pelas referências acima? b) Cite e analise uma característica desse novo modo de conceber o conhecimento. c) Explique o impacto desse novo modo de conceber o conhecimento sobre os dogmas religiosos vigentes na época. resposta: a) Revolução Científica. Também serão aceitos: renascimento científico, renascimento da ciência moderna. O Renascimento Científico pode ser enquadrado no contexto do Renascimento Cultural que, ao contrário do senso comum, não deve ser vinculado apenas à arte, mas a toda produção cultural guiada pelo racionalismo, espírito crítico, antropocentrismo e humanismo. b) O estudante poderá destacar, dentre outras: o racionalismo, empirismo, o antropocentrismo, a experimentação, a observação. O racionalismo se contrapõe ao dogmatismo (a crença em verdades absolutas e universais), dessa forma está associado ao senso crítico e a possibilidade de levantar e discutir novas hipóteses em todos os campos do saber. O antropocentrismo não deve ser percebido apenas como “o homem no centro”, representa a preocupação em entender e, nesse sentido, em dar importância ao ser humano. c) O estudante poderá destacar, dentre outros: o choque entre as concepções teocêntricas e da Igreja Católica e as baseadas no empirismo e no racionalismo. Também será considerada a identificação das reações que este processo produziu na Igreja, a exemplo do acirramento das perseguições aos adeptos desta nova forma de pensar e da condenação de diversas obras de intelectuais da época. Além de obras condenadas, diversos intelectuais foram condenados e executados na fogueira, destacando-se como principais exemplos Giordano Bruno e Galileu Galilei (que para fugir à condenação negou suas teorias). 2. (UNEMAT) Leia atentamente o texto abaixo. “O homem que segue o curso da natureza é aquele que se orienta pela razão nos seus apetites e desprezos. Ora, a razão inspira, em primeiro lugar, ao homem, o amor e aveneração pela majestade divina, a cuja bondade devemos o ser e a possibilidade de atingir a felicidade. E, em segundo lugar, ensina-nos e incita-nos a viver alegremente esem tristezas, levando-nos a auxiliar e a desenvolver nos outros o respeito pela natureza, que nos leva obter tal felicidade” (MORE, Thomas. A utopia. São Paulo: MartinClaret, 2005. pp. 76). A obra A Utopia de Thomas More, publicada no ano de 1516, é considerada uma dasreferências do pensamento renascentista. O trecho acima refere-se a uma dascaracterísticas deste movimento artístico e cultural. Assinale a alternativa correta. a) O Renascimento valorizava a cultura gótica, por considerá-la genuinamenteeuropeia. b) A literatura renascentista se caracterizava pela busca e valorização da fé, pois seacreditava que nela estava a salvação da humanidade. c) O pensamento renascentista surgiu na Europa a partir da divulgação das obras dofilósofo escolástico São Tomás de Aquino. d) Os pensadores e escritores do Renascimento eram conhecidos como idealistas emcontraposição ao racionalismo, que predominava no período medieval. e) O Renascimento colocava o homem como o centro do universo, valorizando a razãoe a natureza, o que acarretou uma mudança de valores em relação à vida. resposta:[E] 3. (ENEM 2011) Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984. O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre a) fé e misticismo. b) ciência e arte. c) cultura e comércio. d) política e economia. e) astronomia e religião. resposta:[B] O Renascimento é caracterizado pela valorização do homem, da razão e da ciência, contrapondo-se ao pensamento teocêntrico predominante no período medieval. Esse movimento artístico-cultural contribuiu para o estreitamento das relações entre ciência e arte, como citado no texto: “os cientistas também iriam [...] conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. 4. (Uff 2012) O Renascimento é caracterizado pela valorização do homem, da razão e da ciência, contrapondo-se ao pensamento teocêntrico predominante no período medieval. Esse movimento artístico-cultural contribuiu para o estreitamento das relações entre ciência e arte, como citado no texto: “os cientistas também iriam [...] conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento”. Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente. resposta: a) Os candidatos poderão explicar que as repúblicas italianas da Renascença desenvolveram formas de organização política opostas ao domínio dos senhores feudais, estabelecendo como base a cidade e nela constituindo um governo coletivo voltado para a garantia de sobrevivência da cidade e liderado pelos chanceleres. Para efetivar isso, desenvolveram uma verdadeira atitude de patriotismo entre os seus habitantes que recebeu o nome de virtude cívica e que coloca a cidade como principal objetivo da vida do cidadão. O principal nome da política de Florença foi Maquiavel. b) Os candidatos devem explicar o papel vanguardista de Veneza no desenvolvimento do comércio com o Oriente e associar a isso a variedade de produtos colocados na Europa que aumentaram o comércio e expandiram o luxo. Em decorrência disso, foram criadas novas necessidades que ajudaram a alterar as formas econômicas feudais e que levaram às trocas científicas e culturais com o Ocidente. Tais modificações alimentaram mudanças no cenário da ciência, da religião e da arte. 5. (Unesp 2012) Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...). (Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.) Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados a) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra. b) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural. c) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica. d) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico. e) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica resposta:[B] Resultado do processo de transformações pelas quais a Europa passou a partir da Baixa Idade Média, em especial o desenvolvimento da burguesia, o Resnacimento floresceu nas cidades que, como o texto de Ginzburg demonstra, reuniam artistas, consumidores e recursos ligados a esse movimento cultural. Dessa forma, tais núcleos urbanos se tornaram o centro produtor e irradiador da arte renascentista. 6. (Fuvest 2011) Observe a imagem e leia o texto a seguir.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_Creation_of_Adam.jpg Michelangelo começou cedo na arte de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da efervescência cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação, que se encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência decisiva sobre a arte que então se produzia. (Clayton Levy, "Pesquisadores dissecam lição de anatomia de Michelangelo". Jornal da Unicamp, n. 256, junho de 2004 http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag1.html. Acessado em 11/06/2010.) a) Explique a relação, mencionada no texto, entre artes plásticas e dissecação de cadáveres, no contexto do Renascimento. b) Identifique, na imagem acima, duas características da arte renascentista. resposta: a) Influenciado pelas concepções gregas de humanismo e naturalismo, os renascentistas procuravam reproduzir e valorizar o homem. A dissecação de cadáveres - como mencionada no texto - permitiu maior conhecimento do corpo humano, favorecendo a riqueza de detalhes e fortalecendo o realismo. b) A valorização do ser humano (antropocentrismo) e a adoção da perspectiva na pintura, associada a novidades como a noção de profundidade e a projeção de luz e sombra. 7. (Puc-rs) Responder à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento italiano (colunaa) com as características gerais de suas obras (colunab). Coluna A 1. Sandro Boticcelli 2. Leonardo da Vinci 3. Giovanni Boccaccio 4. Michelangelo Coluna B ( ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e Moisés, inspirando-se na escultura grecoromana. ( ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época. ( ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo. ( ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera. A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é a) 1 - 3 - 2 - 4 b) 2 - 4 - 3 - 1 c) 3 - 1 - 2 - 4 d) 4 - 3 - 1 - 2 e) 4 - 3 - 2 - 1 resposta:[E] 8. (Fuvest) O Renascimento marcou o início da Idade Moderna. Indique e comente duas características fundamentais do Renascimento. resposta: Racionalismo (razão como único caminho a chegar ao conhecimento), antropocentrismo (homem como o centro de todas as coisas) e humanismo (glorificação do homem e da natureza humana). 9. (Unicamp) "Renascimento é o nome dado a um movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana." (DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988) Em que momento da história europeia se situa esse movimento e qual a principal fonte de inspiração para os intelectuais e artistas renascentistas?
resposta: Na transição feudo-capitalismo, no renascimento comercial, urbano e buscavam a inspiração na cultura clássica greco-romana. 10. (Unesp) A revolução cultural renascentista expressa um conjunto de mutações históricas. Esclareça a importância das cidades e dos mecenas para o Renascimento na Itália. resposta: As cidades eram centros econômicos e preservavam a cultura clássica. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas. 11. (Fuvest) Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI afirmavam: a) que a literatura e as artes plásticas passavam por um período de florescimento, dando continuidade ao período medieval. b) que a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade. c) que as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos. d) que as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos. e) que o alto nível das artes e das letras do período nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o período medieval. resposta:[B] 12. (Puc) A Pietà é uma escultura em mármore de Michelangelo (1475-1564), realizada no fim do século XV, no contexto do Renascimento. Giorgio Vasari (1511-1574), um dos mais importantes intérpretes da obra de Michelangelo, ao falar desta obra, destaca seu refinamento técnico. O próprio Michelangelo reconheceu a maestria da Pietà ao gravar, pela primeira vez, sua assinatura na faixa que atravessa o peito da Virgem. Ainda a propósito dessa escultura, Vasari comenta: "Como a mão do artista pôde realizar, de maneira tão divina, em tão pouco tempo uma obra tão admirável? Parece um milagre: que uma rocha informe tenha atingido uma perfeição tamanha que a própria natureza só raramente a modela na carne." Paolucci, Antonio. MICHELANGELO. Florença, ATS. 1993.
A partir do comentário de Vasari, apresente o contexto histórico em que se insere o Renascimento, as novas concepções que passaram a orientar a produção artística e sua relação com a nova visão - humanista - de mundo que marca esse movimento estético-cultural. Produza um texto-síntese em que as informações utilizadas estejam claramente articuladas, contextualizadas e relacionadas às discussões propostas. A resposta poderá, ainda, ser aprofundada por meio do destaque de outras obras e nomes expressivos do Renascimento. resposta: Inserido na passagem da Idade Média para a Moderna. O racionalismo, experimentação, observação, individualismo e valorização do homem foram os valores renascentistas. Outros exemplos do período: Gioconda, de Da Vinci, Moisés, de Miguel Angelo e etc. A redação deve conter o conceito de antropocentrismo, as características da arte renascentista; relacionar com o desenvolvimento da burguesia. 13. (UFMT) No século XIV, na Europa Ocidental, uma crise generalizada em meio às transformações que já estavam ocorrendo abalou o sistema feudal. Esse contexto alterou a forma de pensar especialmente da burguesia, refletindo na literatura,nas artes e na ciência, caracterizando, entre os séculos XV e XVI, o movimento cultural denominado Renascimento. Caracteriza esse movimento a: a) retomada dos valores humanistas da Antiguidade Clássica que privilegiava o homem, por exemplo, os deuses, construídos por ele à sua imagem, tinham forma, personalidade e sentimentos humanos e não eram vistos como seres perfeitos; b) Crítica à visão antropocêntrica de mundo imposta pelos reis que, ao unificarem seus reinos formando os Estados Modernos, passaram também a impor uma visão de mundo que os colocava como divinos e passíveis de serem adorados; c) abrangência de uma nova mentalidade que passou a integrar todas as camadas sociais em contraposição ao sistema feudal que, até seu apogeu, dividia a sociedade em estamentos isolados uns dos outros em todos os sentidos; d) transição do antropocentrismo para o teocentrismo, demonstrada em obras de arte, a exemplo de pinturas, que passaram a ter como tema o homem no seu cotidiano; e) origem rural, com financiamento pelos senhores feudais, que percebiam no Renascimento uma estratégia de enfrentamento para deter a burguesia que, naquele momento histórico, aliada aos reis, pretendia tirar-lhes o poder político. resposta:[A] 14. (UFU) A imagem adiante foi concebida em 1434 pelo artista flamengo Jan Van Eyck (1390-1441). A cena foi encomendada pelo mercador italiano Giovanni Arnolfini - retratado na tela ao lado de sua noiva, Jeanne de Chenany - e testemunhava a união conjugal desse casal.
Considerando o contexto social, econômico e artístico em que esse quadro foi pintado, assinale a alternativa INCORRETA. a) O quadro é indicativo de transformações históricas pelas quais passavam a Europa desde a crise do feudalismo. Ele testemunha a emergência de novas classes sociais e de novos sentidos para a arte no contexto da chamada Revolução Comercial, retratando uma cena cotidiana de pessoas comuns (no caso, burgueses). b) No século XV, a presença de mercadores italianos no norte da Europa era comum. Flandres e a Península Itálica estavam conectadas entre si desde, pelo menos, o século XIII, fazendo parte de uma grande rede de comunicação comercial, marítima e terrestre constituída na Europa. c) O quadro demonstra que a nascente burguesia européia, do século XV em diante, passou a gozar de status social correspondente ao da nobreza. Isso porque, ao longo dos séculos XV, XVI e XVII, figurar em obras de arte era privilégio exclusivo dos grupos sociais de maior poder e prestígio. d) A pintura flamenga do século XV dialogou com o Renascimento Italiano. A técnica da pintura a óleo, por exemplo, foi introduzida em Flandres e também na Itália naquela época. Essa técnica permitiu que pintores flamengos, florentinos e venezianos dessem mais realismo e vivacidade às suas obras. resposta:[C] 15. (Mackenzie) O comerciante italiano Giovanni Arnolfili contratou o pintor flamengo Jan van Eyck para retratar o registro do contrato de matrimônio com Giovanna Cenami. Na obra, há vários elementos que indicam a importância e a riqueza do banqueiro. Na janela, há algumas laranjas importadas e bastante caras na época. Também as roupas, móveis e o tapete da Anatólia indicam o luxo e a riqueza. (...) Retrato duplo do Banqueiro Arnolfili e sua noiva é um dos nomes que se dá a essa pintura de 1434. Andréa Montellato, Conceição Cabrini e Roberto Cateli Junior Dentre as circunstâncias que influenciaram o banqueiro a encomendar esse quadro, é INCORRETO apontar: a) as transformações econômicas do final da Idade Média, associadas ao processo de urbanização e ascensão da burguesia. b) as novas concepções artístico-literárias que afloraram no desenvolvimento comercial e na nova sociedade urbana emergente. c) a emergência de uma vitalidade cultural que rompia com os tradicionais limites dos homens medievais. d) a renovação cultural que ficou conhecida genericamente como Renascimento, em que a pintura se encontra imbuída do espírito universalista e individualista. e) o desejo, por parte da burguesia, de refletir e assumir os valores da nobreza medieval, identificados com os interesses das novas classes sociais que ascendiam naquele momento. resposta:[E] 16. (Ufg) Leia o texto. "Somos anões carregados nos ombros de gigantes. Assim vemos mais, e vemos mais longe do que eles, não porque nossa visão seja mais aguda ou nossa estatura mais elevada, mas porque eles nos carregam no alto e nos levantam acima de sua altura gigantesca". (LE GOFF, Jacques. "Os intelectuais na Idade Média". Rio de Janeiro: José Olímpio, 2003. p. 36.) As Universidades nasceram no Ocidente, nos séculos XII e XIII, no cenário do renascimento urbano, ligadas ao desenvolvimento da escolástica e sob o peso da contribuição greco-árabe. O texto apresentado acima é uma citação do mestre Bernard, professor do principal centro científico do século XII, a Escola de Chartres, e expressa uma nova concepção do que é a ciência e o conhecimento. Nesse período, conhecer significava a) produzir um saber singular, que se diferenciasse da tradição clássica. b) desenvolver a tradição por meio do comentário dos textos herdados da cultura antiga. c) utilizar instrumentos científicos, que permitissem alcançar a verdade. d) observar os fenômenos naturais para encontrar as leis que regiam seu funcionamento. e) cultivar o espírito racional por meio da refutação da autoridade dos textos teológicos. resposta:[B] 17. (Ufla) "(...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. (...)". (SHAKESPEARE, William. "Hamlet".) Shakespeare, autor renascentista, no trecho da peça teatral Hamlet citado, está valorizando a figura do ser humano. Essa postura adotada pelo autor pode ser entendida como a quebra de um paradigma na época do Renascimento. Entre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO demonstra mudanças comportamentais próprias do Renascimento. a) A sociedade adota uma postura anticlerical e anti-escolástica, revigorando os valores pré-feudais oriundos da Antiguidade clássica. b) A sociedade adota o regime Absolutista, em que o soberano exerce o poder sem quaisquer limites. c) Com a consolidação da burguesia como classe social, surgem os mecenas, que financiavam obras artísticas e experimentos científicos. d) A valorização da figura humana passa a ser a inspiração para a pintura, escultura e outras áreas. e) Considerando-se a capacidade de raciocínio do ser humano, a burguesia passa a financiar a Expansão Marítima, o que, conseqüentemente, gerou a Expansão Comercial. resposta:[B] 18. (Mackenzie/2009) "A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se esse ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus." (Erasmo de Roterdã) No trecho anterior, datado de 1529, do filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a presença do pensamento: a) teocentrista, priorizando a ideia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino. b) experimentalista, em que todo e qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação científica. c) escolasticista, doutrina que admitia a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento. d) antropocentrista, valorizando o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo. e) epicurista, apontando para uma postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna. resposta:[D] Erasmo de Roterdã é considerado uma das maiores expressões do Humanismo na Idade Moderna e o seu texto citado valoriza a figura humana, configurando-se em uma obra de perfil antropocêntrico. 19. (Unifesp) O Renascimento Cultural se iniciou na Itália no século XIV, expandindo-se para outras partes da Europa nos séculos seguintes. Uma de suas características foi: a) a adoção de temas religiosos, com o objetivo de auxiliar o trabalho da catequese. b) a pesquisa técnica e tecnológica na busca de novas formas de representação. c) a rejeição dos valores da nobreza devido à valorização da cultura popular. d) a manutenção dos padrões culturais medievais na busca da imitação da Natureza. e) a rejeição da tradição clássica e de seu principio antropocêntrico. resposta:[B] 20. (Ufba) O Renascimento, como expressão de concepções inovadoras de artistas, escritores e cientistas, marcou o campo cultural e o científico da civilização europeia ocidental. Partindo dos conhecimentos sobre o movimento renascentista, indique uma concepção, relativa a cada grupo indicado, responsável por modificações na mentalidade da época. Concepção inovadora de • artistas: • escritores: • cientistas: resposta: Concepções inovadoras de artistas: • técnicas de perspectiva, de tridimensionalidade, introduzindo a impressão de realismo; • inclusão de paisagens da natureza; • influência do humanismo na reprodução de formas humanas; • temas religiosos revestidos de percepção humanista. Concepções inovadoras de escritores: • humanismo, destacando-se as emoções humanas; • textos em línguas nacionais, abordando temas profanos e das culturas locais; • revisão crítica de textos clássicos; • inclusão de temas políticos. Concepções inovadoras de cientistas: • valorização da observação e da experiência; • influência do humanismo, libertando o estudo do universo e da Terra; • abordagens de estudos no campo da física e no da medicina. |