Em relação a divisão celular por meiose, marque a alternativa incorreta

Teste seus conhecimentos sobre meiose com as 10 questões a seguir. Confira os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Show

Questão 1

A meiose é um processo de divisão celular que ao concluir-se obtém

a) duas células com mesmo número de cromossomos da célula original b) duas células com metade do número de cromossomos da célula original c) quatro células-filhas haploides

d) quatro células-filhas diploides

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) quatro células-filhas haploides.

Na meiose ocorrem duas divisões de uma célula-mãe diploide para produzir quatro células-filhas haploide, ou seja, com metade do número de cromossomos da célula inicial.

A meiose ocorre em duas etapas sucessivas: meiose I e meiose II. A principal característica dessas etapas são, respectivamente:

a) A meiose I é uma etapa reducional e meiose II é equacional. b) A meiose I duplica o número de cromossomos da célula-mãe e a meiose II os divide entre as células-filha. c) A meiose I, embora apresente as mesmas fases da meiose II, é um processo mais rápido.

d) Na meiose I ocorre a divisão dos cromossomos e na meiose II há a distribuição dos cromossomos nas células-filhas.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) A meiose I é uma etapa reducional e meiose II é equacional.

A meiose I é uma etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade.

A meiose II é uma etapa equacional, pois o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.

Questão 3

A meiose é um processo essencial para

a) Autorreplicação de organismos unicelulares b) Formação de gametas e esporos c) Manutenção da identidade genética

d) Reprodução assexuada dos indivíduos

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) Formação de gametas e esporos.

A meiose é um mecanismo que faz parte da reprodução sexuada. A meiose inicial pode ocorrer logo após a fecundação a meiose pode produzir esporos n, que germinam e dão origem a indivíduos haploides.

A meiose intermediária, também chamada de espórica, produz células que se diferenciam em esporos nos vegetais. Já a meiose final ou gamética forma gametas nos animais.

Questão 4

Relacione os principais eventos da Meiose I listados na coluna 2 com as respectivas fases na coluna 1.

Coluna 1

1. Prófase I 2. Metáfase I 3. Anáfase I

4. Telófase I

Coluna 2

( ) Ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos. ( ) Os pares de cromossomos homólogos duplicados e emparelhados se alinham no equador da célula. ( ) Cada componente do par de homólogos migra em direção a um dos polos da célula.

( ) Ocorre a desespiralização dos cromossomos, reorganização do nucléolo e do envelope nuclear.

A sequência correta é:

a) 1, 2, 3, 4 b) 4, 3, 1, 2 c) 2, 1, 3, 4

d) 3, 2, 4, 1

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) 1, 2, 3, 4.

Na prófase I ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos iniciada na etapa zigóteno.

Na metáfase I os pares de cromossomos homólogos duplicados e emparelhados se alinham no equador da célula e os cromossomos atingem o grau máximo de condensação.

Na anáfase I cada componente do par de homólogos migra em direção a um dos polos da célula.

Na telófase I ocorre a desespiralização dos cromossomos, reorganização do nucléolo e do envelope nuclear.

Questão 5

Relacione os principais eventos da Meiose II listados na coluna 2 com as respectivas etapas na coluna 1.

Coluna 1

1. Prófase II 2. Metáfase II 3. Anáfase II

4. Telófase II

Coluna 2

( ) Ocorre a separação das cromátides-irmãs, que migram para os polos da célula orientadas pelas fibras do fuso. ( ) Ocorre a organização dos cromossomos na região equatorial, que se ligam às fibras dos cinetócoros. ( ) Ocorre o reaparecimento da carioteca e reorganização do nucléolo.

( ) Ocorre a espiralização dos cromossomos e duplicação dos centríolos.

A sequência correta é:

a) 1, 2, 3, 4 b) 4, 3, 1, 2 c) 2, 1, 3, 4

d) 3, 2, 4, 1

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) 3, 2, 4, 1.

Na Prófase II ocorre a espiralização dos cromossomos e duplicação dos centríolos.

Na Metáfase II ocorre a organização dos cromossomos na região equatorial, que se ligam às fibras dos cinetócoros.

Na Anáfase II ocorre a separação das cromátides-irmãs, que migram para os polos da célula orientadas pelas fibras do fuso.

Na Telófase II ocorre o reaparecimento da carioteca e reorganização do nucléolo.

Questão 6

A mitose e a meiose são dois processos de divisão celular. A alternativa que contém diferenças entre os mecanismos é:

a) O número de cromossomos das células-filhas é igual os das células originárias dois processos, o que muda é o número de etapas. b) Enquanto a mitose ocorre apenas com células diploides, a meiose ocorre independente da haploidia. c) A mitose origina duas células-filhas idênticas à célula-mãe, enquanto na meiose as quatro células-filhas apresentam material genético diferente da célula-mãe.

d) A mitose ocorre apenas em células germinativas e a meiose ocorre nas células somáticas.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) A mitose origina duas células-filhas idênticas à célula-mãe, enquanto na meiose as quatro células-filhas apresentam material genético diferente da célula-mãe.

O número de cromossomos das células-filhas na mitose é igual ao número de cromossomos da célula originária, enquanto na meiose o número de cromossomos nos produtos é reduzido pela metade.

A mitose ocorre independente da haploidia, ou seja, em células haploides e diploides. Já a meiose ocorre apenas com células haploides.

A mitose origina duas células-filhas idênticas à célula-mãe, enquanto na meiose as quatro célula-filhas apresentam metade do número de cromossomos da célula-mãe.

A mitose pode ocorrer em células somáticas e germinativas, enquanto a meiose ocorre apenas em células germinativas.

(Unemat/2010) Uma célula animal, diploide, com 20 pares de cromossomos, vai passar pelo processo de divisão celular chamado meiose.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à fase da meiose com os números de cromossomos dessa célula.

a) Na fase metáfase I, a célula terá 80 cromossomos. b) Na fase metáfase I, a célula terá 20 cromossomos. c) Na fase anáfase I, a célula terá 20 cromossomos. d) Na fase anáfase II, a célula terá 40 cromossomos.

e) Na fase telófase II, após a citocinese, a célula terá 20 cromossomos.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: e) Na fase telófase II, após a citocinese, a célula terá 20 cromossomos.

Através da divisão celular por meiose, quatro células com metade do número de cromossomos da célula-mãe são formadas. Ela consiste em duas etapas: I é um processo reducional, ou seja, quando os cromossomos são reduzidos pela metade, e a meiose II é um processo equacional, pois o número de cromossomos se mantém.

Questão 8

(PUC-PR/2015) Sobre a divisão celular, considerando a prófase I da Meiose I, é CORRETO dizer que:

a) a característica mais marcante do diplóteno é que os cromossomos ainda emparelhados se cruzam em certos pontos chamados quiasmas. b) no paquíteno ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos e os cromômeros são bem visíveis formando as cromátides-irmãs. c) no leptóteno, o emparelhamento dos cromossomos é chamado de sinapse cromossômica. d) na diacinese, as cromátides permanecem no centro celular, a carioteca se refaz, os nucléolos reaparecem e os centríolos atingem os polos celulares.

e) a prófase I é uma fase curta em que os centríolos que não sofreram duplicação na interfase permanecem no centro celular e a carioteca se desintegra ao final dessa fase.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) a característica mais marcante do diplóteno é que os cromossomos ainda emparelhados se cruzam em certos pontos chamados quiasmas.

Embora se inicie o afastamento dos cromossomos homólogos na etapa de diplóteno, eles ainda são unidos pela região em que ocorreu a permutação e que constitui os quiasmas. Sendo assim, os quiasmas observados são pontos de cruzamento das cromátides.

Questão 9

(UEFS/2010) O esquema ilustra as etapas da divisão celular por meiose em organismos de padrão eucarionte.

A partir da compreensão dessas etapas e da importância desse mecanismo de divisão para a diversificação da vida, é correto afirmar

a) A meiose é caracterizada como uma divisão reducional por duplicar o material genético presente no núcleo celular. b) A separação das cromátides-irmãs é um dos destaques presentes na meiose I. c) As células-filhas divergem geneticamente da célula-mãe, mas são geneticamente idênticas entre si. d) Nos seres humanos, os gametas sofrem meiose durante a sua formação, mas garantem o restabelecimento da diploidia no momento da fecundação.

e) A meiose evoluiu como uma divisão que permite produzir descendentes com uma ampla variabilidade genética devido às constantes mutações inerentes a esse processo.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) Nos seres humanos, os gametas sofrem meiose durante a sua formação, mas garantem o restabelecimento da diploidia no momento da fecundação.

Uma das principais implicações da meiose é a variabilidade genética, pois é possível observar a formação de células diferentes já que uma célula diploide (2n) pode gerar quatro células haploides (n).

Questão 10

(Enem/2016) O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.

SANDES, A. R. R.; BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.

Essa troca de segmentos é determinante na

a) produção de indivíduos mais férteis. b) transmissão de novas características adquiridas. c) recombinação genética na formação dos gametas. d) ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.

e) variação do número de cromossomos característico da espécie.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) recombinação genética na formação dos gametas.

Nos eucariontes, a recombinação gênica ocorre por meio de dois processos durante a meiose: a segregação independente dos cromossomos e a permutação (crossing over).

Cada par de cromossomos homólogos possui quatro cromátides que sofrem uma ruptura na mesma altura, e os dois pedaços podem trocar de lugar, realizando uma permutação ou crossing over. Como os cromossomos são portadores de genes, ocorre uma recombinação gênica.

Adquira mais conhecimento com os conteúdos: