Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como os brasis

História, 15.08.2019 00:56

Por que o brasil rompeu relações políticas e econômicas com a alemanha, itália e japão e enviou soldados brasileiros para lutar contra esses países e cidades italianas?

Respostas: 2

História, 15.08.2019 04:33

Antes da revoluçao industrial coomo se chamava a unidade de produçao em massa de produtos artesanais? ​

Respostas: 2

Perguntas

Lógica, 04.06.2021 17:00

Português, 04.06.2021 17:00

ENEM, 15.08.2019 00:50

Aigualdade civil reividindicada durante a revolucao francesa e diferente das exigencias de diminuicao das desigualdades sociais contemporanea ocidentais porque no antigo regime revolucao francesa e diferente das exigidas

Respostas: 3

ENEM, 14.08.2019 23:50

Segundo berman (1986, p. 16), " com a revolução francesa e suas reverberações, ganha vida, de maneira abrupta e dramática, um grande e moderno público. esse público partilha o sentimento de viver em uma era revolucionária, uma era que desencadeia explosivas convulsões em todos os níveis de vida pessoal, social e política". a partir desse contexto, analise as afirmações a seguir. i. a sociologia nasce a partir da reflexão sobre as mudanças sociais resultantes das revoluções ocorridas entre os séculos xviii e xix. ii. o surgimento da sociologia está associado ao pensamento científico sobre as transformações da vida coletiva. iii. a sociologia é consolidada pelo senso comum na frança no século xviii, período de intensas transformações políticas. agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. alternativas: a) somente a afirmativa i está correta. b) as afirmativas i e ii estão corretas. c) as afirmativas i, ii e iii estão corretas. d) somente a afirmativa ii está correta. e) as afirmativas i e iii estão corretas.

Respostas: 3

ENEM, 15.08.2019 05:13

Questão 3 - a função de demanda de certo atrativo turístico é dada por dx = 30 – 0,3 px + 0,7 py + 1,3r onde px = preço do bem; py = preço do outro bem e r = renda do consumidor. com base nesta função de demanda, classifique o atrativo como: bem normal ou inferior. justifique (valor: 0,7 ponto) bem de giffen ou comum. justifique (valor: 0,7 ponto) bem substituto ou complementar. justifique (valor: 0,7 pontos) ainda com base na função de demanda, calcule e classifique a elasticidade-preço da demanda deste atrativo. justifique (valor: 0,9 ponto)

Respostas: 3

ENEM, 15.08.2019 03:40

Se sinésio obteve as notas {4,3; 5,2; x; 5,5; 9,9} nas cinco avaliações de matemática e sua média aritmética simples foi 6,0, podemos concluir que a nota correspondente a x é:

Respostas: 2

Perguntas

Geografia, 05.01.2022 14:00

Português, 05.01.2022 14:00

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Enem 2016. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9

-AA+A

Questão

TEXTO I

Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como "os brasis", ou "gente brasília" e, ocasionalmente no século XVII, o termo "brasileiro" era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos "negro da terra" e "índios" eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.

SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000).
São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).

TEXTO II

Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas.

SILVA, K. V.; SILVA, M. H Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da

concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado.

percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.

compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.

transposição direta das categorias originadas no imaginário medieval.

visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.

Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.

TEXTO I

Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas Como “os brasis” ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.

SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil a Construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.) Viagem incompleta a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo Senac, 2000 (adaptado)

TEXTO II

Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambas e os astecas.

SILVA, K. W.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos, São Paulo: Contexto, 2005

Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da

Última postagem

Tag