Como se dar bem nos estudos da escola

Para a maioria dos estudantes, o período de provas escolares é um verdadeiro fantasma. Experiências anteriores de fracasso, por exemplo, voltam à mente toda vez que uma nova avaliação se aproxima, gerando ansiedade e medo da próxima nota abaixo da média.

E até das próximas recuperações de unidades, recuperações paralelas (entre outros nomes chamados nas escolas).

Se essa também é a sua realidade, não deixe o estresse do fim do ano chegar. Nesse post, destacamos algumas dicas pra você de dar bem nas provas. 

1- Estudar regularmente

Todo mundo sabe que as chances de você ir bem em uma prova estudando apenas na véspera são mínimas. Então, nesse quesito, não há como fugir do estudo diário, regular e disciplinado.

Isso não quer dizer que você deve perder todos os momentos de lazer e vida social para estudar. E, inclusive, não fazer esportes duas ou três vezes por semana. Se você fizer isso, vai apenas chegar à exaustão.

Estou destacando, ao contrário, a importância do planejamento dos estudos. Qual turno (ou quais turnos) você tem disponível? Deixe nos comentários.

No tempo separado para o estudo, esqueça do mundo: desligue o celular e estude, para que você se concentre e aprenda de fato. Dentre as horas reservadas para estudar, é preciso reservar momentos para cada disciplina.

Estudando com regularidade, você dá tempo ao cérebro para assimilar gradativamente os conteúdos, o que torna o aprendizado mais efetivo.

2- Testar seus conhecimentos

Ninguém discute a importância da leitura no processo de aprendizagem. Ler todo o conteúdo destacando as ideias centrais e construindo resumos são ótimas maneiras de garantir a assimilação da matéria. Mas isso não é o suficiente.

Muitos estudantes vão mal nas provas porque, apesar de terem estudado a teoria, não testaram seus conhecimentos resolvendo questões. Por isso, é preciso fazer listas de exercícios.

Assim é possível detectar qual conteúdo você não compreendeu bem ou não soube aplicar. É indicado também resolver provas anteriores para não ser surpreendido no dia da prova.

3- Saber fazer prova

É frequente acontecer do aluno fazer tudo certinho e ainda falhar na hora da prova. Para ir bem na escola, é preciso dominar alguns truques para não se sabotar na hora H.

Comece garantindo as questões que você considera mais fáceis e gaste o tempo restante nas questões mais difíceis; controle a ansiedade, respire fundo e confie em si mesmo; acorde cedo e se alimente bem antes da prova, pois um cérebro descansado e com energia funciona melhor; chegue com antecedência para a prova, pois chegar em cima da hora pode aumentar sua ansiedade.

 

4- Anotar o conteúdo das aulas

Seja sempre acostumado a copiar as anotações que o professor fez no quadro e manter o caderno atualizado. Não seja daqueles que apenas ouve, sem anotar nada.

Isso é um grande erro, porque o que o professor destaca em sala é o que ele considera mais relevante e que, portanto, tem maior chance de aparecer nas provas. Tenha sempre em mãos seus cadernos e canetas!

5- Confiar em si mesmo

Esse é o maior erro que um estudante pode cometer. Se você estudou e se preparou, por que então deixar a ansiedade tomar conta? Confie em si mesmo e faça sua prova com concentração e calma. Com certeza, vai dar tudo certo.

Gostou desse post? Certamente você tem muitas experiências positivas e negativas com provas.

Conte para a gente nos comentários!

Beijos,

Flávia

 Tudo bem que você ainda está de férias, mas é sempre bom ter em mãos uma receitinha pra se dar bem na escola o ano inteiro!

Quem não adora comprar cadernos e canetas novas para iniciar mais um ano letivo? Aproveite esse novo começo para tirar bom proveito das aulas e ir bem nas matérias o ano todo.

15 Dicas

1. Antecipe o início do seu dia

Acostume-se a dormir cedo e acordar cedo. Você vai se sentir mais disposto e terá mais tempo para realizar todos os compromissos do dia.

2. Facilite o processo de acordar

Se você tem problema em acordar cedo, procure economizar o tempo pela manhã. Planeje já no dia anterior o que vai precisar e deixe tudo arrumado. Separe seu uniforme e todo o material de aula daquele dia.

Fazendo isso na véspera você não corre o risco de esquecer nada e ainda ganha um tempinho de manhã para fazer as tarefas com mais calma.

3. Organize o seu tempo

Anote seus compromissos fixos e também os que surgirem a cada dia. Em um papelzinho, em uma agenda, no computador ou mesmo no celular, não importa onde. O importante é você não esquecer os compromissos de trabalho, da escola e até mesmo de lazer.

4. Não adie o que tem que ser feito

Suas obrigações sempre vão existir. Não adianta adiar, enrolar, fingir que esqueceu... Tudo isso só vai te dar mais trabalho no dia seguinte, pois você sempre terá que fazer a mesma coisa só que com muito mais pressa e estresse.

Deixar para a última hora torna o trabalho mais difícil e arriscado.

5. Procure estudar num lugar tranquilo

Encontre um espaço sem muito barulho e sem tentações que o distraiam. Pode ser um quarto em casa, a biblioteca da escola ou até mesmo uma pracinha pouco movimentada.

6. Experimente ouvir música

Quando estiver estudando e com dificuldade de se concentrar, faça a experiência de ouvir música.

Não coloque rock pesado ou um funk dançante para não acabar se distraindo mais ainda, mas uma música mais calma elimina ruídos externos e pode te ajudar na concentração.

7. Faça anotações e depois passe tudo a limpo

Tenha um bloco ou caderno para anotar ideias e o conteúdo das aulas. O ato de escrever estimula a memorização dos conceitos.

Ao voltar para casa, no seu momento de estudo, passe a limpo suas anotações para outro caderno, e vá organizando as ideias e os conceitos aprendidos.

Esse hábito ajuda muito na hora de revisar as matérias para as provas.

8. Explique a matéria para alguém

Depois de ter estudado, peça um tempinho para um amigo, colega ou parente e explique para ele o que você estudou.

Para falar sobre um assunto, você precisa organizar mentalmente o que vai ser dito. Esse processo ajudará muito no seu próprio entendimento sobre o conteúdo.

9. Nada de estudar só na véspera da prova

Evite passar a noite estudando ou deixar para olhar a matéria somente no dia anterior ao exame. Você pode tirar melhores notas e estudar menos horas se procurar entender os conceitos durante as aulas e memorizá-los logo após aprender, ou seja, não deixe acumular matérias e dúvidas para a véspera, escolha um bom horário do seu dia para retomar o conteúdo dado em sala de aula.

10. Faça as tarefas

Avaliações, trabalhos, lições e provas são oportunidades para melhorar o aprendizado. Seu principal objetivo não está na nota, mas seu resultado mostra como você está progredindo e onde estão suas dificuldades que precisam ser superadas. São pistas preciosas que você deve aproveitar.

11. Professor=chefe?

Quem tem chefe é tribo! Não encare o professor como uma pessoa que só quer dificultar a sua vida. O mestre, como era chamado no passado, deve ser visto como alguém que conhece (e bem) o caminho das pedras. Aproveite para tirar proveito disso. Questione e dê sugestões de trabalhos diferentes nas aulas. Isso pode melhorar, e muito, o seu rendimento escolar.

12. Seja profissional

Quando você preenche uma ficha de cadastro, sua profissão é estudante, certo? Então trate o seu curso profissionalmente. Afinal, se você quer merecidas férias no final do ano, não pode viver como turista nas aulas, senão vai ter que perder as férias estudando.

13. Plugado

Você é viciado na web? Então use isso a seu favor. Garimpe sites que abordam os temas da próxima prova. Veja fotos, busque curiosidades e faça simulados. Você não vai se arrepender.

14. Motive-se

Ir para a escola dever ser mais do que por obrigação. Estudar é concluir um objetivo e isso deve motivá-lo.

Às vezes o ambiente escolar não é favorável, em outras ocasiões a rotina se torna cansativa e repetitiva. Mas nunca se esqueça dos motivos pelos quais você está estudando, e avance na direção dessa meta.

15. Lazer

Finalmente não se esqueça de reservar um tempo diário e semanal para as atividades de lazer que você mais gosta, ou para colaboração em tarefas da casa ou da comunidade. Elas serão bem mais divertidas se você já tiver terminado de cumprir seus compromissos escolares.

Fontes: Futura.com.br, uol.com.br e educacao.sp.gov.br

Voltar

Última postagem

Tag