Como iniciar textos que fazem comparação entre filme e artigos

A resenha crítica é um texto pertencente ao campo jornalístico e que tem como principal função expor uma opinião do autor acerca da qualidade de determinada obra (artística, acadêmica etc.). É muito comum encontrarmos, em jornais, revistas ou mesmo em ambientes digitais, um espaço dedicado a filmes, séries ou livros, em que diversos resenhistas descrevem, informam e analisam tais produtos sociais que circulam em nosso meio.

Leia mais: Notícia — texto jornalístico que relata um fato socialmente relevante para amplo público

Resumo sobre resenha crítica

  • É um texto pertencente ao gênero jornalístico.

  • Tem como principal característica a descrição e informação sobre determinado produto social (livro, filme, série, show, música etc.).

  • Para um bom desenvolvimento desse gênero, é preciso pesquisar e estudar bastante sobre o objeto a ser resenhado.

  • É estruturalmente dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Videoaula sobre resenha crítica

O que é resenha crítica?

A resenha crítica é um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa uma produção social (por exemplo, uma obra artística ou acadêmica), a fim de influenciar os seus leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.

Assim, a resenha crítica é uma modalidade de texto em que o autor interpreta um produto e expõe, com base em argumentos, o seu ponto de vista sobre ele. Nesse sentido, é muito comum encontrarmos na mídia, principalmente na internet, uma série de análises sobre filmes e livros, indicando-os ou mesmo rechaçando-os, no intuito de oferecer um feedback ao público.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Passo a passo de como fazer uma resenha crítica

De início, é preciso escolher a obra a ser resenhada, a qual pode ser um filme, um livro ou uma série. Assim, antes de iniciar a resenha crítica, deve-se seguir estes passos:

  • Passo 1: assistir atentamente à obra e anotar os aspectos que você julgar mais pertinentes para a análise.

  • Passo 2: pesquisar as informações técnicas sobre a obra (data de lançamento, principais autores, contexto em que a obra foi produzida etc.).

  • Passo 3: estudar bastante sobre o autor da obra e outras informações essenciais para a composição da resenha crítica.

  • Passo 4: desenvolver uma linha de raciocínio sobre a obra, isto é, qual (quais) caminho(s) você percorrerá? Será uma análise puramente técnica (por exemplo, em um filme, podem ser considerados aspectos como iluminação, fotografia etc.) ou você levará em consideração aspectos subjetivos (encontrados com maior facilidade no enredo e nos personagens)?

Após refletir sobre esses quatro itens, você terá as informações necessárias para iniciar o processo de escrita. Segue o passo a passo referente à produção da resenha crítica:

  • Apresentar um resumo inicial da obra, pois muitas pessoas leem a resenha sem terem conhecimento do produto em si. Dessa forma, apresente ao leitor, de maneira sucinta, as informações técnicas (se for um filme, aponte o diretor e os principais nomes da produção), o enredo e as personagens. É preciso situar o público.

  • No corpo do texto, você deve entrar em sua análise propriamente dita. Para ficar mais claro e didático, você pode dividir sua análise em blocos. Por exemplo, ao analisar um filme, é possível avaliá-lo com base no enredo, no relacionamento das personagens e no impacto causado no público. Essa divisão pode ajudar o leitor a compreender os caminhos trilhados por você, evitando confusões.

  • Na conclusão, é possível retomar os principais pontos interpretados sobre a obra e ainda dar uma espécie de veredito ao seu leitor, isto é, dizer ao público se aquela obra realmente vale a pena ser apreciada ou não. Em alguns veículos de mídia, a resenha crítica apresenta uma nota avaliativa ao final.

Diferença entre resumo e resenha crítica

Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre a diferença entre o resumo e a resenha crítica. Sobre o resumo, trata-se de um texto em que prevalece a descrição das informações e dos fatos obtidos. Já na resenha, além de uma breve descrição da obra, há a exposição de uma opinião do autor sobre a ela (se ele gostou e do que gostou ou se não gostou e do que não gostou).

Assim, o resumo não reserva espaço para as interpretações e visões do autor. Por outro lado, a resenha crítica exige um posicionamento daquele que escreve. Para melhor compreendermos a diferença, vejamos os exemplos a seguir.

O parágrafo anterior é um resumo que descreve o enredo da série Round 6, da Netflix. A seguir, temos uma transformação do texto em resenha crítica.

Nesse texto, mantivemos o resumo no primeiro parágrafo, e, na sequência, em vermelho, comentamos e interpretamos as informações descritas no parágrafo anterior. Assim, podemos dizer que o primeiro parágrafo resume e que o segundo resenha criticamente a série em questão.

Leia mais: Diferenças entre resumo e esquema

Características e estrutura de uma resenha crítica

A resenha crítica é um texto de cunho jornalístico, isto é, prevalece nela o caráter informativo e opinativo. Assim, ela pode ser organizada da seguinte forma:

  1. Apresentação: o autor faz um breve resumo da obra a ser analisada tanto com informações técnicas quanto com informações sobre o conteúdo (do livro, do filme etc).

  2. Análise: é nessa parte que o autor interpretará e analisará as informações descritas. Se for uma resenha crítica de cunho acadêmico, o resenhista deve destacar as principais teses defendidas pelo autor e expor sua opinião (se ele está de acordo ou não com elas). O mesmo vale para análise de obras literárias ou filmes, ou seja, é preciso dizer ao leitor quais pontos serão destacados sobre aquela produção (sejam positivos, sejam negativos).

  3. Conclusão: aqui o autor pode dar um parecer final sobre a obra ou mesmo retomar os principais tópicos abordados sobre ela.

Exemplo de resenha crítica

Esse exemplo é um trecho de uma análise da música The writing on the wall (Iron Maiden). O autor inicia sua resenha com algumas informações sobre o lançamento do single e a reação do público. Ele traz ainda algumas referências anteriores do grupo musical.

No parágrafo seguinte, o resenhista começa a interpretar as informações oferecidas ao seu leitor. Assim, expõe as conexões que a música possui com a Bíblia e o que significa a tal escrita na parede. A história da música se encontra, com base nas leituras e pesquisas do autor, com a figura de Belsazar, do Livro de Daniel.

O autor finaliza a primeira parte de seu texto associando a arrogância e os medos do personagem ao conteúdo da canção. Ele constrói sua interpretação por meio da exposição da associação entre a música e a história bíblica.

Pelo exemplo, podemos ver que a resenha crítica está muito além de uma simples descrição da obra. É preciso interpretar, discutir e dissecar a obra para o leitor, oferecendo-lhe os elementos necessários para que ele valorize sua opinião.

Como iniciar textos que fazem comparação entre filme e artigos

A outra forma é escrever um parágrafo sobre o primeiro assunto, e depois um sobre o segundo, mencionando como o segundo difere ou é semelhante ao primeiro. Você repete este processo de alternância de um assunto para o outro, até que você tenha abordado todas as semelhanças e diferenças que deseja comparar e contrastar.

Como fazer uma comparação de textos?

Abra os documentos que você deseja comparar. Na guia Revisão, no grupo Comparar, clique em Comparar. Clique em Comparar duas versões de um documento (linha preta legal). Em Documento Original,procure o documento que você deseja usar como o documento original.

O que devo escrever em um parágrafo comparativo?

1 usando palavras-chave de comparação-contraste como "semelhante", "semelhante a", "também", "ao contrário" e "por outro lado", para cada comparação. Termine este parágrafo com uma declaração pessoal, uma previsão ou outra conclusão esclarecedora.

O que é fazer uma análise comparativa?

O adjectivo comparativo significa que se põe em comparação, que serve para comparar, que emprega comparação. ... Parece-me que análise comparativa será a forma melhor quando existe uma decisão antes da acção, nomeadamente num contexto como o seguinte: «Vamos fazer uma análise comparativa dos resultados».

O que é um texto comparativo?

Ela é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado. ... É muito comum o emprego da comparação na linguagem informal (coloquial) e nos textos artísticos, por exemplo, na música, na literatura e no teatro.

O que é comparação de textos?

A comparação (ou símile) é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de palavras. Ela é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado.

O que é comparar um texto?

É uma ferramenta de comparação de seqüência de caracteres de texto on-line, fornecem três maneiras para exibir o resultado.

Como fazer uma boa analogia?

A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressões comparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.

Quais são os principais objetivos ao escrever uma análise comparativa?

Uma análise comparativa dos modelos permite identificar, então, as principais lacunas. Os modelos 1 e 2 apoiam-se em um sistema de métricas para alinhamento estratégico. ... No modelo 2 o alinhamento ocorre por meio da interdependência entre os indicadores quando da construção do mapa estratégico.

Por que você precisa analisar apenas um texto?

  • A maioria das tarefas pede para analisar apenas um texto, como um livro, um poema, um artigo ou uma carta. Em alguns casos, você tem que avaliar produtos de outras linguagens, como a visual ou auditiva: pintura, fotografia, filme, música etc. Identifique o você precisa realmente analisar e levante informações, como: O título, se houver.

Como você encontrará mais informações sobre a elaboração de uma análise comparativa?

  • Neste artigo você encontrará mais informações sobre a elaboração de uma análise comparativa.

Qual o conteúdo do texto analítico?

  • Um texto analítico deve ter um objeto claro e bem estabelecido. Você deve responder os “comos” e “por quês” do texto e não simplesmente resumir o conteúdo. Se o professor não disse o que você precisa abordar, então selecione os tópicos.

Como organizar uma análise comparativa?

  • Elabore o esboço do restante do seu artigo, utilizando uma das seguintes formas eficazes para organizar uma análise comparativa. Uma delas é escrever vários parágrafos sobre o primeiro assunto, e depois alguns parágrafos sobre o segundo que você está comparando com o primeiro, mencionando as semelhanças e as diferenças.