Como fazer um projeto de pesquisa comparando obras

publicado 08/10/2018 17h26, última modificação 05/05/2022 16h20

Pesquisas desenvolvidas por docentes do mestrado em Literatura Comparada

Linha de Pesquisa

Narrativas, Diásporas, Memória
e História

 

Narrativas, Diásporas, Memória
e História

Latino-americanos para Mário de Andrade: leituras e escutas na produção brasileira sobre música e folclore (1920-1945)

Resumo: Como se sabe, um dos mais multifacetados intelectuais brasileiros do século XX, Mário de Andrade, nunca realizou viagens ao exterior, diferentemente até da maioria dos seus companheiros da experiência modernista. Apesar disso, a sua obra, ainda que frequentemente voltada para uma pesquisa de afirmação de nacionalidade (tanto na poesia e na narrativa quanto na produção ensaística, etnomusicológica, estética e folclórica), beneficia-se de numerosos aportes epistemológicos e bibliográficos "estrangeiros", entre os quais são muito significativas as presenças de autores, obras, temas e situações latino-americanos. Aqui, pretende-se realizar um levantamento completo das referências latino-americanas no conjunto das suas obras – inclusive as póstumas – que abordam a música e o folclore, incluindo as cartas trocadas com outras figuras proeminentes desses campos de estudo.

Áreas e temas de interesse para orientação

1. Campos intelectuais e instituições: museus, universidades, revistas, academias na AL (séc. XIX e XX) 2. Trajetória (de) Intelectuais 3. Literatura oral e popular e outras manifestações da cultura popular 4. Memórias e narrativas (auto)biográficas

5. Romances e romancistas no Brasil (séc. XIX e XX)

Literatura latino-americana em diálogo: relações e convivências nas poéticas e políticas literárias contemporâneas (conexões Paraguai-Brasil, Paraguai e outras terras)

O presente projeto articula-se pelo interesse no estudo de poéticas e políticas literárias latino-americanas promovidas e/ou originadas pelos diálogos, contatos e conexões que esta literatura mantém no interior da América Latina e/ou com outras terras. Parte-se de uma ideia de literatura latino-americana aberta a múltiplas manifestações e suportes e aberta a vários tipos de diálogos e contatos que determinam seu surgimento. São de interesse elementos que articulam diferentes autores e projetos literários de distintos lugares da América Latina e/ou de suas relações com outras terras para além da região; as políticas literárias que se manifestam através de diálogos (teoria e crítica literárias; periódicos; projetos historiográficos ou antologias; entre outros); bem como metodologias e categorias teóricas que versem sobre os contatos, contágios, comparações, gerados pela aproximação das literaturas, como por exemplo, as noções de ?rede?, ?correspondência?, ?afeto?, ?viver junto? e ?comunidade?. Em um primeiro momento, o projeto se debruçará sobre poéticas e políticas literárias originadas dos diálogos, contatos e conexões entre Paraguai e Brasil; Paraguai e exterior. Enfim, em tempos de isolamentos e distanciamentos humanos e de políticas discriminatórias de culturas, busca-se destacar como a literatura latino-americana, que tradicionalmente reivindicou o diálogo entre os países que a conformam, propõe formas de relações/convivências contemporâneas. Em outros termos, objetiva-se levantar hipóteses em torno destas ?literaturas latino-americanas em diálogo? que possibilitem ir mais além da mera constatação de suas possíveis relações e entrelaçamentos e respondam sobre as conexões desta literatura na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Áreas e temas de interesse para orientação: 

1. Pensamento latino-americanista: historiografia, literatura, teoria, crítica e políticas literárias;2. Literatura e artes visuais;3. Literatura comparada na América Latina;

4. Literatura paraguaia em diálogo;

TÍTULO:

Figurações da justiça: imaginação política e formas morais no cinema moderno (1945-1991) 

RESUMO: 

O objetivo deste projeto de pesquisa é elaborar uma fenomenologia da imaginação política e das formas morais no cinema moderno de ficção e documentário entre 1945 e 1991, desde o fim da II Guerra Mundial até o fim da União Soviética. Toma como objeto de estudo as figuras de justiça e os diálogos estéticos entre a imaginação cinematográfica moderna e o pensamento político e moral sobre a justiça (marxismo, liberalismo, crimes contra a humanidade, etc.). A proposta é fazer, por meio do estudo comparativo das figuras de justiça no cinema moderno, uma historiografia e teoria do cinema político do período, investigando, em perspectiva histórica abrangente, como o pensamento político assume formas expressivas em filmografias modernas de ficção e documentário, focando a circulação das figuras de estilo, os maneirismos e as inovações de linguagem entre obras, sem distinção de categorias. A ideia de figuração serve de guia para restituir ao político sua dimensão sensível, movendo-se do político em direção a uma estética da política e das suas linguagens imaginativas. Dado o recorte histórico ampliado, o projeto estrutura-se como programa de pesquisa, operando por subrrecortes comparativos na criação de coleções de figuras de justiça por períodos, países, movimentos, gêneros, filmes, diretores ou mesmo acontecimentos. Podem ser criados subprojetos atualizados de acordo com os resultados da investigação em curso. O programa estudo das figuras de justiça considerará os modos pelos quais os cinemas modernos imaginam e estilizam visualmente o pensamento político e as formas morais, criando figurações dos sensos, dos sentidos e das sensibilidades da justiça, sem desconsiderar os imaginários afins da igualdade, da liberdade, da democracia, da fraternidade e da paz.

Palavras-chave: cinema moderno; cinema político; imaginação política; formas morais; cinema comparado.

Áreas e temas de interesse para orientação

1. Estética e política no cinema, no audiovisual, na literatura e em outros suportes 2. Imaginários políticos globais: narrativas das margens, violências, sofrimentos 3. Imaginários urbanos latino-americanos: narrativas, margens, poéticas e encenações

4. Cultura das mídias: memória e narrativa

Felipe dos Santos Matias

Diálogos entre literatura e história nas poéticas latino-americanas

O presente projeto estuda, sob a ótica comparatista, as interlocuções entre literatura e história em produções poéticas do século XX e XXI de diferentes autores latino-americanos. A pesquisa é realizada por meio da discussão teórica e análise crítica de obras literárias, em diálogo com textos historiográficos, procurando-se detectar, na relação interdisciplinar, as confluências e divergências a respeito dos métodos de representação e processos de refiguração e construção de sentido utilizados em distintas produções poéticas latino-americanas. Como fundamentação teórico-crítica, são utilizadas as contribuições de Fernando Aínsa, Seymour Menton, Magdalena Perkowska, Hayden White, Luiz Costa Lima, Linda Hutcheon, Walter Mignolo, Georges Duby, Jacques Le Goff, Walter Benjamin, Paul Ricoeur, entre outros. 

Áreas e temas de interesse para orientação1. Literatura e História2. Memória e narrativa 3. Poéticas latino-americanas comparadas

4. Estudos comparados na América Latina

Tem-se por objetivo a análise crítica e decolonial das representações do Outro Latino-Americano e seus espaços nos objetos tecnicamente reprodutíveis da cultura de massa, tais como obras audiovisuais e literárias, mapas e imagens em geral. Busca-se revelar tanto as narrativas hegemônicas com base nas colonialidades do poder e do ver, suas estratégias de dominação e seus regimes de verdade, quanto as narrativas subalternas, marginais e de resistência.

Áreas e temas de interesse para orientação

1. Pensamento descolonial. 2. Cartografias alternativas da América Latina: cinema, televisão, literatura, videogame, narrativas de viagem etc. 3. A invenção do Outro e seus espaços: Orientalismo, Trópicos, América Latina. 4. Geografias culturais, geografias  de gênero e sexualidades, geografias de grupos marginalizados ou subalternos.

5. Culturas urbanas e culturas midiáticas.

No estudo comparativo de mulheres pobres pouco alfabetizadas que conseguiram escrever sobre suas vidas e atingir o grande público na América Latina da segunda metade do século passado, o conceito de mediação cultural emerge como categoria imprescindível para entender suas histórias de sucessos e fracassos. O papel dos mediadores, nas suas diferentes modalidades (desde os “descobridores” aos editores dos textos “autobiográficos”), nem sempre visível no processo de comunicação escrita, pode ser observado e analisado com as ferramentas teóricas de diversas disciplinas, da literatura comparada à antropologia da cultura escrita, focalizado em casos particulares. O mais instigante é o de Carolina Maria de Jesus, uma figura reivindicada como autora subalterna que levantou sua voz de mulher negra favelada para testemunhar a injustiça social crônica na América Latina. Através do estudo comparado das circunstâncias de produção, circulação e recepção de seus escritos inéditos e publicados, assim como entrevistas aos atores que protagonizam hoje sua recuperação na cena pública, com a inclusão de sua obra no cânone literário, a pesquisa almeja abrir a “caixa preta” da construção de um fenómeno que vincula os mundos privado e público, popular e culto, questionando a possibilidade de mobilidade social das mulheres com reconhecimento autoral. 

Áreas e temas de interesse para orientação

- gêneros epistolar e autobiográfico- antropologia e sociologia da literatura- história social da cultura escrita- prácticas populares de leitura e escrita- arquivos e patrimônio cultural

- migrações

 

Problematizando a relação literatura e sociedade e considerando que as narrativas brasileiras contemporâneas têm tomado como tema recorrente as vacilantes fronteiras que demarcam a identidade humana, a pesquisa,  comparativista, é um desdobramento do projeto “Entre a Sacralidade e a precariedade da vida: o mal e a natureza humana nas narrativas literárias contemporâneas”. Busca-se estudar, na narrativa de Rubem Fonseca, as formas de atualização do mal, por meio das experiências limítrofes, com suas tensões envolvendo o significado da natureza humana, com enredos envolvendo crimes, doenças, limitações físicas e mentais, e atos violentos nas relações interpessoais e intrafamiliares. Espera-se, assim, oferecer contribuições específicas para uma antropologia da arte e correlativamente da literatura, explorar essa opção teórica e metodológica como um dos meios para a compreensão de questões da cultura brasileira recente.

Áreas e temas de interesse para orientação

1. Antropologia da arte e da literatura 2. Narrativa literária e imigração 3. Narrativa literária, bioética e biopoder

4. Narrativa literária brasileira recente

Temas, Imagens, Transculturalidade

O projeto objetiva investigar as figurações da violência em obras literárias latino-americanas contemporâneas. Estrutura-se a partir da compreensão de que literatura e violência são construções sócio-históricas que compartilham as mesmas condições materiais. O projeto desdobra-se no recorte “literaturas do fim do mundo” e visa investigar obras literárias latino-americanas distópicas publicadas no Brasil e na Argentina na segunda década do século XXI. A delimitação temática orienta-se a partir da percepção de como as crises democráticas e o recrudescimento do capitalismo liberal vivenciado nos últimos anos têm originado a produção de narrativas distópicas que tematizam a ascensão de regimes totalitários e líderes autoritários ao poder, o cerceamento de direitos e de interesses de opositores e “minorias” étnicas, raciais e religiosas, a redução de migrantes e grupos economicamente desprivilegiados à “vida nua”, o aprofundamento da exploração dos recursos naturais e de outras espécies animais, o agravamento das desigualdades sociais e precarização das condições de trabalho. (Projeto financiado com Bolsa de Produtividade CNPq - PQ-2).

Áreas e temas de interesse para orientação

- Romances Latino-americanos contemporâneos- Literatura distópica

- Intersecções entre violência e literatura

O presente projeto pretende questionar e problematizar as origens e as formas atuais da cena latino-americana. Para tal, parte da análise e do estudo de algumas obras pontuais dentro do contexto teatral e suas relações interdisciplinares com áreas como a Literatura, a Antropologia, o Cinema e a Música. Com foco em manifestações cênicas e ritualísticas produzidas fora das grandes capitais culturais, busca-se traçar um mapeamento de artistas e autores latino-americanos cuja poética sugere influências das origens ameríndias e africanas. O projeto se apoiará na produção latino-americana dos séculos XX e XXI, mais especificamente em obras de autores como Carlos Solórzano, Pedro Bravo Elizondo, Gerardo Luzuriaga, Augusto Boal, Jorge Dubatti, entre outros, observando as confluências e divergências de sentidos, os diálogos interculturais e as interseções espaço-temporais dessas poéticas. A pesquisa pretende, ainda, realizar experimentos cênicos a partir do conhecimento adquirido com o trabalho de campo e com o embasamento teórico obtido, objetivando a construção de novas formas de pensamento crítico dimensionadas no tempo e no espaço latino-americanos.

Áreas e temas de interesse para orientação

1. Mapeamento  das criações espetaculares atuais, tendo como cenário a América Latina 2. Estudo histórico da pluralidade de estilos e gêneros das obras latino-americanas preexistentes 3. Relações entre a cena, o espaço e a ação artística, reconhecendo os seus terrenos estéticos, afetivos e os referenciais expandidos

4. Exercício prático da teoria pesquisada, através da criação de cenas pessoais que se caracterizam pelo rompimento das convenções, formas e estéticas

O presente projeto de pesquisa destina-se a perscrutar a obra literária de representativos autores latino-americanos, no que tange à relação entre espaço e literatura, entre paisagem e linguagem poética, em busca de elementos de compreensão sobre as transformações socioeconômicas, artísticas e culturais da América Latina, no bojo da Globalização em suas incidências sobre a vida contemporânea no continente. Para tanto, buscam-se os recentes aportes teóricos dos estudos de geopoética e de geografia cultural, em convergência com ferramentas hermenêuticas tais como a estilística, os estudos culturais, a linguística. Em última instância, busca-se entrever os elementos de uma cartografia literária balizada por traços culturais eminentemente latino-americanos, ainda que emoldurada por conceitos tais como Antropofagia (Andrade ), heterogeneidade (Cornejo Polar), transculturação (Ortiz e Rama) e hibridismo (Canclini). Essas pesquisas se enfeixam no âmbito dos estudos comparados e buscam interpretar as paisagens simbólicas e a cartografia de imagens da América Latina, com base no diálogo entre autores do passado, como Gregório de Mattos, Sor Juana Inés de la Cruz e Guamán Poma de Ayala, e autores modernos e contemporâneos, como Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Carolina Maria de Jesus, Juan Rulfo, Mario Bellatín e Roberto Bolaño. Além da literatura, as pesquisas contemplam igualmente imagens pictóricas e fotográficas, como forma de mapeamento de identidades imagéticas transfronteiriças e latino-americanas. A fundamentação teórica se estabelece no diálogo com pensadores tais como Rama, Canclini, Polar, Guillén, Renduelles, Chivallon, Collot, Pageaux, entre outros. Assim, se o poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz (1914-1998) afirma que *la percepción es concepción*, o presente projeto busca respostas provisórias para a seguinte questão, no contexto da construção imaginária dessa entidade a que se chama América Latina: como se assenta sobre o branco estático, bidimensional e linear do papel essa leitura poética que se faz de signos espaciais corrediços, randômicos e multidimensionais? 

Áreas e temas de interesse para orientação

1. Poesia latino-americana comparada 2. Narrativa latino-americana comparada 3. Estudos de tradução 4. Tradução intersemiótica

5. Margens da literatura

O projeto de pesquisa tem por objetivo uma pesquisa-ação de incentivo à leitura no intuito de proporcionar melhores condições de inserção dos alunos de escolas públicas na cultura literária. A literatura cumpre um papel importante no processo de socialização e transmissão dos valores culturais de um dado país, região ou mesmo comunidade. As trocas culturais poderiam, pois, vir à tona caso a literatura, como meio de transmissão, fizesse esta ligação, já que ela se constitui inegavelmente como formadora. A leitura implica, também e principalmente, a produção e construção de sentidos, de “espaço de liberdade” (PETIT, 2001) e construção ou (re) construção da própria subjetividade: “Leer o recurrir a bienes culturales diversos, para encontrase a si mismo, para reconocerse, para construirse o reconstruirse, no es la misma experencia que leer para olvidar o para distraerse”  (PETIT, 2001, p. 109). Nesse processo, o sujeito se forma como leitor em interação com o texto, com outros textos, com os outros em geral, a partir da sua própria história de leitor e de suas experiências de vida. Considera-se, então, que o acesso aos bens culturais é fundamental para o processo de tornar-se sujeito, ao mesmo tempo em que é essencial, para isso, realizar um tipo de trabalho com a leitura que possibilite refletir sobre essas relações, sobre os sentidos apreendidos no texto, sobre os sentidos construídos e reconstruídos por esses sujeitos e sobre o objeto estético - literatura e sua relação com as outras Artes. Assim, investigaremos, interdisciplinarmente, se, a partir das ações deste projeto em escolas públicas de zonas rurais da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) nos anos iniciais do ensino fundamental, há transformação na prática docente no que se refere ao incentivo à leitura e à inserção do espaço da biblioteca em suas práticas de ensino-aprendizagem.

Áreas e temas de interesse para orientação

1. Literatura, outras Artes e ensino 2. Leitura literária e formação do leitor 3. Literatura infantil e juvenil

4. Leitura, biblioteca e literatura

Este projeto de pesquisa pretende fazer um levantamento e análise de periódicos ilustrados criados após a Guerra da Tríplice Aliança - Guerra Guasú (1864-1870), sobretudo no Paraguai, na segunda metade do século XIX, com ênfase nas imagens construídas no e sobre o Paraguai após 1870, data que marca o final do conflito armado, a fim de problematizar a construção de memórias e identidade nacional. Partiremos de um levantamento inicial de periódicos ilustrados produzidos no Paraguai na década de 1880 presentes na hemeroteca da Biblioteca Nacional paraguaia: "La Ilustración Paraguaya" (Assunção, 1888-1889), "El Látigo" (Assunção, 1885-1889), "El Látigo Imortal" (Assunção, 1889-1892), "La Verdad Autografa" (1885), "El Veterano" (Assunção, 1889), mas também buscaremos analisar outras produções visuais como o "Álbum de la guerra del Paraguay" (Buenos Aires, 1893-1896) publicado na Argentina e que também teve colaboradores uruguaios e brasileiros, assim como publicações brasileiras. Entre os objetivos está compreender que imagens o Paraguai construiu de si e dos seus algozes, assim como foi representado por seus vizinhos brasileiros e argentinos. Para auxiliar nas interpretações utilizaremos discussões acerca da memória (LE GOF, 1990; NORA, 1993. POLLACK, 1989) e contribuições dos Estudos Visuais apoiados por trabalhos de autores como W.J. T. Mitchell, George Didi-Huberman, Sebastián Diaz-Duhalde, entre outros. 

Áreas e temas de interesse para orientação

1. Imprensa Ilustrada na América Latina 2. Caricatura 3. Formação das identidades nacionais na América Latina e suas relações com Arte e política

4. Estudos comparativos entre arte e literatura, sobretudo no século XIX