Citar rios principais de cada bacia Hidrográfica do Sudeste

As principais bacias hidrográficas desta região são as dos rios Doce e Paraíba do Sul. Outras bacias inseridas na região do Atlântico Sudeste são as dos rios São Mateus, Itapemirim, Itabapoana e Ribeira de Iguape.

Qual é a bacia hidrográfica mais importante da região Sudeste?

O rio Doce é um curso de água existente na região Sudeste do país. Ela banha os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e possui uma extensão de cerca de 853 km. O fluxo do rio Doce corresponde a bacia hidrográfica mais importante, que está totalmente inserida no sudeste brasileiro.

Quais são os rios que formam a bacia do Atlântico?

Os principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul são:

  • Rio Itajaí
  • Rio Açu.
  • Rio Capivari.
  • Rio Jacuí
  • Rio Vacacaí
  • Rio Piratini.
  • Rio Jaguarão.
  • Rio Taquari.

Como é formada a Bacia do Sudeste e quais são os seus principais afluentes?

Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste Formada pelos rios Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros, a bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste está presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, correspondendo a uma área de 229.

Quais são os elementos que compõem uma bacia hidrográfica?

Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal. As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano.

Quais são as bacias hidrográficas no Brasil?

Bacias hidrográficas do Brasil

  • Não pare agora... ...
  • Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia;
  • Bacia Hidrográfica do São Francisco;
  • Bacia Platina (Bacia do Paraná, do Paraguai e do Uruguai);
  • Bacia Hidrográfica do Parnaíba;
  • Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental;
  • Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental;

Quantas bacias hidrográficas existem?

As quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são as bacias Amazônica, do Tocantins, a Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e a do rio São Francisco que, juntas, cobrem cerca de 80% do território brasileiro. Em Geografia, existe uma classificação para a forma como as águas fluem dentro de uma bacia.

Qual é a bacia hidrográfica do mundo?

A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil.

Quais são as bacias hidrográficas mais importantes do mundo?

Maiores bacias hidrográficas

  • Bacia do rio Amazonas, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil, 7 050 000;
  • Bacia do Congo, Congo, 3 690 000;
  • Bacia do Mississippi, EUA e Canadá, 3 328 000;
  • Bacia do rio da Prata, Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina, 3 140 000;

Qual é a bacia hidrográfica do rio Paraná?

A Bacia do Paraná é uma das bacias hidrográfica do Brasil que está localizada na região sudeste e centro-sul do país e no centro-leste da América do Sul. No Brasil, a Bacia do Paraná abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Quais são as bacias hidrográficas do Paraná?

Cada bacia hidrográfica é formada por um conjunto de rios. Os principais rios da Bacia do Paraná são: Paraná, Paraná, Grande, Iguaçu, Paranaíba, Tietê, Paranapanema, Ivaí, Tibagi, Pardo, Amambaí, Aporé, Verde, Dourados, Sucuriú.

Qual é a importância econômica do Rio Paraná?

A bacia hidrográfica do Rio Paraná também tem uma enorme importância econômica por sediar a Usina de Itaipu, hidrelétrica que abastece toda a região, tornando possível a vida em diversas cidades e fornecendo energia para indústrias e empresas.

Qual é a importância do rio Paraná?

O rio Paraná forma uma das bacias hidrográficas mais importantes da América do Sul,sendo aproveitado como via de transporte e para produção de energia elétrica, também auxilia no comércio. No mesmo foi contruida a usina de itaupi,a maior do mundo em operação.

Bacia hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, córregos, ribeirões, etc. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o território brasileiro possui 12 regiões hidrográficas.

Ocupando uma área de 229,9 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2,7% do território brasileiro, a Bacia do Atlântico Sudeste abrange porções dos territórios do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Os principais rios dessa bacia hidrográfica são o Paraíba do Sul e o Doce. Outros importantes rios que compõem essa região são Itapemirim, Itabapoana, Ribeira de Iguape, São Mateus, Santa Maria, entre outros.

Citar rios principais de cada bacia Hidrográfica do Sudeste

Paraíba do Sul, o maior rio da Bacia do Atlântico Sudeste

A vazão média da Bacia do Atlântico Sudeste corresponde a cerca de 2,1% do total do país. Esses rios abastecem mais de 25,5 milhões de pessoas, além de serem essenciais para a realização de atividades econômicas, tais como a agropecuária e a produção industrial.

Essa região apresenta grande concentração populacional e abriga grande parte das atividades econômicas do Brasil. Essas características fazem com que o consumo de água seja muito elevado. O grande problema é que a disponibilidade desse recurso é pequena para suprir a grande demanda.

Entre os impactos ambientais registrados na Bacia do Atlântico Sudeste, podemos destacar a retirada da mata ciliar, a poluição dos rios, o assoreamento, a ocupação irregular do solo, etc.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

Equipe Escola Kids

Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar.

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água-doce – 14% das reservas mundiais de água-doce estão no território brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o país possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas por todo o território nacional. Veja a localização no mapa e as principais características de cada uma delas:

Citar rios principais de cada bacia Hidrográfica do Sudeste

Bacias hidrográficas do Brasil

Bacia Hidrográfica Amazônica
É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², apresentando grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial.

Bacia Hidrográfica do São Francisco
Importante meio de ligação entre as Regiões Nordeste e Sudeste, a bacia do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Apresenta extensos trechos navegáveis, além de grande potencial hidrelétrico. O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região.

Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Com 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.

Bacia Hidrográfica do Paraná
A bacia do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possui rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc.

Bacia Hidrográfica do Parnaíba
Abrangendo uma área de aproximadamente 340 mil quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica está presente nos estados do Piauí, Maranhão e na porção oeste do Ceará. Os principais rios são o Balsas, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, Poti e Canindé.

Bacia Hidrográfica do Uruguai
Essa bacia está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal rio, o Uruguai, nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Suas características são propícias para a construção de usinas hidrelétricas.

Bacia Hidrográfica do Paraguai
A bacia hidrográfica do Paraguai é típica de planície, apresentando grandes extensões para navegação. No Brasil, ela está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, englobando uma área de 361.350 quilômetros quadrados. Tem como principal rio o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis (MT).

Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental
A bacia do Atlântico Nordeste Oriental é responsável por drenar água de uma área de 287.348 quilômetros quadrados, compreendendo os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Os principais rios são o Beberibe e Capibaribe, além do Jaguaribe, considerado o maior rio intermitente (temporário) do mundo.

Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental
Situada nos estados do Maranhão e Pará, essa bacia hidrográfica possui 254.100 quilômetros quadrados. Os principais rios perenes são: Mearim, Itapecuru e Turiaçu.

Bacia Hidrográfica Atlântico Leste
A bacia do Atlântico Leste, com 374.677 quilômetros quadrados, abrange territórios de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O Rio Jequitinhonha se destaca nessa área de drenagem.

Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste
Formada pelos rios Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros, a bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste está presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, correspondendo a uma área de 229.972 quilômetros quadrados.

Bacia Hidrográfica Atlântico Sul
Com predominância de rios de pequeno porte, essa bacia hidrográfica possui 185.856 quilômetros quadrado. Seus rios desaguam no Oceano Atlântico.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia