Biologia o que estuda

Ciências Biológicas é a área que tem como objetivo estudar todos os tipos de vida: flora, fauna, seres humanos e animais. Esse estudo engloba desde a escala atômica até a taxonomia – ou seja, a classificação das espécies.

O curso de graduação em Ciências Biológicas possui um amplo mercado de trabalho e é ofertado nas modalidades de bacharelado e licenciatura. Está em dúvida sobre o curso? Então, conheça mais sobre ele e saiba quais as áreas de atuação para o profissional formado em Ciências Biológicas!

Como é o curso de Ciências Biológicas?

Engana-se quem acredita que o curso de Ciências Biológicas possui somente disciplinas relacionadas à Biologia! O aluno tem contato frequente com Estatística, Matemática e Física. Mas não se assuste! Essas matérias são mescladas com Genética, Ecologia e Botânica. Assim, o profissional formado pode atuar na área com todos os conhecimentos necessários.

Vale lembrar que algumas instituições de ensino superior ofertam habilitações em campos específicos, como Ecologia e Biologia Marinha.

Quais as áreas de atuação do profissional formado em Ciências Biológicas?

O biólogo estuda todos os tipos de formas de vida, desde a macroscópica até a microscópica. Faz pesquisas sobre a evolução, a origem, o funcionamento e a estrutura dos organismos vivos. Também analisa a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

O vasto campo de atuação do profissional formado em Ciências Biológicas permite que ele siga diferentes caminhos, desde trabalho ambiental até as pesquisas com células-tronco. A carreira nesta área é promissora e a tendência é que ela cresça cada vez mais!

Isso se deve pelo fato da constante preocupação com o meio ambiente, em nível mundial. O biólogo é fundamental na descoberta de aplicações na Medicina, no campo da produção de bebidas em indústrias e no desenvolvimento de medicamentos, por exemplo.

Qual a diferença entre a licenciatura e o bacharelado?

A principal diferença está no campo de atuação do biólogo. O profissional licenciado em Ciências Biológicas possui aptidão para dar aulas de Biologia, seja no ensino médio ou fundamental. Também pode trabalhar como docente em ciências e educador ambiental. Um outro campo para esse profissional são as secretarias de educação, onde ele pode atuar como consultor.

Já o bacharel atua em uma área voltada para pesquisas, como Biologia Molecular e Biotecnologia. Também exerce atividades no saneamento, na preservação e no manejo sustentável de ecossistemas e da biodiversidade.

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Ciências Biológicas possui um vasto campo de atuação! Como já dissemos anteriormente, devido à preocupação geral com o meio ambiente, o biólogo passou a ter participação efetiva em todas as áreas, como a Saúde e a Agronomia.

Além disso, devido ao rigor da legislação do meio ambiente, todas as empresas necessitam de um profissional da área para elaborar relatórios sobre o impacto ambiental causado por elas. Isso faz com que a procura pelos profissionais dessa área aumente consideravelmente.

Onde o profissional de Ciências Biológicas pode atuar?

Bioinformática

A Bioinformática é multidisciplinar e surgiu devido às necessidades em se compreender as funções biológicas — em especial os genes. O biólogo que trabalha nessa área é responsável por relacionar e armazenar dados biológicos, por meio de algoritmos matemáticos e métodos computacionais.

Ele também faz a previsão de resultados e estruturas, simula e estuda o metabolismo das células, analisa estruturas tridimensionais das moléculas, constrói árvores evolutivas e determina sequências de DNA.

Biologia molecular

Essa área estuda as relações bioquímicas celulares envolvidas na síntese proteica e na duplicação do material genético. Está intimamente ligada à genética. O profissional que optar por essa área estudará e analisará o material genético de seres vivos, em especial o processo de tradução, replicação e transcrição. O campo de trabalho são as clínicas e os laboratórios. O foco da Biologia molecular é a genética.

Biotecnologia

Quem escolhe atuar na Biotecnologia precisa ter em mente que essa é uma área multidisciplinar. Em laboratórios, o profissional vai atuar no gerenciamento e na criação de novos produtos — podem ser ingredientes para indústrias, medicamentos e até mesmo plantas.

Além disso, ele pode fazer o estudo de bactérias, fungos, protozoários e vírus e quais as doenças que eles podem vir a causar nos seres humanos e nas plantas. Também, pesquisa métodos para utilização desses micro-organismos na produção de bebidas e alimentos, como cerveja e laticínios.

Pode ainda atuar nas indústrias farmacêuticas e alimentícias, cuidando da higiene por meio do controle microbiano no ambiente de trabalho. O biólogo que trabalha nessa área faz também o controle ambiental e a prevenção da contaminação da água e do solo devido às atividades dessas organizações.

Zoologia

O biólogo que desejar atuar na área da Zoologia vai fazer o estudo dos animais no que se refere à sua genética, biologia, anatomia, fisiologia, ecologia e evolução. Em laboratórios, vai fazer o levantamento da diversidade de animais, da sua conservação e da identificação das espécies ainda não conhecidas.

Ele pode trabalhar em zoológicos estudando as condições às quais os animais estão expostos e quais os cuidados necessários com eles. Além disso, pode fazer pesquisas com o intuito de compreender como se pode restabelecer a manutenção do equilíbrio ecológico de determinado ambiente.

Consultoria ambiental

O profissional que deseja trabalhar no campo da consultoria ambiental pode ser autônomo e prestar serviços para diferentes empresas. Ele atua em especial nas áreas que envolvem agressões à fauna devido as atividades industriais.

As principais funções dessa área são estudar se as atividades da empresa se adéquam às legislações ambientais e prever quais serão os impactos dessas atividades no meio ambiente, estabelecendo medidas para evitá-los.

Existem ainda outros campos de menor atuação do profissional formado em Ciências Biológicas, como vigilância sanitária, fazendo perícias e fornecendo licenciamentos a órgãos públicos, restauração de áreas de proteção e reservas legais e monitoria de unidades de conservação.

Percebeu como é vasto o mercado de trabalho para o profissional das Ciências Biológicas? Vale lembrar que o salário vai variar de acordo com o campo de atuação que for escolhido.

Além disso, é preciso escolher entre os dois tipos de graduação, bacharelado ou licenciatura, de acordo com as preferências para o futuro profissional. Porém, independentemente dessa escolha, o futuro do profissional será de sucesso.

Gostou das nossas dicas sobre o curso de Ciências Biológicas? Então, assine a nossa newsletter e saiba mais sobre outros cursos!

Nesse artigo, tentarei ir além da pergunta o que é biologia e pra isso também é necessário entender o que a biologia estuda. Resumidamente podemos dizer que biologia é uma ciência voltada para o estudo da vida.

As pesquisas desenvolvidas pelos biólogos têm como objeto de estudo os animais, as plantas e também outros grupos de seres vivos, como algas, fungos e bactérias.

O olhar de um biólogo pode estar direcionado para aspectos microscópicos, como a formação dos espermatozoides, por exemplo, ou para questões mais amplas, como a morfologia externa de uma planta ou o comportamento de um grupo de animais

A Biologia é composta de diferentes áreas de estudo, como a Botânica, a Zoologia, a Genética, a Biologia Molecular . Olhe a tabela abaixo.

ÁREA DA BIOLOGIA

OBJETO DE ESTUDO

Biologia Molecular

Organização e funcionamento molecular dos organismos.

Botânica

As plantas.

Citologia

A forma e a função das células.

Ecologia

Os componentes vivos e não vivos de um ambiente e as interações entre eles.

Embriologia

Os processos de formação de um novo ser vivo a partir da fecundação.

Evolução

As transformações hereditárias e adaptações das populações ao longo do tempo desde o surgimento da vida.

Fisiologia

O funcionamento do organismo.

Genética

A transmissão de características hereditárias.

Histologia

Os tecidos biológicos, formados por associações de células.

Zoologia

Os animais.

Conforme um pesquisador estuda em detalhe determinados temas, ele pode se especializar em uma ou mais áreas de estudo. No curso de Biologia, você vai poder conhecer algumas dessas áreas.

O que é Biologia como ciência

Embora os estudos sobre os seres vivos tenham sido conduzidos desde a Antiguidade por filósofos conhecidos, como Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), a Biologia se constituiu como ciência há menos tempo do que outras disciplinas, como a Física, por exemplo.

A Ciência moderna só começou a se consolidar nos séculos XVI e XVII, quando os pensadores da época passaram a expor suas ideias em academias.

Era nesses espaços que aconteciam as discussões científicas e diferentes ideias eram debatidas e contestadas.

Essas discussões ajudaram a definir as regras para produzir conhecimento científico, o qual não podia ser construído simplesmente com base em ideias e crenças.

Para que o conhecimento obtivesse o estatuto de ciência, era necessário seguir um conjunto de procedimentos preestabelecidos e aplicáveis por qualquer pessoa.

A primeira etapa consistiria na observação de um fenômeno natural e na proposição de uma explicação, que deveria ser fundamentada nos fatos observados e envolveria a experimentação; ela teria, portanto, de ser posta à prova.

A observação dos fatos levaria à elaboração de hipóteses, que são explicações científicas teóricas ainda não comprovadas.

Biologia o que estuda
Cientista realizando experimentocom uma barata. Com o uso de eletrodos, épossível investigar como funciona o sistema

nervoso desse animal.

A experimentação e o debate das hipóteses poderiam fortalecer ou derrubar as ideias iniciais. E, se muitas delas fossem derrubadas, outras se fortaleceriam e passariam a constituir teorias.

Com o tempo, novos fatos poderiam levar ao abandono das teorias aceitas em determinada época e novas hipóteses seriam propostas.

Um pouco de história da Biologia

Em 1703, foi apresentada na Academia Real da França, em Paris, uma explicação para a origem dos fósseis de animais marinhos que despertava muitas dúvidas.

Como poderiam ser restos de seres vivos marinhos, uma vez que eram encontrados no alto de montanhas, centenas de metros acima do nível do mar? De que maneira seres marinhos poderiam deixar marcas tão distantes do mar?

Biologia o que estuda
Fóssil de peixe proveniente do monteBolca, Verona, Itália, onde há fósseis marinhos

850 metros acima do nível do mar.

O renomado matemático e astrônomo francês Philippe de La Hire (1640-1718) propôs uma explicação para o fato. Baseado na crença da época, La Hire propôs a existência de peixes e de outros animais, que viveriam nas águas do subsolo.

Ao subir, o vapor carregaria consigo minúsculos ovos, impossíveis de serem observados a olho nu. Em contato com o ar frio da montanha, o vapor condensaria e abasteceria as fontes de água.

Os ovos microscópicos fica- riam alojados em fendas de rochas, originando novos indivíduos. Com o passar do tempo, o peso das camadas superiores de rochas esmagaria os seres vivos, formando os fósseis de peixes, conchas e crustáceos.

Ciência moderna: novos métodos para produzir conhecimento

Com o trabalho de grandes pensadores, como Nicolau Copérnico (1473-1543), Galileu Galilei (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727), estruturou-se uma nova forma de produzir conhecimento, através de um método científico que não se restringia a organizar o pensamento na tradição da filosofia clássica.

Biologia o que estuda
Nicolau Copérnico: um dos grandespesquisadores renascentistas que estruturaram uma formanova de produzir conhecimento. Nesta reprodução, o

cientista é retratado em meio a equipamentos científicos.

Filósofos da Grécia antiga, como Aristóteles, já haviam produzido tratados com explicações sobre os seres vivos. Muitos acontecimentos eram explicados de maneira mística.

Os registros fósseis de seres vivos, como de amonites, por exemplo, eram interpretados como desenhos estampados nas rochas por deuses

Biologia o que estuda
Misturados apedras, quatroamonitesfossilizados dediferentes tamanhos(o amonitemaior temaproximadamente20 cm de diâmetro).Na Antiguidade, osfósseis dessesmoluscos eraminterpretados comomarcas que osdeuses deixavam

nas rochas.

.Os amonites fazem parte de um grupo de moluscos extintos que possuíam conchas similares à dos náutilos e argonautas, cujos representantes são encontrados atualmente em mares tropicais entre os oceanos Índico e Pacífico.

Os fósseis de amonites eram muito comuns em certas regiões da Itália, próximas da cidade de Verona, e eram chamados em latim de cornu Ammonis, que quer dizer “chifre de Amon”.

Os fósseis receberam esse nome numa referência a Amon, considerado o deus supremo de todos os deuses egípcios, que tinha o carneiro como um de seus animais sagrados e por isso era representado com chifres enrolados.

Acreditava-se que o deus Amon acompanhava seu povo em todos os lugares, inclusive nas batalhas, deixando marcas de sua presença invisível nas rochas.

Na mitologia grega foi identificado como Zeus, e, na mitologia romana, como Júpiter, um deus muito poderoso.

Com a Ciência moderna, ficou estabelecido que as marcas de fósseis como os amonites não poderiam ser vistas senão como marcas de seres vivos do passado.

Muitas evidências se acumularam, mostrando que uma rica fauna marinha tinha deixado marcas fósseis em diversos lugares, como nas altas montanhas da Europa. Na concepção dos filósofos antigos,

uma explicação fundamentada na lógica era considerada adequada. Porém, essa maneira de pensar deixou de ser aceita pelos novos pensadores, que seguiam os mestres do Renascimento.

Para eles, era necessário empregar um novo método para gerar conhecimento, que incluía a observação e a experimentação como etapas prévias à formulação de uma explicação lógica, de uma teoria científica.

Resumo

  • A Biologia é uma ciência que estuda a vida, em suas mais diversas manifestações.
  • As formas de produção do conhecimento se modificaram com o passar do tempo.
  • A construção da Ciência segue alguns procedimentos básicos. O objeto de estudo é observado e inicialmente são propostas hipóteses baseadas nos fatos que podem ser observados por diferentes pessoas.
  • As hipóteses são testadas por meio de experimentos e podem dar origem a teorias.
  • Na Grécia antiga, filósofos como Aristóteles produziam conhecimento sem compromisso com a observação e a experimentação.
  • As antigas crenças eram aceitas sem que se tivesse a possibilidade de testá-las.