Atividades sobre danças populares brasileiras 6 ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Danças populares.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Faça o download desse exercício de português em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Danças populares

    A maior parte das danças populares brasileiras mistura influências de portugueses e espanhóis.     CARIMBÓ – Muito popular no Pará, é uma dança de influencia africana. Homens e mulheres cantam e dançam em roda, quase sempre descalços.     O nome carimbó vem de um tipo de tambor feito em um tronco de árvore cortado e escavado.

    PAU-DE-FITA – Trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis, é uma dança típicas das festas juninas. Os participantes ficam em volta de um mastro enfeitado com fitas coloridas que caem do topo até o chão. No centro, uma pessoa segura o mastro, enquanto os dançarinos giram em volta trançando as fitas.

Almanaque recreio São Paulo, abril.2003.

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

2) A maior parte das danças populares brasileiras tem quais influencias ?
R.

3) O carimbó, muito popular no Pará, é uma dança que tem que influência?
R.

4) De onde vem o nome “carimbo”?
R.

5) Quem introduziu o pau-de-fitas nas festas populares?
R.

6) Onde os dançarinos ficam girando trançando as fitas?
R.

Por Hélia Higa.
As respostas estão no link do cabeçalho.

A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial. 

No Brasil, muitas tiveram grande destaque e se tornaram atrações populares, como as danças folclóricas, por exemplo.


As danças brasileiras surgiram da fusão das culturas europeia, africana e árabe aliadas às manifestações oriundas do próprio país.

As danças brasileiras são datadas em diferentes períodos e estão difundidas em cada região do país. As mais conhecidas nacional e internacionalmente são o Samba e o Frevo. Mas há muitas outras, vamos conhecer algumas.

Maracatu

O maracatu é uma dança folclórica com origem no estado de Pernambuco. (Foto: Wikipedia)

Estima-se que o Maracatu teve início no Brasil por volta de 1700 e quem o trouxe foram os portugueses. De origem afro-brasileira, essa expressão artística é uma das danças folclóricas mais conhecidas do país. O forte som dos seus grandes tambores, chamados de alfaias, além da zabumba e das ganzas, marcam o Maracatu. Muito presente na cultura pernambucana, especialmente nas cidades de Recife, Olinda e Nazaré da Mata, a dança mistura coreografias e teatro, acompanhada por músicos e dançarinos.

As figuras que representam essa dança folclórica são o rei, a rainha, a dama-de-honra da rainha, dama-de-honra do rei, príncipe, princesa, dama-de-honra do ministro, ministro, dama-de-honra do embaixador e embaixador etc. O Maracatu ainda conta com a figura do duque, duquesa, conde, condessa, quatro vassalos, quatro vassalas, três calungas, três damas-do-paço, porta-estandarte, escravo, figuras do tigre e do elefante, guarda coroa, corneteiro, baliza, secretário, lanceiros, brasabundo, batuqueiros, caboclos e baianas.

O Maracatu tem um forte apelo religioso, mas com o passar do tempo as irmandades foram perdendo força e a manifestação passou a acontecer durante o Carnaval, principalmente em Recife.

Bumba Meu Boi

São João em São Luis do Maranhão. Foto de Yuri Graneiro.

O Bumba Meu Boi é uma das danças brasileiras folclóricas mais famosas que mistura dança, música e teatro. Segundo alguns autores, a manifestação artística teve origem na cultura europeia, já outros consideram que a dança sofreu influências africana e indígena. No Brasil, é tradição da região norte e região nordeste. É muito comum fantasias bem coloridas, como a figura do boi, por exemplo, feita de madeira, revestida por tecidos bordados, na forma de um touro. O homem que veste a fantasia do Bumba Meu Boi é chamado de "miolo do boi”.

O enredo da história do Bumba Meu Boi depende de região para região, com algumas alterações. A história que é representada através da dança e da cantoria sobre a mulher de um vaqueiro que está grávida e tem o desejo de comer a língua de um boi. O vaqueiro, pronto para atender a vontade de sua mulher, rouba o boi de um fazendeiro. Muito apegado ao boi, o fazendeiro movimenta outros personagens auxiliares na história na busca pelo seu animal. Na maioria das apresentações o boi morre, mas depois ressuscita. 

Frevo


O frevo é uma das danças brasileiras mais famosas do país. (Foto: Wikipedia)

O frevo é uma das danças brasileiras advinda do estado do Pernambuco. Seu início ocorreu por volta de 1910 e veio a se tornar hoje uma das grandes atrações do carnaval brasileiro, sobretudo em Olinda, onde é considerado o carnaval mais popular do país. O ritmo do frevo é agitado e sua música, executada por bandas militares e charangas, fundamenta-se na união de gêneros como o tango brasileiro, a marcha, a contradança, a polca e a música clássica. Apesar de não possuir letra, a manifestação é conduzida por uma banda que toca para divertir os foliões.

O frevo é uma dança complexa que conta com diferentes passos. A coreografia combina passos de ballet, capoeira, malabarismos, rodopios, saltos, além de improvisos à medida que a dança evolui. Uma característica típica do frevo é o uso de uma sombrinha colorida durante a dança. Os adeptos da dança conduzem o objeto na mão expondo uma grande técnica. Dos cem passos bastante conhecidos do frevo, os mais afamados são locomotiva, dobradiça, fogareiro, capoeira, tesoura, mola, ferrolho, parafuso, etc.

O samba é uma das danças brasileiras de grande reconhecimento para a cultura do país. Seu início no Brasil se deu com a chegada dos negros. Intitulado como uma dança afro-baiana, o samba começou no país na região da Bahia, dançado pelos escravos nas senzalas. Essa manifestação artística estava associada a elementos religiosos que funcionavam como uma forma de comunicação ritual por meio da dança e da música. Outro estado brasileiro que iniciou a difusão desse ritmo foi o Rio de Janeiro. A dança era marcada pelo potente som da percussão, além das batidas com os pés. Com o tempo o samba foi crescendo e ganhando novos formatos a exemplos do samba-canção, samba de breque, samba-enredo, além de tantas outras derivações.

Imagem de dançarinos em posição para executar a dança do carimbó

Uma das danças brasileiras que nasceu em Belém foi o Carimbó, nas regiões de Salgado, composta por Marapanim, Curuçá e Algodoal. No início, as músicas do carimbó eram tocadas em tambores, além do reco-reco, viola, ganzá, banjo, maracás e flauta. Já nas décadas de 60 e 70 as guitarras elétricas foram incluídas nesse ritmo ganhando grande inspiração de outros ritmos como o merengue e a cúmbia. Com a expansão pelo Nordeste, ele entusiasmou o nascimento da lambada que logo depois se difundiu por todo país.

Durante as apresentações, os homens usam camisas e calças lisas, e as mulheres blusas que mostram os ombros além das saias rodadas. Na coreografia, os casais ficam em filas à medida que o homem se aproxima da mulher batendo palmas. Ao realizar passos de volteio, as mulheres jogam um lenço no chão para que seu par possa pegar como forma de respeito.

O Fandango surgiu no Brasil por volta de 1750, na região Sul. Segundo pesquisadores, sua origem advém da região Ibérica, mais precisamente de Portugal e Espanha. Conjunto de várias danças de natureza popular, nessa manifestação os dançarinos recebem o nome de folgadores e folgadeiras. Eles dançam e sapateiam em festas expondo passos como o Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Caranguejo, Vilão do Lenço, Sabiá, Marinheiro, etc. Para compor o ritmo da dança, o fandango dispõe de duas violas, além da rabeca, acordeão e pandeiro rural, mais conhecido como adufo ou maxixe.

Nessa manifestação artística os dançarinos usam trajes de tradição gaúcha e rodam sensualmente ao redor um do outro sem que exista contato físico. A movimentação dos casais é para atrair a atenção do outro. Essa dança apresenta influências dos passos de valsas e bailes. Devido a sua importância cultural, o fandango foi estabelecido como um bem imaterial do sul do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Manero Pau - Foto: O Nordeste

Alguns historiadores consideram que a origem da dança tem influências árabes e outros autores justificam a influência africana. No Brasil, o Maneiro-Pau é uma dança brasileira que surgiu na época do cangaço, na região do Cariri, no Ceará. Essa manifestação artística tem semelhanças musicais com a capoeira. Dançado somente por homens, os passos são realizados em rodas, acompanhados de pequenos pedaços de madeira que seguram nas mãos. Os homens batem esses paus no chão formando o ritmo da dança. Durante a coreografia, é muito comum alguns dançarinos duelarem enquanto outros batem no chão para manter o ritmo e o som.

Caninha Verde - Foto: Prefeitura de Tejuçuoca

A Caninha Verde é uma dança de origem portuguesa implantada no Brasil no período do Ciclo do Açúcar. A manifestação adquiriu forte notoriedade na região sudeste, no estado do Rio de Janeiro. A dança acontece em duas rodas, uma de homens e outra de mulheres, que cantam e bailam em sentido oposto e trocam de lugar, sem ter contato físico, formando novos pares. As músicas não possuem refrão e são cantadas de improviso por dois violeiros.

As danças folclóricas são fortes elementos artísticos que contribuem para o acervo cultural do país. Elas são baseadas, principalmente, em tradições e costumes próprias das regiões. Realizada de diferentes maneiras de acordo com o estado, ela pode ser feita em pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. 

No país, as danças brasileiras de caráter folclórico receberam influências dos povos africanos, árabes, indígenas e europeus. As religiões, sobretudo a Igreja Católica, teve forte influência no surgimento de personagens e contos da história brasileira. Uma das características marcantes das danças brasileiras folclóricas são as músicas simples e os personagens chamativos.

Agora responda:


1 - Você já conhecia alguma das danças acima? Quais?

2 - Você já participou de alguma delas?

3 - Conhece alguma outra dança brasileira que não foi citada? Qual?

4 - Qual das danças brasileiras citadas acima você mais gostou? Por quê?

5 - Represente por meio de um desenho sua dança preferida! 


FONTES: //www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/dancas-brasileiras

(EF03AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

Última postagem

Tag