Analise o gráfico abaixo e responda as questões como se apresentou a evolução da produção de soja

A soja é uma leguminosa que faz parte da dieta dos chineses, que foram os primeiros a cultivá-la na Ásia. Em sua totalidade, eles levaram cerca de 3 mil anos para expandir o produto no continente.

Já no início do século XX, passou a ser comercializada e produzida pelos EUA e, a partir daí, essa leguminosa se expandiu mundialmente, ocupando um lugar de destaque dentro do mercado Agribusiness (agronegócios) no mundo.

No Brasil, a soja foi introduzida pelos japoneses imigrantes que a trouxeram em 1908, mas o Brasil estava com a produção rural voltada para o café, logo a soja não ocupou espaço.

O desenvolvimento efetivo da soja só ocorreu na década de 70, impulsionado pela indústria de óleo e pelas necessidades impostas pelo mercado mundial.

A produção de soja no Brasil não é tradicionalmente de interesse interno, mas uma imposição determinada por grupos externos que ditam o que nós devemos ou não produzir.

O Centro-Oeste surgiu como uma nova opção produtiva da soja, a partir da década de 70, quando houve uma mecanização na agricultura. O cerrado, antes visto como um solo pobre, ganhou então um novo olhar, pois surgiram insumos que corrigiram as alterações ou as deficiências de substâncias, tornando o solo apto à prática da agricultura. Outro motivo favorável para a expansão da soja foi o relevo mais plano.

O Centro-Oeste hoje é o segundo maior produtor de soja do país, ocupando uma condição geopolítica que favorece à produção. A produção de soja tem alcançado, a cada ano, índices de produções cada vez mais elevados, decorrentes da inserção constante de tecnologia que ignora as questões de solo e climas.

No Brasil, existe um importante centro de pesquisa agropecuária, chamado EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que desenvolveu a condição de adaptação da soja no cerrado, sem contar as diversas pesquisas voltadas para o desenvolvimento da agropecuária, como o desenvolvimento de sementes imunes a pragas, adaptadas ao clima, geração de plantas mais produtivas, entre outras.

São muitas as pesquisas em andamento e concluídas.

Na década de 90, a soja ocupou o lugar de principal produto agrícola, apesar de ocasionalmente haver quedas no valor. Isso, no entanto, não tem impedido que os produtores deixem de cultivá-la.

Atualmente, a soja se expandiu até o sul do Maranhão e do Pará, mostrando, com isso, que a produção monocultora da soja saiu do Sul e Sudeste, migrou para o Centro-Oeste e agora inicia um novo ciclo em outras áreas.

É inegável que a soja seja geradora de riqueza, mas tais riquezas encontram-se concentradas nas mãos de poucos.

Deve-se levar em consideração que esse tipo de produção provoca sérios problemas ambientais como: perda de solos, retirada da vegetação original, poluição dos solos e das águas, extinção das nascentes, morte de animais silvestres que consomem cereais com substâncias químicas, entre outros.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Soja no mundo Produção: 362,947 milhões de toneladas Área plantada: 127,842 milhões de hectares

Fonte: USDA (08/06/2021)

Soja no Brasil (maior produtor mundial do grão) Produção: 135,409 milhões de toneladas Área plantada: 38,502 milhões de hectares Produtividade: 3.517 kg/ha

Fonte: CONAB (Levantamento de 05/2021)

Soja nos EUA (segundo produtor mundial do grão) Produção: 112,549 milhões de toneladas Área plantada: 33,313 milhões de hectares Produtividade: 3.379 kg/ha

Fonte: USDA (08/06/2021)

Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja) Produção: 35,947 milhões de toneladas Área plantada: 10,294 milhões de hectares Produtividade: 3.492 kg/ha

Fonte: CONAB (Levantamento de 05/2021)

Paraná Produção: 19,872 milhões de toneladas Área plantada: 5,618 milhões de hectares Produtividade: 3.537 kg/ha

Fonte: CONAB (Levantamento de de 05/2021)

Rio Grande do Sul Produção: 20,164 milhões de toneladas Área plantada: 6,055 milhões de hectares Produtividade: 3.330 kg/ha

Fonte: CONAB (Levantamento de de 05/2021)

Goiás Produção: 13,720 milhões de toneladas   Área plantada: 3,694 milhões de hectares Produtividade: 3.714 Kg/ha

Fonte: CONAB (Levantamento de de 05/2021)

Consumo interno (processamento) de soja em grão (Abiove): 46,845 milhões de toneladas em 2020 (estimativa em 14/05/2021). Exportação de soja em grão (Agrostat): 74,1 milhões de toneladas - U$ 28,561 bilhões (2020). Exportação de farelo (Agrostat): 16,7 milhões de toneladas - U$ 5,910 bilhões (2020). Exportação de óleo (Agrostat): 1,0 milhões de toneladas - U$ 0,761 bilhão (2020).

Total exportado (Agrostat): U$ 35,232 bilhões (2020).

Os sites abaixo são fontes de informação importantes para levantamento de dados econômicos sobre a cultura da soja e do agronegócio de maneira geral.

Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB: A empresa é responsável por realizar o levantamento da safra e organizar dados como produção, produtividade e área de diversas culturas. Além do levantamento de safra, visite os ícones Indicadores Agropecuários e Conjuntura Agropecuária. O endereço do site é www.conab.gov.br.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE: Informações detalhadas da agricultura brasileira. Visite especificamente este endereço: www.sidra.ibge.gov.br/bda/agric.

Instituto de Economia Agrícola - IEA: Mantém preços agrícolas atualizados diariamente. O endereço é www.iea.sp.gov.br.

Secretaria de Abastecimento do Paraná - SEAB: Apresenta dados interessantes sobre a evolução da produção de soja no estado que é atualmente o segundo maior produtor do grão. Visite: www.agricultura.pr.gov.br.

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - USDA: Site em inglês com muitas informações sobre oferta e demanda mundial, projeções de safras, produtividade por culturas, exportação e importação, etc. O endereço para acessar é www.fas.usda.gov. Ao carregar o site, clique em PSD on line e procure por oilseeds (oleaginosas). Você vai encontrar diferentes dados de soja (soybean, em inglês).

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais - Abiove: Congrega as principais empresas do ramo e dispobiliza dados do processamento da soja.

Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq: Apresenta indicadores de preços e dados sobre o produto interno bruto do agronegócio, entre outras informações. www.cepea.esalq.usp.br/pib.

Última postagem

Tag