Agora leia atentamente as seguintes assertivas quanto a veracidade

  1. 1. Diversidade Étnico – Cultural (Atividades das unidades) Pergunta: Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o homem e suas relações: I. O homem existe solto no espaço, suas interações ocorrem somente com outros homens. II. Nesse sentido, o homem alterou a si, por conseguinte, alterou suas necessidades e, sendo novas necessidades, a mesma forma de trabalho não poderia mais dar conta das quais, de modo que se tornaram necessárias novas ações transformadoras para atender a esse novo homem e suas novas necessidades. III. A identidade social do homem se constrói na interação do indivíduo com o seu entorno, com a natureza, e como esse entorno foi modificado pelo próprio homem. É FALSO o que se afirmar em: I, apenas. Pergunta: Indubitavelmente, viver em uma grande cidade é sinônimo, hoje, de alienação e dependência, pois, cada vez mais, distanciamo-nos da natureza, à qual exercemos domínio como grupo, nunca como seres isolados. Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas: I. Assim, tendemos a nos distanciar cada vez mais das relações primordiais geradoras de cultura, para assumir repertórios culturais gerados, em essência, pela indústria de consumo de massa. II. O distanciamento do homem em relação à natureza é responsável por uma ilusão de falso domínio: seu isolamento nos centros urbanos constrói uma sensação de segurança em relação ao meio e de pleno domínio da natureza, que exaure não mais para sua sobrevivência, mas para atender aos fetiches da acrítica sociedade de consumo de massa. III. O homem tanto se orgulha de suas grandes obras e monumentos, de sua pretensa superioridade com relação ao meio em que vive, que se esquece de que, por si só, não é detentor de conhecimento algum que possa garantir sua sobrevivência se deixado sozinho, desprotegido em meio a uma densa floresta, cercado por animais selvagens e predadores, precisando prover-se da caça e da coleta. É VERDADEIRO o que se afirmar em: I, II e III. Pergunta: A linguagem, como instrumento maior de cumulação e difusão de experiências e trocas culturais inerentes ao humano, permite-nos identificar também sintomas de desumanização, no enfraquecimento da possibilidade de expressão, que revela graus decrescentes de consciência sobre os resultados das ações humanas, conformando identidades sociais vazias de sentidos, significados e de repertórios morais. Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas: I. Trata-se de um sintoma de desumanização, produzido pela sociedade de consumo de massa, aquela em que o psicólogo alemão Erich Fromm identificou, no livro Ter ou ser, como os valores do consumo determinando as identidades sociais. II. O capitalismo ocidental teria falhado em criar valores morais, aprofundando processos de desumanização que levam a constituições culturais mais de aparência do que de essência, na vigência dos valores acríticos das sociedades de consumo de massa e do espetáculo, onde se é aquilo que se tem. III. O capitalismo trouxe oportunidades para as culturas se diversificarem e criarem mais solidariedade e sentido de comunidade. É FALSO o que se afirmar em: III, apenas. Pergunta: Leia as seguintes afirmações sobre o pensar humano: I. Possibilita ao homem projetar a si nos futuros possíveis, orientando as ações humanas em direção ao futuro mais desejado – e evitando o menos desejado. II. O pensamento e situações podem se repetir e, se isto ocorrer, o indivíduo não precisa realizar a mesma reflexão com o mesmo grau de profundidade, uma vez que dessa situação retirou aquilo que chamamos de experiência. III. O homem pode partilhá-la com os outros, ensinando sobre a experiência vivida e transmitindo o conhecimento gerado para esse tipo de situação para aqueles que fazem parte de seu convívio social.
  2. 2. É VERDADEIRO o que se afirmar em: I, II e III. Pergunta: Considerando que comparativamente ao evolucionismo, o funcionalismo permitiu a adoção de uma postura diversa daquela de superioridade entre o estudioso e a cultura estudada, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I. O desdobramento dessa postura consiste no relativismo que, por sua vez, distancia o investigador dos questionamentos valorativos sobre os nativos, que passam a ser meros comunicadores de suas práticas culturais. II. Normas e valores, para os relativistas, não devem ser objeto de nenhuma ordem de questionamento e a postura do antropólogo em campo, portanto, é a de mero coletor e analista de informações. III. O relativismo é radicalmente contrário à tendência universalista do evolucionismo; ou seja, contra seu ímpeto de estender um mesmo repertório cultural – o europeu, entendido como civilizado – à totalidade das sociedades, taxadas como inferiores – bárbaras. IV. Aplicado à cultura, o relativismo é responsável pelo assentamento de uma visão etapista linear, na forma de estágios evolutivos pelos quais, obrigatoriamente, todas as sociedades passariam, assistia ao surgimento de sua mais severa e consistente crítica. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: a. V, V, F, F. b. V, V, V, F. c. F, V, F, V. d. F, F, F, V. e. F, F, V, F. Pergunta: O antropólogo, professor e filósofo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) foi o fundador da chamada Antropologia Estrutural, corrente que se conformou a partir de seus estudos sobre os povos indígenas do Brasil. Fez uso da chamada teoria estruturalista francesa, a qual pressupunha que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações: linguagem, mitos, religiões etc. Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas: I. Distinguiu-se gravemente dos demais antropólogos que buscavam revelar as diferenças entre povos e culturas, nas mais das vezes valorativas; enquanto Lévi-Strauss procurava as estruturas universais, chamadas também de estruturas profundas. II. Seu método estruturalista permitia compreender que sociedades tribais revelavam sistemas lógicos notáveis, de qualidades mentais, racionais tão sofisticados quanto às de sociedades até então tidas como superiores. III. Sua teoria desmontava as convicções comumente aceitas de que as sociedades primitivas seriam intelectualmente deficitárias e temperamentalmente irracionais. É VERDADEIRO o que se afirmar em a. I, II e III. b. III, apenas. c. I, apenas. d. II e III, apenas. e. II, apenas. Pergunta: Sobre o funcionalismo, cujo expoente foi Malinowski, assinale a alternativa que NÃO tem relação com a concepção desse autor para compreender a cultura: a. Sua proposta metodológica consistia ainda na compreensão do todo complexo de uma sociedade, incluindo sua constituição cultural, identificando suas partes componentes significativas.
  3. 3. b. Definia que os homens evoluíam de primitivos a civilizados e que os europeus deveriam ser considerados povos superiores. c. A cultura deveria ser estudada a partir dos próprios povos e suas manifestações. d. Abandonou o próprio etnocentrismo e eurocentrismo. e. Focalizava as culturas diversas em situação, ou seja, a partir de suas próprias contextualizações. Pergunta: O antropólogo teuto-americano Franz Boas (1858-1942), defensor da corrente denominada histórica, pode- se dizer, esteve entre o difusionismo e o funcionalismo. Contrário a essa explicação evolucionista para a diferenciação das culturas, Boas demonstrou que cada sistema cultural constituiria uma unidade integrada, resultado de um desenvolvimento histórico específico. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: Com isso, determinou a independência dos fenômenos culturais em relação aos condicionantes geográficos e biológicos, vigentes como explicação desde o período formativo da Antropologia. PORQUE: Para esse autor, o etnocentrismo, que tem ocorrido praticamente em todo o mundo, ajuda a conter a animosidade entre as diversas culturas. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que a. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. b. as duas são falsas. c. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. d. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. e. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Pergunta: O cientista social britânico Alfred Reginald Radcliffe-Brown (1881-1955), tido como um dos maiores expoentes da Antropologia por ter desenvolvido a teoria do funcionalismo estrutural, imbuído da defesa de Malinowski à pesquisa de campo, propunha combiná-la também ao trabalho de gabinete. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: A tarefa seria articular os métodos histórico e comparativo nos estudos antropológicos. PORQUEO estudo comparado possibilitaria, por sua vez, a identificação de regularidades e a proposição de leis gerais para fenômenos recorrentes ou similares. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que a. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. b. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. c. as duas são falsas. d. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. e. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. Pergunta: Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a visão etnocêntrica, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I. A forma de projetar o Planeta foi o mapa que até hoje conhecemos, com a Europa ao centro, dando uma visão de maior importância ao Continente europeu. Como se vê no mapa de Mercator, um belga que elaborou o mapa mundi em 1578 e que reflete tal visão eurocêntrica. II. Os viajantes e relatos administrativos dos colonizadores europeus davam o tom dos discursos sobre o que era o Novo Mundo – América –, em geral, com preconceito em relação aos povos nativos ou oriundos de outras partes que não fosse a Europa. III. A visão eurocêntrica do mundo foi fundamental para assegurar a liberdade, a compreensão entre os povos e a tolerância cultural e religiosa.
  4. 4. IV. As visões etnocêntrica e eurocêntrica levaram a expressões equivocadas que eram – e ainda por muito tempo foram comuns –, tais como do indígena indolente e preguiçoso, do negro arredio, do turco avarento, entre tantas expressões preconceituosas. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: a. F, F, V, V. b. V, V, F, V. c. F, F, V, F. d. F, V, F, V. e. V, V, F, F. Pergunta: Com o advento da Ciência Moderna, que se produziu principalmente na Europa e se difundiu pelo mundo mediante os processos de colonização, neocolonialismo e expansão capitalista, o discurso em torno das diferenças étnico-culturais tomou caráter de Ciência, muitas vezes imbuído de significativa discriminação. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas: I. A teoria do darwinismo social, comum no final do século XIX e meados do século XX, deu à natureza e ao meio um papel de destaque na existência dos grupos humanos. O principal representante dessa teoria foi Hebert Spencer (1820-1903). II. O darwinismo social é uma corrente do pensamento científico do século XIX e do início do XX. Tal concepção afirmava que haveria uma seleção natural entre as espécies e que isto tinha correspondência à sociedade. III. Partindo desse princípio, alguns grupos humanos eram mais fortes do que outros, pois todos passariam por uma seleção natural, considerando, assim, que a sociedade também tinha evoluído dessa forma – por isso o nome darwinismo social. É VERDADEIRO o que se afirmar em a. III, apenas. b. II, apenas. c. I, II e III. d. II e III, apenas. e. I, apenas. Pergunta: Analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: Não existe uma só cultura, mas uma diversidade de culturas pelo mundo, que vão sempre mudando ao longo do tempo, considerando as mediações da família, da sociedade de cada época, da natureza, da escola, entre outras interações, as quais acabam por alterar os modos de vida, as formas de existência e, assim, a própria cultura. LOGO: Um indivíduo imerso em uma determinada cultura nunca tem total conhecimento da qual, tanto porque esta muda, quanto porque certos traços lhe escapam. Mesmo fazendo parte de um grupo com o qual nos identificamos, não somos todos iguais em todos os aspectos dessa cultura, principalmente no mundo de hoje e aos que vivem nas grandes metrópoles, onde há multiplicidade de informações que nos chegam, diversidade de eventos que nos trazem diferentes maneiras de pensar, de viver. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que a. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. b. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. c. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. d. as duas são falsas. e. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
  5. 5. Pergunta: As diversas tradições da cultura alimentar foram hibridizadas, misturadas, mescladas, com novas descobertas, que surgiam à medida que havia migrações dos povos. Igualmente pelo processo de colonização e outros movimentos da população ao longo da história, houve maior contato entre povos que tinham diferentes hábitos e produtos alimentares. Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I. Foi o caso da batata e do tomate, por exemplo, que são oriundos do Continente americano e foram levados à Europa mediante o processo de colonização. Sua cultura foi tão bem absorvida pelos europeus, que é impossível hoje pensar na culinária italiana sem considerar o molho de tomate, ou na portuguesa sem o bacalhau com batatas. II. Atualmente, com uma cultura mais globalizada, vemos alguns hábitos alimentares tornarem-se hegemônicos, devido à estandardização – padronização – dos costumes, veiculados pela propaganda, pela mídia em geral, pelas redes sociais e pela indústria de alimentos. III. A Biotecnologia, a Química e a Revolução Técnico-Científica empreendida a partir da segunda metade do século XX, com o avanço da Ciência, das técnicas, sobretudo da Engenharia Genética, promoveram transformações nas formas de se alimentar e também de produzir sinteticamente, de maneira artificial e/ou por meio de hibridizações e da criação de novos alimentos. IV. As práticas alimentares contemporâneas estão cada vez mais diversificadas, elaboradas das culturas locais e produzidas por comunidades tradicionais, de modo que a tradição alimentar vem prevalecendo pelo mundo. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: a. F, F, V, V. b. F, F, F, V. c. V, V, F, F. d. V, V, V, F. e. F, V, F, V. Pergunta: Considerando o Apartheid que foi institucionalizado na África do Sul por muitas décadas, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I. Além da segregação nas cidades, os povos negros nativos de diversas etnias deveriam viver em bantustões, territórios que foram declarados livres e independentes pelo governo sul-africano para tornar a África do Sul somente branca. II. É primordial na ideologia sul-africana o monoteísmo. Único deus é Allah e Mohammad, o seu profeta. É a profissão de fé. Basta proclamá-la para ficar muçulmano. III. Nesse regime, o negro não tinha direito a voto, nem poderia andar livremente pelas áreas declaradas brancas, exceto se tivesse um passe para isso. Tal regime racial e étnico durou de 1948 até 1994, quando Nelson Mandela tornou-se presidente eleito. IV. Apartheid foi institucionalizado na África do Sul como uma Lei étnica-racial, que segregava negros, mestiços e asiáticos que moravam no País a viverem separados nas cidades, em áreas conhecidas como townships. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: a. F, V, F, F. b. V, F, V, V. c. V, V, F, F. d. F, V, F, V. e. F, F, V, V. Pergunta: Em relação à cultura e suas formas de existência, assinale a alternativa INCORRETA: a. A cultura tem relação com o biótipo e a cor da pele, sendo um elemento racial. Por isso, existem várias raças e culturas pelo mundo.
  6. 6. b. A agricultura era, de fato, uma expressão da cultura dos povos que, ao domesticarem plantas, em sua relação com a natureza, criaram a cultura alimentar que distingue um povo do outro – ainda atualmente. Quando mencionamos, por exemplo, culinária italiana, indiana, japonesa, mineira etc., estamos tratando dessa dimensão da cultura alimentar. c. Os modos de alimentação evoluíram com as diversas formas que tornaram a sociedade mais complexa. De homens e mulheres coletores, pescadores e caçadores, que tinham grande grau de dependência da natureza e cujas técnicas eram rudimentares e locais, o ser humano passou a domesticar animais e plantas, de forma sistemática e em escala mais ampla, no que viria a ser chamado de agricultura e de pecuária. d. A palavra cultura foi usada primeiramente com o termo agricultura – como prática do campo –, tais como cultura do trigo, do milho e assim usada no sentido dessa prática primordial. e. Com o passar do tempo, cultura passou a ser empregada como conceito que exprimia o modo de vida, em um primeiro momento dos camponeses – do homem que produzia e praticava agricultura – e depois em um sentido e conotação mais ampla, como a cultura dos homens e seus modos de vida, hábitos e costumes. Pergunta: Alguns movimentos são de oposição ao modo dominante de vida, ao modo hegemônico, que se contrapõem à cultura vigente em uma época, em um lugar ou de forma mais universal. Pode-se dizer ainda que tais movimentos buscaram ir contra o mundo das guerras, da cultura imposta pela raça branca e do consumismo capitalista, enfim, da cultura dominante. Trata-se a. do apartheid. b. da contracultura. c. do determinismo. d. de condição sociocultural. e. do evolucionismo. Pergunta: É um ramo da Antropologia que busca descrever as tradições e culturas dos povos, mediante coleta de dados, análises e interpretações, principalmente a partir de trabalho de campo feito por um antropólogo. Não se deve considerá-la como descrição de raças ou da cor da pele. Desse modo, não existe cultura do negro e do branco, pois cor da pele e/ou raça não é a mesma coisa que cultura. Trata-se da a. Etnografia. b. Linguística. c. Sociologia. d. História. e. Tribo. Pergunta: Considerando que se compreende por cultura (s) urbana as formas de manifestação cultural, artística, esportiva, de expressão típicas das áreas urbanas, assinale a alternativa INCORRETA: a. Identidades urbanas, como roqueiros e góticos, criam espaços de convivência e modos de se vestir que são peculiares ao grupo, formulando uma identidade cultural tipicamente urbana. b. Não existem guetos urbanos na Europa e nos Estados Unidos, apenas no Brasil, pois em nosso país há muita pobreza e segregação social e cultural. c. Alguns autores denominam tribos urbanas para os microgrupos que têm como premissa a interação social entre amigos e/ou de grupos com o mesmo gosto musical, de pensamento, formas de se vestir, preferência artística em comum, entre outros. d. Alguns definem que o termo tribo urbana não é adequado, pois o conceito de tribo deve estar associado aos povos tradicionais que vivem de maneira tribal, caso de alguns povos indígenas.
  7. 7. e. O hip hop, por exemplo, é um movimento sociocultural urbano, cuja origem se deu em Nova Iorque, nas comunidades afrodescendentes e latinas, constituído de música, dança, pintura e poesia. Pergunta: Na Amazônia os povos tradicionais não indígenas possuem um modo de vida baseado na atividade extrativista, seja ela aquática ou florestal, vivendo grande parte nas margens de rios, igarapés, várzeas e lagos (NASCIMENTO et al., 2013). Considerando o fragmento de texto acima apresentado, assinale a alternativa INCORRETA: a. Esses povos possuem estreita relação com os rios nos quais tem muito mais que o alimento, tem todo um complexo cultural forjado nas suas múltiplas relações que com ele estabeleceram ao longo da ocupação de suas margens como localização estratégica e da consolidação das comunidades como forma de organização social. b. Os povos tradicionais amazônidas são exclusivamente os ribeirinhos, que vivem do extrativismo – da caça, pesca e coleta de vegetais da floresta. c. O ribeirinho também está inserido entre os povos tradicionais da Amazônia, cujo termo refere-se àquele que anda pelos rios. d. O rio constitui a base de sobrevivência dos ribeirinhos, fonte de alimento e via de transporte, graças, sobretudo, às terras mais férteis de suas margens. e. São, povos que aprenderam por meio do uso dos recursos naturais e das relações sociais a conviver com o rio, a floresta, fazendo destes, elementos de representações de sua própria vida, as identidades coletivas. Pergunta: Considerando que na história brasileira, originalmente, a palavra quilombo se referia aos ambientes apropriados pelos escravos que fugiam e resistiam à escravidão, e a partir dos quais constituam espaços e modos de vida próprios, assinale a alternativa INCORRETA: a. Os quilombolas são territórios exclusivamente onde viveram escravos ou seus descendentes em terras públicas. b. Muitas vezes eram territórios móveis, pois à medida que tais espaços eram descobertos, eram buscados novos locais para se viver. O mais conhecido desses quilombos no Brasil foi o de Palmares, situado na região de Alagoas. c. Há territórios quilombolas até mesmo em propriedades cujos donos as abandonaram parcialmente, situações comuns, por exemplo, com a produção do algodão no sertão nordestino. d. O termo quilombola, expressão usada para terras onde negros oriundos de antigas famílias de escravos ainda vivem atualmente, não tem relação direta somente com as antigas localidades de fugas de escravos do passado. e. Há também casos de terras onde esses se situam e que foram desapropriadas dos antigos jesuítas, por doação ou concessão de terras de antigos proprietários rurais. Pergunta: Considerando que não se deve entender a etnografia como descrição de raças ou da cor da pele. Desse modo, não existe cultura do negro e do branco, pois cor da pele e/ou raça não é a mesma coisa que cultura, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I. Em princípio, trata-se de uma decisão pessoal ou do grupo escolher a sua religião, seu modus vivendi e cultura, de forma que onde a pessoa nasceu e viveu não tem influência alguma sobre tal escolha, ou seja, o espaço, o lugar não tem interferência na religião. II. A cultura tem relação com o homem, com o tempo, com o ambiente no qual vive e sua comunidade ou grupo. Trata-se, portanto, de uma interação entre os elementos do tempo, da etnia, da comunidade, do ambiente que caracterizam uma determinada cultura. III. Considera-se também que as formas de existência dos grupos sociais – classes, castas e/ou outras formas de estratificação ou hierarquia social –contribuem também para certos hábitos, costumes, modos de vida que lhe são peculiares – de formas de expressão, hábitos de consumo, alimentação etc. IV. Não se trata de ser melhor ou pior, de valorizar essa ou aquela forma de cultura, por exemplo, se da cultura popular ou da elite, mas há condições ou características bem díspares entre as quais. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
  8. 8. a. F, V, V, V. b. F, F, F, V. c. V, V, F, F. d. F, V, F, V. e. F, F, V, V. Pergunta: Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre comunidades tradicionais: I. Apesar de existirem diversos povos e comunidades tradicionais no Brasil, caso dos caiçaras, dos ribeirinhos da Amazônia, não existem leis para protegê-los. II. São considerados povos e comunidades tradicionais no Brasil, por exemplo, os faxinais, no Paraná, os povos indígenas e os povos quilombolas, entre outros. III. São grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica. É FALSO o que se afirmar em: a. I, apenas. b. III, apenas. c. II e III, apenas. d. I, II e III. e. II, apenas. Pergunta: Em relação à escravidão, algumas poesias e obras dos séculos XVIII e XIX foram contra tal condição, caso de Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, na qual retrata uma escrava de cor de pele branca, mas de ascendência negra, que sofre as consequências da origem negra de sua mãe escrava. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: As alforrias tornaram-se mais comuns no século XVIII, principalmente na região de Minas Gerais, mas apenas no século XIX houve o fim da escravidão no Brasil de modo formal, especificamente a partir de 1850 – com o fim do tráfico de escravos – e em 13 de maio de 1888 – com a abolição da escravidão no País. AFINAL: Nunca houve um grupo cultural ou linguístico denominado “tapuia”, termo este que nada mais é do que, basicamente, o inexistente vocábulo tupi miticamente utilizado para designar os que não falavam essa língua, ou seja, povos de outros troncos ou famílias linguísticas. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que a. as duas são falsas. b. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. c. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. d. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. e. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. Pergunta: Considerando que o final do século XIX e começo do XX é também um período de forte imigração europeia para o Brasil, principalmente de italianos, alemães, espanhóis, poloneses, ucranianos, entre outros, leia atentamente as seguintes afirmações: I. Havia uma ideologia de “branquear” a população brasileira e trazer europeus que detinham conhecimento em agricultura. II. Com o final da escravidão, terminaram os preconceitos raciais no Brasil. III. III Obras como O mulato, de Aluísio Azevedo, retratam um pouco da visão preconceituosa contra o negro, mas via no mulato uma forma de ascensão cultural em relação aos negros. É VERDADEIRO o que se afirmar em
  9. 9. a. II, apenas. b. I e III, apenas. c. III, apenas. d. I, apenas. e. I e II, apenas. Pergunta: Considerando que existem culturas que assimilam melhor as diferenças, reconhecem a diversidade e outras que são mais fechadas, menos suscetíveis a compreender o “outro”, a diferença, a mistura, a miscigenação, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I. Em 1948, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração dos Direitos Humanos como um marco importante no entendimento da busca da cidadania, da igualdade e da fraternidade no mundo, embora concretamente ainda há muito a ser feito em diversos países. II. No governo Vargas (1930-1945) essa condição brasileira foi forjada com a criação de símbolos que servissem de identidade nacional, caso da feijoada, do carnaval e do futebol, dando a ideia da existência de um único “povo brasileiro”. III. Ao longo do século XX foi se construindo a ideia da formação do povo brasileiro com as três raças – branco, negro e índio. Tais termos, em si, não retratam nem a questão étnica, tampouco a raça – apenas a cor da pele. IV. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, trouxe novas preocupações relativas à pluralidade e respeito às diferenças. E nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiu a pluralidade cultural como tema transversal. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: a. F, F, V, F. b. F, F, F, V. c. V, V, V, V. d. V, V, F, V. e. V, V, V, F. Pergunta: Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) há um tema transversal – temas que devem ser tratados de maneira transdisciplinar – denominado pluralidade cultural, objetivando a valorização das diferentes características étnico-culturais dos diversos grupos existentes em território brasileiro. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas: I. Como afirma esse documento, nas escolas brasileiras ainda há muitas formas de discriminação e preconceitos produzidos por alunos, professores, diretores, funcionários e também por familiares dos alunos, que ocorrem de forma consciente ou não II. Por isso, é necessário que a educação, em todos os níveis de ensino, trate dessa diversidade cultural no Brasil, da intolerância religiosa, racial e cultural, buscando criar novos comportamentos em relação à questão. III. No entanto, somente mais recentemente, com o novo período de democratização, a Constituição de 1968 reconheceu as línguas, tradições e crenças indígenas, bem como a etnicidade dos diversos grupos existentes no Brasil. É FALSO o que se afirmar em a. II e III, apenas. b. I, II e III. c. II, apenas. d. III, apenas. e. I, apenas.
  10. 10. Pergunta: Quando os portugueses e outros migraram para este território – onde atualmente chamamos de Brasil – havia inúmeras tribos indígenas falando várias línguas. Imperava entre os colonizadores a lógica da catequese, feita pelos jesuítas, os quais buscavam cristianizar os povos indígenas e salvar suas almas, dentro da premissa cristã da época e, ao mesmo tempo, tentando homogeneizar as diferenças entre os diversos grupos indígenas existentes. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas sobre os povos indígenas no Brasil: I. Aldeias inteiras foram flageladas, devido a doenças como gripes e outras infecções, já que os nativos não tinham anticorpos naturais para as doenças de origem europeia. Isso resultou em um declínio demográfico indígena, principalmente nas regiões próximas ao litoral brasileiro. II. Em 1755, D. José I aprovou um documento em que se proibia a escravidão de indígenas, acabava-se então com a tutela das missões religiosas sobre esses grupos e determinava que os indígenas seriam vassalos livres da Coroa Portuguesa. III. Depois da Lei Afonso Arinos, contra o racismo, não houve mais leis que tratassem da igualdade racial no Brasil. É FALSO o que se afirmar em a. III, apenas. b. II, apenas. c. I e III, apenas. d. II e III, apenas. e. I, apenas. Pergunta: A imigração japonesa para o Brasil foi posterior às europeias do século XIX. Iniciou-se no século XX, com o primeiro navio vindo em 1908, cujos trabalhadores foram atuar, principalmente, nas lavouras de café e de algodão no Oeste paulista, por meio de contratos. Considerando a linha de raciocínio acima, assinale a alternativa INCORRETA: a. Não podemos dizer que é cultura brasileira, mas que é cultura japonesa inserida em território brasileiro, ressignificada. Essa influência nipônica se deu também nas filosofias de vida e na religião, caso da seicho-no-ie ou do budismo. b. Ao longo das décadas de 1920 e 1930 vieram grupos maiores, indo para cidades do Oeste paulista e também para o Norte do Paraná. c. Trouxeram para o Brasil hábitos alimentares que se tornaram comuns nas grandes cidades, caso de várias hortaliças e também da comida propriamente japonesa – como o sushi e o sashimi – aqui no Brasil. d. Os japoneses vivem no Brasil, mas sua cultura pouco se difundiu no território brasileiro, principalmente por conta do idioma que é muito diferente da língua portuguesa. e. A reestruturação proposta pelo imperador japonês Meiji (1868-1912) produziu profundas transformações na sociedade e no território japonês, modernizando o País e buscando industrializá-lo. Isso ocasionou problemas sociais que levaram pequenos agricultores, comerciantes e artesãos a tentarem a vida no Brasil. Pergunta: O povo brasileiro, desde o período colonial, é formado pela miscigenação de diferentes grupos humanos, sob distintas influências culturais que foram se mesclando, ou que se sobrepuseram às demais formas de identidades culturais. É importante ressaltar que não existe uma única cultura nacional, sendo esta multicultural, multifacetada, diversa. Considerando a linha de raciocínio acima, assinale a alternativa INCORRETA: a. Há a cultura do gaúcho das planícies dos pampas, por exemplo, com a cultura do churrasco e chimarrão, os quais não são apenas partes de uma cultura alimentar, mas também de gestos, expressões, linguajares próprios. b. Há especificidades com os sotaques e expressões da língua que são marcas de determinadas regiões; das formas de se alimentar, que têm inúmeras características regionais, todas baseadas em uma relação que se estabelece com a história, com a economia e com a natureza do lugar etc.
  11. 11. c. Há também os regionalismos culturais, não somente das macrorregiões – Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste –, mas também internamente a essas regiões. d. Há cultura brasileira exclusivamente nas áreas urbanas, diversificada, onde figuram manifestações de diferentes identidades metropolitanas, bairros com distintos povos e migrantes de várias nacionalidades. e. Apesar disso, há também traços mais comuns e que nos distinguem como brasileiros quando somos comparados a outros povos. A maioria tem na língua portuguesa seu principal idioma, alguns hábitos e crenças comuns etc. Pergunta: Sobre o atual processo de desenvolvimento, da globalização e das condições humanas existentes, assinale a alternativa INCORRETA: a. Em verdade, a própria ideia de progresso deve ser repensada para incorporar uma gama muito mais variada de relações, para além dos processos produtivos. b. O homem universal e seus direitos inalienáveis devem ser o cerne das reflexões sobre a política, não apenas um dos elementos componentes de um sistema mecânico-funcionalista. c. Temos graves questões humanitárias em jogo, que não devem ser preteridas em relação às ideologias, convicções religiosas ou pertenças étnicas. d. O modelo de desenvolvimento, ou de progresso que adotou a civilização ocidental, entende tal progresso como puramente técnico, como o meio capaz de promover o progresso humano. e. É preciso adotar o modelo de produção capitalista, de apoio ao mercado global e às formas atuais de produção, que vêm contribuindo para maior inserção social e cultural dos diversos povos do mundo. Pergunta: Da tecnologia para a política, Jameson dedica parte de seu estudo ao papel desempenhado pelo Estado- nação que, segundo alguns teóricos, teria dado lugar às corporações transnacionais – conhecidas na década de 1970 apenas como multinacionais. Considerando a linha de raciocínio acima, leia com atenção as afirmativas a seguir, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I. A Revolução da Informática e as novas tecnologias da informação pouco transformaram a forma de produção e organização industriais e comercialização de produtos. II. O neoliberalismo – ou a doutrina de livre mercado – defendido para que referidas corporações pudessem operar circulando capitais em âmbito global. III. As novas tecnologias vêm atingindo a totalidade da população mundial, em sua grande maioria incluída no dialeto digital. IV. Ao passo do frágil discurso de “aldeia global”, temos a ascensão de partidos políticos de extrema direita, ligados muitas vezes a grupos religiosos intolerantes, políticas racistas e xenófobas, na maior parte da Europa. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: a. V, V, F, F. b. V, V, F, V. c. F, V, F, V. d. F, F, V, V. e. F, F, V, F. Pergunta: Enquanto o discurso neoliberal, na periferia do sistema capitalista, defende a abertura de suas fronteiras fiscais e de seus mercados para a penetração de seus produtos e tecnologias, no centro do sistema vigora o nacionalismo econômico. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: A hegemonia política de Estados centrais no sistema capitalista caminha ao passo do chamado imperialismo cultural, ascendente principalmente após o término da Segunda Guerra Mundial, com os tratados de concessão para emissoras televisivas norte-americanas e de garantia de mercado para produções cinematográficas hollywoodianas, em acordos firmados com diversos países. PORQUE: A globalização cultural, lê-se no discurso de Jameson (2001), atua como
  12. 12. tentativa de tornar o mundo mais diversificado, ou seja, com maior pluralidade cultural, respeito às diversas etnias e grupos. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que a. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. b. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. c. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. d. as duas são falsas. e. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. Pergunta: Para tratarmos da dimensão econômica da globalização, segundo Fredric Jameson (2001), temos que retomar o princípio de que não houve o desaparecimento dos Estados-nações diante das corporações transnacionais, afinal: I. Sobre a dimensão econômica no atual processo de globalização, predominam as pequenas empresas e agricultura familiar. II. O autor nos mostra que há uma notória cumplicidade entre ambos e os discursos em torno de sua inexistência mascaram seus interesses individuais, com o uso da fantasia criada pela ideia da globalização que, grosso modo, pode ser definida como um novo ciclo sistêmico no modo de produção vigente, no qual há necessidades de circulação global de capital, cuja acumulação primitiva tem novo lugar nas megacorporações. III. O Estado tem o papel de garantir a quebra de barreiras para seu livre fluxo. Não se trata de um movimento natural: há um grande interesse das corporações em se estabelecer em países pobres, alimentando-se de miseráveis e desesperados como mão de obra barata e semiescrava, de isenções fiscais e concessões de governos corruptos e de multidões de desempregados nos locais de onde migraram. IV. O mesmo ciclo se desencadearia novamente quando as mesmas corporações abandonassem esses novos locais, já não mais tão pobres com a criação de um mercado consumidor a partir da instituição de mão de obra assalariada, seguindo em busca de novos miseráveis que aceitassem uma espécie de “escravidão voluntária”. É VERDADEIRO o que se afirmar em a. II, III e IV, apenas. b. I, II, III e IV. c. III, apenas. d. I, apenas. e. I, II e IV, apenas. Pergunta: O historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) afirmava que, com a globalização, surgiu uma espécie de dissolidarização de classes, constituída pelo que classificou como “valores de um individualismo associal absoluto”. Considerando a linha de raciocínio acima sobre individualismo e a globalização, leia com atenção as afirmativas a seguir: I. Há um novo ciclo sistêmico do capitalismo, caracterizado pelo fenômeno da circulação global de capital, de modo a lançar luzes em seus sintomas sociais, na forma de indivíduos egocentrados. II. As novas necessidades de manutenção do frágil e já consolidado modo de produção moldaram inéditas relações sociais, em uma espécie de isolamento em que os indivíduos se alienam da condição de classe, ou seja, de pertencerem a grupos de interesses comuns. III. A ideologia vigente é a da solidariedade e irmandade social e cultural, de modo que a globalização foi um meio de produzir a formação de redes sociais – de maior interação social. É FALSO o que se afirmar em a. I, II e III.
  13. 13. b. II, apenas. c. II e III, apenas. d. III, apenas. e. I, apenas. Pergunta: O discurso pró-globalização nos Estados Unidos constitui-se cuidadosamente sobre uma base “politicamente correta”, fundamentalmente em relação às diferenças étnicas, pregando uma aceitação que, de início, sabe-se frágil em um país que tem profundas tradições racistas. Outro ponto central no discurso pró-globalização é o papel das unidades caracterizadas como Estados-nações e seu ficcional desaparecimento. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: Para Eric Hobsbawm (1995) as economias nacionais precisam dar espaço à economia global, esta que tem trazido maiores benefícios às sociedades e culturas do mundo. DA MESMA FORMANos argumentos de Fredric Jameson (2001) percebemos que essas unidades políticas são desestruturadas pela ideia e políticas neoliberais em virtude das necessidades do grande capital para a promoção de um estágio de comercialização mundial, com a formação de gigantescos blocos econômicos. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que a. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. b. as duas são falsas. c. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. d. as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. e. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. Em julho de 2016 a Comissão Europeia divulgou um artigo sobre os esforços adotados para fazer frente ao enorme desafio representado pela entrada nos últimos anos de um grande número de pessoas oriundas de regiões de guerra ou que sofreram perseguições de seus países de origem. Desse artigo denominado A UE e a crise dos refugiados (disponível em <http://publications.europa.eu/webpub/com/factsheets/refugee-crisis/pt/>. Acesso em 02.Abr.2017) destacamos os seguintes trechos: Nos últimos dois anos, a Europa tem vindo a sofrer a maior deslocação de pessoas em massa desde a Segunda Guerra Mundial. Mais de um milhão de refugiados e migrantes chegaram à União Europeia, a grande maioria fugindo da guerra e do terror na Síria e noutros países conturbados. A UE adotou uma série de medidas para fazer face a esta crise. Algumas das medidas consistem em tentar resolver as causas profundas da crise, bem como, em grande medida, aumentar a ajuda às pessoas necessitadas de assistência humanitária, tanto no interior como no exterior da UE. Estão a ser tomadas medidas para a recolocação dos requerentes de asilo que já se encontram na UE, a reinstalação de pessoas necessitadas de países vizinhos e o regresso das pessoas que não reúnem as condições para beneficiar de asilo. A UE está a melhorar a segurança nas fronteiras com uma nova guarda costeira e de fronteiras, que luta contra o tráfico de pessoas e proporciona formas seguras de entrada legal na UE. Muitas pessoas em situação vulnerável estão a chegar à UE em busca de asilo. Esta é uma forma de proteção internacional concedida às pessoas que fogem dos seus países de origem e que não podem regressar por existir um receio fundado de perseguição. A UE tem a obrigação legal e moral de proteger quem precisa. Os EstadosMembros são responsáveis pela análise dos pedidos de asilo e por decidir quem beneficiará de proteção. Mas nem todas as pessoas que chegam à Europa necessitam de proteção. Muitos deixam o seu país de origem na tentativa de melhorar as suas condições de vida. Estas pessoas são frequentemente referidas como migrantes económicos e, se não virem os seus pedidos de asilo deferidos, os governos nacionais têm a obrigação de os reenviar para o país de origem ou para qualquer outro país seguro pelo qual tenham passado. Milhares de pessoas morreram no mar tentando alcançar a UE. Quase 90% dos refugiados e migrantes pagaram a grupos do crime organizado e passadores para os fazerem atravessar fronteiras. Consequentemente, são conhecidos como migrantes em situação irregular, ou seja, que não entraram no território da UE por meios legais. O fornecimento de alimentos, água e abrigo a estas pessoas constitui uma enorme pressão sobre os recursos de alguns EstadosMembros da UE. É, em especial, o caso da Grécia e da Itália, os países onde chega a grande maioria dos refugiados e dos migrantes que entra pela primeira vez na UE. Muitas destas pessoas pretendem alcancar posteriormente outros países da UE, como a Alemanha ou a Suécia. Esta situação tem causado problemas nos
  14. 14. EstadosMembros que os migrantes atravessam para chegar ao seu destino final, por exemplo, na Croácia, na Hungria, na Áustria e na Eslovénia. [...] A UE chegou recentemente a um acordo com a Turquia para travar o fluxo descontrolado de migrantes através de uma das principais rotas no mar Egeu. O acordo também prevê vias legais para a entrada de refugiados na Europa. Consequentemente, o número de refugiados e migrantes provenientes da Turquia foi significativamente reduzido. De um pico de cerca de 7 000 pessoas por dia em outubro de 2015, o número médio de chegadas foi reduzido para 47 por dia até ao final de maio de 2016. [...] Embora a UE tenha começado a desenvolver uma política comum de asilo em 1999, as regras não foram concebidas para fazer face à chegada de uma grande quantidade de pessoas num curto espaço de tempo. A Comissão tem agora sobre a mesa novas propostas para rever a legislação vigente, em conformidade com as necessidades atuais e futuras. O princípio fundamental mantém se o mesmo as pessoas devem apresentar um pedido de asilo no primeiro Estado-Membro da UE em que entram, a menos que tenham família noutros países mas, sempre que um Estado- Membro esteja sobrecarregado, deve haver solidariedade e partilha equitativa de responsabilidade no seio da UE. Com base nessas informações e, em especial, no mencionado artigo, assinale a alternativa incorreta: CG#17 COD#77 a. Embora a União Europeia tenha começado a desenvolver uma política comum de asilo a menos de vinte anos, as regras atuais não foram concebidas para fazer face à chegada de uma grande quantidade de pessoas num curto período de tempo, razão pela qual estão sendo discutidas propostas de alteração dessa política. Essas propostas, contudo, devem manter o atual princípio fundamental para a concessão desse benefício, ou seja, a pessoa que busca o asilo deve apresentar seu pedido no pais onde deseja que ele seja concedido. b. O asilo é uma forma de proteção internacional concedida às pessoas que fogem dos seus países de origem e que não podem regressar por existir um receio fundado de perseguição. Apesar de haver uma obrigação legal de proteção dessas pessoas, cada um dos países da União Europeia deve analisar os pedidos de asilo que lhe são dirigidos e decidir quem se beneficiará dessa proteção. c. Nem todas as pessoas que chegaram à Europa nos últimos anos têm direito ao asilo, visto que muitas se enquadram como ¿migrantes econômicos¿, ou seja, são pessoas que buscam aquele continente somente em razão do desejo de melhorar em suas condições de vida, razão pela qual elas têm seus pedidos de asilo indeferidos. d. A quantidade de pessoas que buscaram a Europa nos últimos anos em razões de uma série de conflitos e perseguições representa o maior deslocamento de pessoas para aquele continente desde a Segunda Guerra Mundial. e. Milhares de pessoas morreram nos últimos anos tentando chegar à Europa, sendo que a grande maioria delas pagaram a grupos do crime organizado para conseguirem atravessar fronteiras ou o mar. Em razão de não entrarem no território da União Europeia por meios legais essas pessoas são conhecidas como ¿migrantes em situação irregular¿.