A qual período às informações da tabela se referem

Barras
Usado para comparar dados quantitativos e formado por barras de mesma largura e comprimento variável, pois dependem do montante que representam. A barra mais longa indica a maior quantidade e, com base nela, é possível analisar como certo dado está em relação aos demais.

Os prédios mais altos do mundo

Setor
Útil para agrupar ou organizar quantitativamente dados considerando um total. A circunferência representa o todo e é dividida de acordo os números relacionados ao tema abordado.

Linhas
Apresenta a evolução de um dado. Eixos na vertical e na horizontal indicam as informações a que se refere e a linha traçada entre eles, ascendente, descendente constante ou com vários altos e baixos mostra o percurso de um fenômeno específico.

Regularidades ajudam a compreender os fenômenos

Existem vários tipos de gráficos (como os de barras, de setor e de linha) e tabelas (simples e de dupla entrada). O uso de cada um deles depende da natureza das informações. É importante que os alunos sejam apresentados a todos eles e estimulados a interpretá-los. "Aqui tem mais quantidade porque esta torre (barra) é maior que a outra" e "a pizza está dividida em três partes. Então são três coisas representadas" são falas comuns e que revelam o quanto a turma já sabe a respeito. Na EMEB Donald Savazoni, na capital paulista, Cláudia de Oliveira pediu que os estudantes do 3º ano pesquisassem gráficos e tabelas em diversos portadores de texto, como os jornais, e analisou o material com eles. Além dos diferentes visuais, ela trabalhou elementos imprescindíveis, como o título (que indica o que está sendo representado), a fonte (que revela a origem das informações) e, no caso dos gráficos, especificamente, a legenda (que decodifica as cores, por exemplo). De que assunto trata o gráfico? Quantos dados são apresentados? Como eles aparecem? Esses são questionamentos pertinentes para fazer aos alunos. Essas intervenções, apoiadas em exemplos, são uma forma de encaminhar a turma a notar que há certas regularidades que permitem a interpretação independentemente do conteúdo. Por exemplo: num gráfico de barras verticais, é a altura que mostra a variação de quantidade e não a largura das barras. No caso dos eixos, presentes no gráfico de barras e no de linhas, os intervalos entre as marcações são sempre do mesmo tamanho. Isso serve para garantir a proporcionalidade das informações apresentadas. Quanto às tabelas, há diversas formas de usá-las para organizar as informações. Elas podem aparecer em ordem crescente ou decrescente, no caso de números, ou em ordem alfabética, quando são compostas de nomes, por exemplo. Ao selecionar o material para trabalhar em sala, lembre-se de atentar para a complexidade de cada um. "Quanto mais informações reunirem, mais complicados são. Para essa faixa etária, melhor usar material com poucos dados, dando preferência aos números absolutos", explica Leika Watabe, assessora técnica educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Escolher temas e assuntos que fazem parte do universo da garotada também é importante. Para as crianças do 3º ano, Cláudia organizou um estudo do tempo de vida de uma série de animais e organizou os dados em uma tabela e um gráfico de barras. Na tabela, elas tinham de identificar o assunto tratado e verificar as informações sobre os bichos, relacionando os dados. Depois, compararam no gráfico as diferenças entre a expectativa de vida de cada um deles. Por fim, a educadora propôs alguns problemas para que todos calculassem a diferença de idade entre dois animais. Os alunos confrontaram os resultados com o gráfico e concluíram que os valores eram proporcionais ao intervalo entre as barras que representavam os bichos.

Importante: gráficos e tabelas podem ser explorados com muitos conteúdos, de diversas disciplinas - desde que o material não seja simplesmente exposto em um cartaz na sala. Trabalhar a interpretação é fundamental. Somente com essa estratégia em jogo, o grupo vai criar familiaridade com esse tipo de representação, se apropriar dele com segurança e seguir em frente, construindo seus próprios gráficos e tabelas.

Simples
Usada para apresentar a relação entre uma informação e outra (como produto e preço). É formada por duas colunas e deve ser lida horizontalmente.

De dupla entrada
Útil para mostrar dois ou mais tipos de dado (como altura e peso) sobre um item (nome). Deve ser lida na vertical e na horizontal simultaneamente para que as linhas e as colunas sejam relacionadas.

De dupla entrada

Excel do Microsoft 365 Excel do Microsoft 365 para Mac Excel 2021 Excel 2021 para Mac Excel 2019 Excel 2019 para Mac Excel 2016 Excel 2016 para Mac Excel 2013 Excel 2010 Excel 2007 Excel para Mac 2011 Excel Mobile Mais...Menos

Quando você cria uma Excel ,Excel atribui um nome à tabela e a cada header de coluna na tabela. Quando você adiciona fórmulas a uma tabela do Excel, esses nomes podem aparecer automaticamente à medida que você digita a fórmula e seleciona as referências de célula na tabela em vez de inseri-las manualmente. Veja um exemplo do que o Excel pode fazer:

Em vez de usar referências explícitas a células

O Excel usa nomes de tabelas e colunas

=Soma(C2:C7)

=SOMA(DeptoVendas[Valor das Vendas])

Essa combinação de nomes de tabelas e colunas é chamada de referência estruturada. Os nomes nessa referência se ajustam sempre que houver adição ou remoção de dados na tabela.

As referências estruturadas também aparecem quando você cria uma fórmula fora de uma tabela do Excel que faz referência a dados da tabela. As referências podem facilitar a localização de tabelas em uma pasta de trabalho grande.

Para incluir referências estruturadas em sua fórmula, clique nas células da tabela às quais você deseja fazer referência em vez de digitar sua referência de célula na fórmula. Vamos usar o seguinte exemplo de dados para inserir uma fórmula que usa referências estruturadas automaticamente para calcular o valor de uma comissão por vendas.

Pessoa de Vendas

Região

Valor de vendas

% de comissão

Valor da comissão

José

Norte

260

10%

Pedro

Sul

660

15%

Michele

Leste

940

15%

Eric

Oeste

410

12%

Dafna

Norte

800

15%

Rob

Sul

900

15%

  1. Copie os dados de exemplo na tabela acima, incluindo os títulos de coluna, e colá-los na célula A1 de uma nova Excel de trabalho.

  2. Para criar a tabela, selecione qualquer célula dentro do intervalo de dados e pressione Ctrl+T.

  3. Certifique-se de que a caixa Minha tabela tem headers está marcada e clique em OK.

  4. Na célula E2, digite um sinal de igualdade (=) e clique na célula C2.

    Na barra de fórmulas, a referência estruturada [@[Valor de Vendas]] é exibida após o sinal de igualdade.

  5. Digite um asterisco (*) diretamente após o colchete de fechamento e clique na célula D2.

    Na barra de fórmulas, a referência estruturada [@[% de comissão]] é exibida após o asterisco.

  6. Pressione Enter.

    O Excel cria automaticamente uma coluna calculada e copia a fórmula abaixo de toda a coluna para você, ajustando para cada linha.

Se você inserir referências explícitas a células em uma coluna calculada, poderá ficar mais difícil visualizar o que a fórmula está calculando.

  1. Em sua planilha de exemplo, clique na célula E2

  2. Na barra de fórmulas, digite =C2*D2 e pressione Enter.

Observe que, enquanto o Excel copia a fórmula na coluna, ele não usa referências estruturadas. Por exemplo, se você adicionar uma coluna entre as colunas C e D existentes, será necessário revisar a fórmula.

Sempre que você cria uma tabela do Excel, ele cria um nome de tabela padrão (Tabela1, Tabela2 etc.). Porém, é possível alterar o nome da tabela para torná-lo mais significativo.

  1. Selecione qualquer célula na tabela para mostrar a guia Ferramentas de Tabela > Design na faixa de opções.

  2. Digite o nome que você deseja na caixa Nome da Tabela e pressione Enter.

Em nossa planilha de exemplo, usamos o nome DeptoVendas.

Use as seguintes regras para nomes de tabelas:

  • Use caracteres válidos  Sempre inicie um nome com uma letra, um caractere de sublinhado (_) ou uma barra invertida (\). Use letras, números, pontos e caracteres de sublinhado para o restante do nome. Não é possível usar "C", "c", "R" ou "r" para o nome, pois eles já são designados como um atalho para seleção da coluna ou linha da célula ativa quando você os insere na caixa Nome ou Ir para.

  • Não use referências de célula  Os nomes não podem ser iguais a uma referência de célula, como Z$100 ou R1C1.

  • Não use um espaço para separar palavras  Os espaços não podem ser usados no nome. Você pode usar o caractere de sublinhado (_) e ponto (.) como separadores de palavras. Por exemplo, DeptoVendas, Imposto_Vendas ou Primeiro.Trimestre.

  • Não use mais de 255 caracteres Um nome de tabela pode ter até 255 caracteres.

  • Usar nomes de tabela exclusivos Nomes duplicados não são permitidos. Excel não faz distinção entre caracteres maiúsculas e minúsculas em nomes, portanto, se você inserir "Vendas" mas já tiver outro nome chamado "SALES" na mesma lista de trabalho, você será solicitado a escolher um nome exclusivo.

  • Usar um identificador de objeto  Se você planeja ter uma combinação de tabelas, tabelas dinâmicas e gráficos, é uma boa ideia prefixar seus nomes com o tipo de objeto. Por exemplo: tbl_Sales para uma tabela de vendas, pt_Sales para uma tabela dinâmica de vendas e chrt_Sales para um gráfico de vendas ou ptchrt_Sales para um Gráfico Dinâmico. Isso mantém todos os seus nomes em uma lista ordenada no Gerenciador de Nomes.

Você também pode inserir ou alterar referências estruturadas manualmente na fórmula, mas para fazer isso, isso ajudará a entender a sintaxe de referência estruturada. Vamos examinar o seguinte exemplo de fórmula:

=SOMA(DeptoVendas[[#Totais],[Valor das Vendas]],DeptoVendas[[#Dados],[Valor da Comissão]])

Essa fórmula tem os seguintes componentes de referência estruturada:

  • Nome da tabela:    DeptSales é um nome de tabela personalizado. Ele faz referência aos dados da tabela, sem qualquer linha de cabeçalho ou total. Você pode usar um nome de tabela padrão, como Tabela1, ou alterá-lo para usar um nome personalizado.

  • Especificador de coluna:    [Valor de Vendas] e [Quantidadeda Comissão ] são especificadores de coluna que usam os nomes das colunas que representam. Eles fazem referência aos dados da coluna, sem qualquer linha de cabeçalho ou total. Coloque sempre os especificadores entre colchetes, conforme mostrado.

  • Especificador de item:    [#Totals] e [#Data] são especificadores de item especiais que se referem a partes específicas da tabela, como a linha total.

  • Especificador de tabela:    [[#Totais], [Valor das vendas]] e [[#Dados], [Valor da comissão]] são especificadores de tabela que representam as partes externas da referência estruturada. As referências externas acompanham o nome da tabela e são colocadas entre colchetes.

  • Referência estruturada:    (DeptSales[[#Totals],[Sales Amount]] e DeptSales[[#Data],[Valor da Comissão]] são referências estruturadas, representadas por uma cadeia de caracteres que começa com o nome da tabela e termina com o especificador de coluna.

Para criar ou editar referências estruturadas manualmente, use estas regras de sintaxe:

  • Use especificadores entre colchetes    Todos os especificadores de tabelas, colunas e itens especiais devem estar entre colchetes ([ ]). Um especificador contendo outros especificadores requer um par de colchetes externos envolvendo os pares de colchetes internos dos outros especificadores. Por exemplo: =DeptSales[[Sales Person]:[Region]]

  • Todos os cabeçalhos de colunas são cadeias de caractere de texto    Mas eles não exigem aspas quando são usados em uma referência estruturada. Números ou datas, como 2014 ou 1/1/2014, também são consideradas cadeias de caracteres de texto. Não é possível usar expressões com cabeçalhos de coluna. Por exemplo, a expressão DeptoDeVendasAFResumo[[2014]:[2012]] não funcionará.

Usar cabeçalhos de coluna entre colchetes com caracteres especiais    Quando há caracteres especiais, todo o cabeçalho da coluna deve ser colocado entre colchetes; isso significa que os colchetes duplos são obrigatórios em um especificador de coluna. Por exemplo: =DeptoVendasAFResumo [[Valor Total em R$]]

Aqui está a lista de caracteres especiais que precisam de colchetes extras na fórmula:

  • Tab

  • Alimentação de linha

  • Retornos de carro

  • Vírgula (,)

  • Dois pontos (:)

  • Ponto (.)

  • Colchete esquerdo ([)

  • Colchete direito (])

  • Sinal de cerquilha (#)

  • Aspas simples (')

  • Aspas duplas (")

  • Chave esquerda ({)

  • Chave direita (})

  • Cifrão ($)

  • Acento circunflexo (^)

  • E comercial (&)

  • Asterisco (*)

  • Sinal de adição (+)

  • Sinal de igual (=)

  • Sinal de menos (-)

  • Sinal de maior que (>)

  • Sinal de menor que (<)

  • Sinal de divisão (/)

  • Usar um caractere de escape para alguns caracteres especiais nos cabeçalhos de coluna    Alguns caracteres têm um significado especial e exigem o uso de aspas simples (') como um caractere de escape. Por exemplo: =DeptoVendasAFResumo['#DeItens]

Veja a lista de caracteres especiais que precisam de um caractere de escape (‘) na fórmula:

  • Colchete esquerdo ([)

  • Colchete direito (])

  • Sinal de cerquilha (#)

  • Aspas simples (')

Usar o caractere de espaço para melhorar a legibilidade em uma referência estruturada    Você pode usar caracteres de espaço para melhorar a legibilidade de uma referência estruturada. Por exemplo: =DeptoVendas[[Vendedor]:[Região]] ou =DeptoVendas[[#Cabeçalhos], [#Dados], [% da Comissão]]

Recomenda-se usar um espaço:

  • Após o primeiro colchete esquerdo ([)

  • Antes do último colchete direito (]).

  • Depois de uma vírgula.

Para maior flexibilidade na especificação de intervalos de células, é possível usar os operadores de referência a seguir para combinar especificadores de colunas.

Esta referência estruturada:

Refere-se ao seguinte:

Usando:

Que é o intervalo de células:

=DeptoVendas[[Vendedor]:[Região]]

Todas as células em duas ou mais colunas adjacentes

: (dois-pontos) - operador de intervalo

A2:B7

=DeptoVendas[Valor das vendas],DeptoVendas[Valor da comissão]

Uma combinação de duas ou mais colunas

, (vírgula) - operador de união

C2:C7, E2:E7

=DeptoVendas[[Vendedor]:[Valor das vendas]] DeptoVendas[[Região]:[% da comissão]]

A interseção de duas ou mais colunas

  (espaço) - operador de interseção

B2:C7

Para se referir a partes específicas de uma tabela, como apenas ao total de linhas, você pode usar qualquer um dos seguintes especificadores de itens especiais em suas referências estruturadas.

Este especificador de item especial:

Refere-se a:

#Tudo

A tabela inteira, incluindo cabeçalhos de colunas, dados e totais (se houver).

#Dados

Somente as linhas de dados.

#Cabeçalhos

Somente a linha de cabeçalhos.

#Totais

Somente a linha de totais. Se não houver uma, o valor retornado será nulo.

#Esta linha

ou

@

ou

@[Nome da coluna]

Apenas as células na mesma linha que a fórmula. Esses especificadores não podem ser combinados com outros especificadores de item especial. Use-os para forçar um comportamento implícito de interseção na referência ou para substituir um comportamento implícito de interseção e referir-se a valores únicos de uma coluna.

O Excel altera automaticamente os especificadores #Esta linha para um especificador @ mais curto em tabelas com mais de uma linha de dados. Porém, se a tabela tiver apenas uma linha, o Excel não substituirá o especificador #Esta linha, o que poderá causar resultados de cálculo inesperados ao adicionar mais linhas. Para evitar problemas de cálculo, verifique se você inseriu várias linhas na tabela antes de inserir uma fórmula de referência estruturada.

Ao criar uma coluna calculada, normalmente você usa uma referência estruturada para criar a fórmula. Essa referência estruturada pode ser não qualificada ou totalmente qualificada. Por exemplo, para criar uma coluna calculada denominada Valor da Comissão em dólares, é possível usar as seguintes fórmulas:

Tipo de referência estruturada

Exemplo

Comentário

Não qualificado

=[Valor das vendas]*[% da comissão]

Multiplica os valores correspondentes na linha atual.

Totalmente qualificada

=DeptoVendas[Valor das vendas]*DeptoVendas[% da comissão]

Multiplica os valores correspondentes para cada linha em ambas as colunas.

A regra geral a ser seguida é esta: se você estiver usando referências estruturadas em uma tabela, como quando cria uma coluna calculada, poderá usar uma referência estruturada não qualificada; porém, se usar a referência estruturada fora da tabela, você precisará usar uma referência estruturada totalmente qualificada.

Veja algumas maneiras de usar referências estruturadas.

Esta referência estruturada:

Refere-se ao seguinte:

Que é o intervalo de células:

=DeptoVendas[[#Todos],[Valor das vendas]]

Todas as células na coluna Valor das vendas.

C1:C8

=DeptoVendas[[#Cabeçalhos],[% da comissão]]

O cabeçalho da coluna % de comissão.

D1

=VendasDepto[[#Totais],[Região]]

O total da coluna Região. Se não houver uma linha de Totais, retornará nulo.

B8

=DeptoVendas[[#Todos],[Valor das vendas]:[% da comissão]]

Todas as células em Valor das vendas e % da comissão.

C1:D8

=DeptoVendas[[#Dados],[% da comissão]:[Valor da comissão]]

Apenas os dados das colunas % da comissão e Valor da comissão.

D2:E7

=DeptoVendas[[#Cabeçalhos],[Região]:[Valor da comissão]]

Apenas os cabeçalhos das colunas entre Região e Valor da comissão.

B1:E1

=DeptoVendas[[#Totais],[Valor das vendas]:[Valor da comissão]]

Os totais das colunas de Valor das vendas até Valor da comissão. Se não houver uma linha de Totais, o valor retornado será nulo.

C8:E8

=DeptoVendas[[#Cabeçalhos],[#Dados], [% da comissão]]

Apenas o cabeçalho e os dados de % da comissão.

D1:D7

=DeptoVendas[[#Esta linha], [Valor da comissão]]

ou

=DeptoVendas[@Valor da comissão]

A célula na interseção da linha atual e a coluna Valor da Comissão. Se usado na mesma linha que um header ou uma linha total, isso retornará um erro #VALUE!

Se você digitar a forma mais longa dessa referência estruturada (#Esta linha) em uma tabela com várias linhas de dados, o Excel a substituirá automaticamente pela forma mais curta (@). Ambas funcionam da mesma forma.

E5 (se a linha atual for 5)

Considere as questões a seguir ao trabalhar com referências estruturadas.

  • Usar o preenchimento automático de fórmulas    O recurso Preenchimento Automático de Fórmulas pode ser muito útil na inserção de referências estruturadas para assegurar o uso da sintaxe correta. Para obter mais informações, consulte Usar o preenchimento automático de fórmula.

  • Decidir se deve gerar referências estruturadas para tabelas em seleções semi-seleções    Por padrão, quando você cria uma fórmula, clicar em um intervalo de células dentro de uma tabela seleciona as células e automaticamente inspeciona uma referência estruturada em vez do intervalo de células na fórmula. Esse comportamento de semisseleção facilita a inserção de uma referência estruturada. Você pode ativar ou desativar esse comportamento selecionando ou limpando a caixa de seleção Usar nomes de tabela em fórmulas na caixa de diálogo Opções do arquivo > > Fórmulas > Trabalhando com fórmulas.

  • Use as guias de trabalho com links externos para Excel tabelas em outras guias de trabalho    Se uma workbook contiver um link externo para uma tabela Excel em outra workbook, essa lista de trabalho de origem vinculada deve ser aberta no Excel para evitar erros #REF! na lista de trabalho de destino que contém os links. Se você abrir a #REF de destino primeiro e os erros aparecerem, eles serão resolvidos se você abrir a workbook de origem. Se você abrir a workbook de origem primeiro, não verá códigos de erro.

  • Converter um intervalo em uma tabela e uma tabela em um intervalo    Ao converter uma tabela em um intervalo, todas as referências de células são alteradas para suas referências absolutas equivalentes do estilo A1. Ao converter um intervalo em um tabela, o Excel não altera automaticamente qualquer referência de célula a esse intervalo para referências estruturadas equivalentes.

  • Desativar os cabeçalhos da coluna    Você pode alternar os headers de coluna de tabela a partir da guia Design da tabela > Linha do Header. Se você desativar os headers de coluna de tabela, as referências estruturadas que usam nomes de coluna não serão afetadas e você ainda poderá usá-los em fórmulas. Referências estruturadas que se referem diretamente aos headers da tabela (por exemplo, =DeptSales[[#Headers],[%Commission]]) resultarão em #REF .

  • Adicionar ou excluir colunas e linhas em tabelas    Como os intervalos de dados de tabela geralmente mudam, as referências de célula para referências estruturadas se ajustam automaticamente. Por exemplo, se você usar o nome de uma tabela em uma fórmula que conta todas as células de dados em uma tabela e, em seguida, adicionar uma linha de dados, a referência à célula será automaticamente ajustada.

  • Renomear uma tabela ou coluna    Se você renomear uma coluna ou tabela, o Excel alterará automaticamente o uso dessa tabela e do cabeçalho dessa coluna em todas as referências estruturadas utilizadas na pasta de trabalho.

  • Mover, copiar e preencher referências estruturadas    Todas as referências estruturadas permanecem iguais quando você copia ou move uma fórmula que usa uma referência estruturada.

    Observação: Copiar uma referência estruturada e fazer um preenchimento de uma referência estruturada não é a mesma coisa. Quando você copia, todas as referências estruturadas permanecem as mesmas, enquanto quando você preenche uma fórmula, referências estruturadas totalmente qualificadas ajustam os especificadores de coluna como uma série, como resumida na tabela a seguir.

Se a direção do preenchimento for:

E quando preencher, pressione:

Então:

Para cima ou para baixo

Nada

Não haverá ajuste dos especificadores de colunas.

Para cima ou para baixo

Ctrl

Os especificadores de colunas serão ajustados como uma série.

Para a direita ou para a esquerda

Nada

Os especificadores de colunas serão ajustados como uma série.

Para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda

Shift

Em vez de substituir os valores nas células atuais, esses valores serão movidos e os especificadores de colunas serão inseridos.

Você pode sempre consultar um especialista na Excel Tech Community ou obter suporte na Comunidade de respostas.

Visão geral das Excel tabelas
Vídeo: criar e formatar uma Excel de texto
Total de dados em uma Excel de dados
Formatar uma Excel tabela
Resize uma tabela adicionando ou removendo linhas e colunas
Filtrar dados em um intervalo ou tabela
Converter uma tabela em um intervalo
Excel problemas de compatibilidade de tabela
Exportar uma Excel para SharePoint
Visão geral das fórmulas no Excel

Última postagem

Tag