14 semanas 4 dias são quantos meses

Parabéns! Você chegou às suas 14 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Na 14ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelos movimentos de franzir os lábios, virar a cabeça, fazer caretas e enrugar a testa, pois o rosto já está completamente formado. Neste momento, os olhos se moveram para o lugar certo na parte superior do rosto, e as orelhas se moveram do pescoço para os lados da cabeça. As mandíbulas já estão completas há algum tempo e as unhas continuam crescendo, os pelos começam a aparecer no corpo, a sobrancelha começa a ser formada e os cabelos já estão se desenvolvendo na cabeça. 

O esôfago, a traqueia, a laringe e as cordas vocais estão todos preparados e prontinhos para aquele primeiro grito após o nascimento 

Nesta fase, os órgãos sexuais estão em desenvolvimento e pode ser possível visualizar se é um menino ou menina através da ultrassonografia. Você também pode brincar de adivinhar qual sexo do seu bebê com nosso joguinho do adivinha; Adivinhe o Sexo do seu Bebê 

14 semanas de gravidez:  desenvolvimento do corpinho 

Nesse estágio, o tamanho do bebê é de cerca de 9 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma nectarina. O peso do bebê nessa semana é cerca de 90 gramas. 

Agora é hora de ganhar peso e de crescer de forma acelerada, ficando a cada semana mais e mais parecido com o bebezinho que você vai pegar nos braços após o nascimento. 

Nesta fase o cordão umbilical já está bem desenvolvido e é o responsável por nutrir e levar o oxigênio, garantindo que o bebê se desenvolva, cresça e ganhe peso rapidamente. 

Normalmente, é uma boa fase da gravidez porque o bebê não para de crescer e a mãe começa a se sentir cada vez mais mamãe, visualizando cada pedacinho do seu pequeno e vendo a barriga crescer. 

14 semanas de gravidez: acompanhamento médico 

Esta é a semana da segunda consulta pré-natal, que também pode ser feita até o final da 16ª semana, sendo importante levar os resultados da ultrassom e dos outros exames solicitados pelo médico na primeira consulta pré-natal, para que o obstetra avalie como está o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher. 

As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. 

É muito importante ir ao médico e acompanhar o crescimento do bebê, além de monitorar os sintomas da mulher. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra 

Exames da 14ª semana 

A 14ª semana de gravidez é o período limite para realização do exame de translucência nucal, tão importante durante o pré-natal. Portanto, se pretende fazer, fale com seu médico para emitir a guia. 

Nesta fase, o médico deve fazer a solicitação de novo hemograma para que a mulher leve os resultados na próxima consulta. Além disso, caso a mulher tenha mais de 35 anos ou possua histórico de doenças genéticas na família, o médico também pode indicar a amniocentese que pode ser feita entre a 15ª e a 18ª semana de gravidez. 

Segundo a ginecologista Sheila Sedicias, as alterações físicas na mulher são agora muito mais notáveis, pois a barriga continua crescendo com o desenvolvimento do bebê, e a silhueta torna-se mais redonda e a barriga pode começar a ser notada.  

Os seios também também aumentam de volume à medida que a gravidez evolui, devido ao desenvolvimento das glândulas mamárias e início da produção do colostro, que pode vazar e sujar o sutiã com um líquido amarelo. Nessa fase, pode ser necessário usar um sutiã para grávidas, absorvente de amamentação e calcinhas grandes e confortáveis. 

A mulher pode apresentar dor pélvica, chamada de dor no ligamento redondo, que pode acontecer em um ou nos dois lados do abdômen quando a mulher muda de posição de forma muito rápida, ao se sentar ou deitar, ou quando tosse ou espirra. Essa dor é causada pelo alongamento e estreitamento dos ligamentos que dão sustentação à barriga, devido ao crescimento do útero, sendo uma condição normal da gestação. 

14 semanas de gravidez: sintomas e cuidados 

Na 14ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar o desconforto da dor pélvica, como fazer alongamentos leves e movimentos suaves, liberados pelo médico.  

No entanto, se a dor não melhorar, ou se tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente. 

Além disso, para que a mulher tenha mais forças e energia para suportar o trabalho adicional que a gravidez exige do corpo, o obstetra pode indicar a prática de alguma atividade física regular, como natação, caminhada, ioga, pilates ou manter a atividade física que já praticava antes da gravidez, mas de forma leve e moderada, sempre acompanhada por um educador físico. Leia também: Exercícios durante a gravidez | Gravidez saudável  

Dica extra de cuidados na gravidez 

Para você que usa tinturas e química no cabelo, é bom conversar com seu obstetra e ver o que é recomendado e não durante esse período. É melhor pecar pelo excesso de zelo do que ter problemas por falta de cuidados, não é mesmo? 

Saiba mais: Grávida Pode Pintar o Cabelo? Saiba o Que Usar na Gestação 

14 semanas 4 dias são quantos meses

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Mantenha sua dieta saudável, especialmente quando seu apetite retornar 

14 semanas 4 dias são quantos meses

14 semanas 4 dias são quantos meses

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

  • Tua Saúde. (Novembro de 2021) .Desenvolvimento do bebê - 14 semanas de gestação. Por Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias Ginecologista. Acessado 25 de maio de 2022.  Disponível em: https://www.tuasaude.com/desenvolvimento-do-bebe-14-semanas-de-gestacao/  

  • Saúde e Bem-estar. Gravidez. Evolução da Gravidez. Por Drª Elsa Pereira Ginecologia e Obstetrícia. Acessado 25 de maio de 2022.  Disponível em: https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/ginecologia/gravidez/  

  • Trocando Fraldas. 14 Semanas de Gestação. Escrito por Patricia Amorim. Acessado 25 de maio de 2022.  Disponível em: https://www.trocandofraldas.com.br/14-semanas-de-gestacao/  

Estamos com 14 semanas de gravidez. É o início do segundo trimestre, considerado por muitas mulheres o período mais tranquilo dessa jornada. Seu bebê tem cerca de 8,5 cm, o que equivale a mais ou menos o tamanho de um kiwi. Como ele cresce rápido.. 

Publicidade

14 semanas 4 dias são quantos meses

Publicidade

14 semanas 4 dias são quantos meses

+ Enxoval de bebê: o que você realmente precisa comprar

14 semanas 4 dias são quantos meses
Foto: Shutterstock

14 semanas de gravidez: uma revolução

E não é só o tamanho que aumenta, não! Aí dentro tem uma verdadeira revolução acontecendo. Seu bebê provavelmente exercita movimentos de sucção. É um treino para quando ele tiver que sair daí e mamar. Ele pratica colocando a mãozinha na boca. Na 14ª semana, os olhos e os ouvidos se posicionam no lugar certinho da cabeça e a pele é coberta por lanugo, um pelo bem fininho e macio que some antes do nascimento. 

Travesseiro para Grávida de Corpo 40×130 – Camesa

Você sabia que seu bebê já faz xixi? Pois é. Os pequenos rins já estão em funcionamento e sabem muito bem o que fazer. Seu filho ingere o líquido amniótico que o cerca e os órgãos o processam, liberando-o de novo na bolsa. 

O papel da placenta

Quem descarta os resíduos, como o dióxido de carbono liberado pelo bebê, é ela: a placenta. A palavra é latina e significa algo como “bolo achatado”. Sim, ela tem o formato achatado, parecido mesmo com o de uma panqueca. O órgão é novo e se formou dentro do seu corpo, durante a gravidez. Ele vai ser expulso junto com o seu filho, após o parto. Você já pensou no que fazer com a sua placenta?

+ A hora certa de comprar o berço do bebê e o que considerar na hora de escolher o modelo

O assunto divide opiniões. Tem gente que nem quer ver e o órgão é descartado como resíduo hospitalar. Algumas famílias consomem a placenta em forma de cápsulas. Outras se preparam para atos simbólicos, como enterrá-la em algum lugar especial, como uma homenagem à vida. Há ainda muitos pais e mães que usam o órgão para “carimbar” um papel especial e guardar de lembrança ou até emoldurar esse desenho que se forma. Dependendo de como é feita, a marca no papel lembra muito o formato de uma árvore – o que pode ter uma simbologia ligada à mágica da vida e da natureza. Inspirador, não é? Bem, você ainda tem tempo para pensar.

Seu corpo com 14 semanas de gravidez

Como os enjoos e a indisposição típicos do primeiro trimestre tendem a diminuir e até a sumir de agora em diante, é provável que seu apetite aumente. Não é hora de fazer dietas restritivas (a não ser em casos específicos, sempre com orientação médica), mas também não precisa comer por dois. Isso é mito e, aliás, pode prejudicar sua saúde e a do seu bebê. Um certo ganho de peso é esperado, mas engordar em excesso pode aumentar a chance de você desenvolver, por exemplo, diabetes gestacional, um quadro perigoso. O segredo é a moderação. Ah, não se esqueça de beber bastante água e de se manter hidratada. 

Livro 100 Melhores Alimentos para a Gravidez

+ O desenvolvimento do bebê de 15 semanas

+ Sintomas típicos do segundo trimestre

+ Gestação x carreira: concilie sem estresse